Ligue-se a nós

DESPORTO

JUSTIÇA: GIL-VICENTE REGRESSA A 1ª LIGA

Um tribunal decidiu que a descida do Gil Vicente, , na sequência do “caso Mateus”, não foi legal e que por isso o clube de Barcelos deverá ser recolocado no principal escalão do futebol português. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

JUSTIÇA: GIL-VICENTE REGRESSA A 1ª LIGA

Um tribunal decidiu que a descida do Gil Vicente, na sequência do “caso Mateus”, não foi legal e que por isso o clube de Barcelos deverá ser recolocado no principal escalão do futebol português.

Dez anos depois de ter estalado o polémico “caso Mateus”, que conduziu à descida administrativa do Gil Vicente à segunda Liga, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa anulou o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, o que reabre as portas do clube minhoto para o regresso ao principal campeonato do futebol português.

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa considerou nulo o acórdão de 28 de agosto de 2006 do Conselho de Justiça da Federação de Futebol, que condenou o Gil Vicente à descida à segunda Liga, na sequência do “caso Mateus”, assim chamado devido à suposta utilização irregular do futebolista angolano Mateus. Com esta decisão, o clube de Barcelos terá de ser reintegrado na primeira liga, o que poderá obrigar a novo alargamento do campeonato.

Depois de inúmeras batalhas judiciais, o Gil Vicente poderá voltar a jogar na elite no primeiro escalão do futebol português, o que obrigará a Liga Portuguesa de Futebol a ter de proceder a novo alargamento. O clube minhoto ainda poderá exigir reparações financeira, a fixar por via judicial.

Ainda recentemente, em dezembro de 2015, o mesmo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa já tinha fixado uma “indemnização provisória” de 200 mil euros ao clube minhoto, até à conclusão do processo, agora encerrado.

Na altura, o Gil Vicente já se felicitava por o tribunal ter indicado “a forte probabilidade de vir a entender que a decisão de descida fora ilegal”.

Em 2006, a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional puniram o clube por causa da inscrição do jogador angolano Mateus. Os gilistas desceram de divisão e foram proibidos de participar na Taça de Portugal, assim como nos campeonatos juniores A e C.

O clube recorreu aos tribunais administrativos para que estes declarassem que foram ilegais as sanções que lhe foram aplicadas e para que fosse indemnizado pelos prejuízos.

Os tribunais administrativos já tinham declarado ilegal a sanção relativa à Taça de Portugal e aos campeonatos juniores, determinando uma indemnização provisória, enquanto apreciavam o montante total dos prejuízos sofridos.

“Considera o Gil Vicente que este foi mais um passo decisivo para se fazer justiça no “caso Mateus” e em que, quer a FPF, quer a LPFP se têm recusado desde 2006 a indemnizar o Gil Vicente, só o fazendo por virtude das sucessivas condenações judiciais nos processos instaurados para esse efeito”, lê-se em comunicado publicado em dezembro no website oficial do Gil Vicente.

DESPORTO

FPF: CONSELHO DE DISCIPLINA ABRE PROCESSO DISCIPLINAR JOGO “CHAVES X ESTORIL”

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

“Instauração de processo disciplinar, com atribuição de natureza urgente, à Grupo Desportivo de Chaves — Futebol SAD, a Pedro Miguel da Costa Álvaro, a Marcelo Henrique Passos Carné, a Nuno Miguel Pereira Diogo, a André das Neves Paquete de Oliveira, a Tiago Filipe Alves Araújo, a Vasco César Freire de Seabra e a António Baptista Nobre, por deliberação da Secção Profissional”, refere o CD da FPF em comunicado.

Segundo o documento, a abertura deste processo acontece devido à “factualidade constante dos relatórios oficiais de jogo e a participação apresentada pela Estoril Praia Futebol SAD”.

“O processo foi enviado, dia 24 de abril de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”, acrescenta o órgão disciplinar.

No jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, disputado no domingo em Chaves, uma invasão de campo quando decorria o período de descontos resultou em desacatos e agressões entre adeptos flavienses e jogadores do Estoril Praia, com o guarda-redes Marcelo Carné e o defesa Pedro Álvaro a serem expulsos com cartão vermelho direto.

Após uma paragem de cerca de 20 minutos, o jogo foi retomado, com a equipa da casa a chegar ao 2-2 com um golo aos 90+20 minutos, por intermédio de Morim, quando o avançado João Carlos defendia a baliza do Estoril Praia, devido à expulsão do guarda-redes e numa altura em que o emblema ‘canarinho’ já tinha esgotado as substituições.

A equipa da casa marcou primeiro, por intermédio de João Correia, aos 32 minutos, mas os estorilistas conseguiram a reviravolta, com golos de Basso (58) e Fabrício (71), cedendo o empate depois do reinício do encontro.

LER MAIS

DESPORTO

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL JOGA-SE ÀS 17:15 DE 26 DE MAIO

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17:15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17:15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os ‘dragões’, terceiros classificados da I Liga, venceram as duas últimas edições da Taça de Portugal e chegaram à final depois de eliminarem o Vitória de Guimarães, nas meias-finais.

Líder do campeonato, o Sporting afastou o Benfica nas meias-finais e regressa à final pela primeira vez desde 2018/19, época em que bateu o FC Porto no encontro decisivo no Estádio Nacional, onde as duas equipas se voltam a encontrar.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS