Ligue-se a nós

REGIÕES

IPB ESPERA 400 ALUNOS ESTRANGEIROS

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) anunciou hoje que conta com “um aumento substancial” de estudantes estrangeiros no próximo ano letivo, com mais de 400 entradas, totalizando “à volta de 1.500 alunos” de outras nacionalidades. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

IPB ESPERA 400 ALUNOS ESTRANGEIROS

Sobrinho Teixeira adiantou à agência Lusa que estima “um aumento de 35 por cento” de alunos de outros países em relação ao ano anterior, “quer no âmbito da Lusofonia, quer, sobretudo, fora do que é o espaço da língua portuguesa”.

O maior aumento do número de candidaturas tem chegado de países de fora do espaço da Lusofonia, segundo aquele responsável, que ressalvou que o número efectivo “só será conhecido lá para o início de Outubro, por causa do processo de vistos”.

A apreciação do presidente do Politécnico “baseia-se no pedido de candidaturas ao IPB”, aos quais a instituição já garantiu vaga e que foram reencaminhados para as diversas embaixadas de Portugal nos diferentes países para a concessão de vistos.

Se o número se confirmar, os estudantes estrangeiros constituirão cerca de 20 por cento da comunidade académica do Politécnico de Bragança que, nos últimos anos, tem rondado os sete mil alunos nos diferentes cursos das escolas superiores de Bragança e Mirandela.

O presidente do Politécnico disse acreditar que esta procura resulta da aposta na internacionalização, mas também que “é determinante para este aumento dos alunos estrangeiros Portugal ser “um dos países mais seguros e a região (de Bragança) uma das regiões mais seguras”.

Sobrinho Teixeira ressalvou, porém, que a concretização destes números “vai depender, também, um bocadinho da resposta aos vistos” e, no processo de decisão, discorda de alguns dos critérios, como o valor de 505 euros fixado para todo o país como garantia de subsistência dos alunos em Portugal.

O presidente do IPB adiantou que fez “uma intervenção direta junto do Ministério da Educação com um pedido para que fosse transmitida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros” a pedir a revisão desta norma e a diferenciação do valor conforme as regiões do país.

Para Bragança propõe que o montante de subsistência seja fixado em 350 euros, já incluindo o valor das propinas, defendendo que “garante minimamente uma qualidade de vida com todo o bem-estar”, tornando a região ainda mais atractiva para estes estudantes.

Para o dirigente, a norma actual “não é razoável, porque o país tem custos completamente diferentes” para que se utilize um mesmo valor “para situações tão díspares, como seja avaliar o custo de estudar um aluno em Lisboa ou em Bragança, numa instituição privada ou numa instituição pública que tem das propinas mais baixas do sistema nacional”.

“Isto não pode ser um processo administrativo onde há uma série de entrada de dados e há um computador qualquer que debita depois o resultado. Tem de haver aqui uma análise humana baseada nas realidades e ser sensível a essas próprias realidades”, defendeu.

O presidente do Politécnico de Bragança explicou que elaborou um documento, subscrito pelo presidente da Câmara Municipal local, “a discriminar os custos expectáveis” na região “e que são substancialmente quase metade daqueles que estão estabelecidos nessa norma e daqueles que são necessários para viver nas grandes cidades do litoral”.

LUSA

REGIÕES

VILA NOVA DE GAIA: PJ INVESTIGA DESACATOS COM DOIS ESFAQUEADOS NO METRO

A investigação aos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse hoje fonte policial.

Online há

em

A investigação aos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse hoje fonte policial.

Os dois feridos, um dos quais em estado considerado grave, de 28 e 30 anos, respetivamente, foram transportados para a Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho.

Fonte da PSP disse à Lusa que os incidentes envolveram dois grupos, mas não se sabe o que terá motivado as agressões.

De acordo com a mesma fonte, os agressores ainda não foram identificados.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21h37 de quarta-feira, junto à estação de metro General Torres, referiu à Lusa fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

LER MAIS

REGIÕES

CASTELO BRANCO: JUDICIÁRIA DETÉM 18 PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGA

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve 18 pessoas na terça-feira por alegado tráfico de droga nos concelhos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco), foi anunciado esta quarta-feira.

Online há

em

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve 18 pessoas na terça-feira por alegado tráfico de droga nos concelhos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco), foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a PJ refere que a operação “Entre Serras” foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração de mais de uma centena de outros elementos de várias unidades de investigação e de apoio à investigação.

Na ação foram detidos 14 homens e quatro mulheres, “fortemente indiciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, que vinha sendo desenvolvido, de forma articulada e em rede”, refere a mesma fonte.

As detenções ocorreram no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária, no âmbito de um inquérito pendente na PJ ao longo de dois anos.

Além das detenções foram realizadas 34 buscas, 20 das quais domiciliárias, tendo sido apreendidos cerca de seis mil euros em numerário, balanças digitais, uma viatura e diversos equipamentos de telecomunicações e informático.

O comunicado da PJ assinala que os detidos, com idades compreendidas entre os 31 e os 65 anos, todos com nacionalidade portuguesa, têm antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.

A PJ refere que os detidos começaram a ser presentes esta quarta-feira às autoridades judiciárias, para realização dos respetivos interrogatórios e a consequente aplicação das medidas de coação.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS