Ligue-se a nós

ARTE & CULTURA

HERNÂNI CARVALHO LANÇA “O ÍNDICE DA MALDADE” NO PORTO

Hernâni Carvalho trouxe para Portugal a “escala da maldade” de Michael Stone, numa realidade mais Portuguesa. A apresentação foi hoje no Porto, e a Rádio Regional esteve lá.

Online há

em

A FNAC do NorteShopping foi pequena para tantos fãs, admiradores, profissionais da justiça e cidadãos mais ou menos anónimos que quiseram testemunhar o lançamento do livro “O Índice da Maldade” da autoria de Hernâni Carvalho. A apresentação ficou a cargo do Prof. Doutor Rui de Albuquerque, que abriu a sessão com um profundo e inquietante pensamento, que citamos:

” Todos nos conhecemos, mas poucos nos reconhecemos …” de: Hernâni Carvalho

Foi este o mote que abriu uma sessão, necessariamente curta e suficientemente longa para transportar os presentes por uma viagem pelo estranho mundo da “maldade”, que segundo o autor, citamos: “…a maldade é uma característica exclusiva dos humanos …”.

No livro “O Índice da Maldade“, o autor Hernâni Carvalho convida os leitores a uma abordagem – técnica e simples o quanto baste – que transporta o leitor para uma atenta “escala da maldade” do reputado Prof. Micheal Stone da Universidade de Columbia nos EUA – New York; que classifica – por enquanto – com 22 níveis para a “maldade humana”; do mais simples homicida em legítima defesa até ao nível 22 como o horrível “estripador de Lisboa”.

Nestes 22 níveis, Hernâni Carvalho apresenta exemplos e explicações do enquadramento técnico para cada um dos níveis, acompanhado de exemplos de crimes muito conhecidos em Portugal, como os crimes do “Manuel Palito”, “Rei Ghob”, “Tó Jó”, o “Monstro de Beja”, o “Cabo Costa”, o “Violador de Telheiras, Renato Seabra (homicida de Carlos Castro nos EUA em 2011) e terminando com o pináculo do crime, o “Estripador de Lisboa”.

Neste “O Índice de Maldade” encontramos aproximadamente 200 páginas de uma leitura suficientemente técnica e ao mesmo tempo simples para os leitores entenderem dos meandros da “maldade”, aos limites (se é que os há) passando por um leitura atenda sobre o perfil da “maldade”, que por vezes – e infelizmente mais comum do que parece – vive mesmo ao lado.

A Rádio Regional esteve lá, e falou com Hernâni Carvalho, que simples e sintético nos resume “O Índice da Maldade“, que pode ouvir aqui:

A Ana Salgado foi o rosto e a palavra em representação da editora Guerra e Paz (parceira do Clube do Livro da SIC), que à conversa com a Rádio Regional falou da origem desta iniciativa, e do sucesso de vendas que este livro já representa; que pode ouvir aqui:

No final, Ana Salgado foi ainda confrontada com a pior das perguntas; “Hernâni Carvalho é o Micheal Stone Português ?“, e a resposta pode ouvir aqui:

A sessão de autógrafos foi longa, as fotografias foram muitas, os abraços e “beijinhos” em abundância como mandam as regras da hospitalidade nortenha. Já nas caixas, “O Índice da Maldade” era o tema de conversa, e ao mesmo tempo a batuta do diapasão das registadoras que com “pis” e mais “pis” marcavam o poder da curiosidade para uma leitura deste intrigante, misterioso e extraordinário – e diríamos também necessário –  “O Índice da Maldade”.

Sobre o Autor: Hernâni Carvalho é um conhecido Professor Universitário, doutorado pela Universidade da Extremadura (Espanha), Pós-Graduado em Neuropsicologia, Psicologia Forense, é também jornalista-auditor da Defesa Nacional, e também um rosto conhecido da SIC, como comentador da actualidade criminal e ao final da tarde com o programa diário “Linha Aberta”. Passou pela TVI, RTP, Correio da Manhã, Independente e entre outras referências e notável currículo também foi jornalista de guerra na Bósnia, Honduras, Timor, Gana, Argélia, Paquistão e Afeganistão.

Link: FNAC

Link: WOOK

AG/PR/VF

 

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ARTE & CULTURA

FESTIVAL PORTO FEMME COMEÇA HOJE DEDICADO ÀS MULHERES E À REVOLUÇÃO

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

Online há

em

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

“No ano em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril [de 1974], evocamos o dia em que a poesia saiu à rua, exibindo imagens capturadas por mulheres sobre as várias revoluções”, explica a organização deste festival.

Entre os filmes escolhidos estão ‘Revolução’ (1975), de Ana Hatherly, uma montagem “a partir do léxico dos grafites e cartazes do 25 de Abril”, e ‘O aborto não é um crime’ (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, que fez parte de uma série documental da RTP, de Maria Antónia Palla e Antónia Sousa, que acabou cancelada por via de um processo em tribunal.

“Somente 33 anos depois do 25 de Abril é que o aborto foi legalizado”, lembra a direção do festival Porto Femme.

Em competição vão estar também outros filmes de mulheres que abordam a temática da revolução, como ‘Beirute: Olho da tempestade’ (2021), de Mai Masri, sobre o papel das mulheres na “primavera árabe”, e ‘Sagargur’ (2024), de Natasa Nelevic, sobre um campo de prisioneiros na ilha de São Gregório, no mar Adriático, onde mais de 600 mulheres foram torturadas entre 1949 e 1952.

Nesta sétima edição, o festival Porto Femme vai ainda homenagear a realizadora portuguesa Margarida Cardoso.

Hoje, na abertura do festival, no Batalha — Centro de Cinema, são exibidas as curtas-metragens ‘Mia’ (2023), de Karina Minujin, ‘Oysters’ (2022), de Maaa Descamps, ‘Uli’, (2023), de Mariana Gil Rios.

A competição oficial conta com 122 filmes de 38 países.

O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, termina no dia 21.

LER MAIS

ARTE & CULTURA

CINEMAS PORTUGUESES COM O MELHOR MÊS DE MARÇO EM RECEITAS DESDE 2018

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Online há

em

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No entanto, o número de espectadores necessário para chegar ao valor alcançado em março deste ano é menor do que o registado em março de 2018. Se em março de 2018 os cinemas nacionais registaram 6,3 milhões de euros em receitas com 1,2 milhões de entradas, em março deste ano os 6,2 milhões de euros foram conseguidos com 946 mil espectadores.

No acumulado de 2024, as salas de cinemas registaram 16,6 milhões de euros em receitas, 17,4% acima do valor arrecadado no primeiro trimestre de 2023, com 2,7 milhões de espectadores, mais 14,6% do que no ano passado.

A lista de mais vistos do mês de março é encabeçada pelo segundo capítulo da saga “Duna”, de Denis Villeneuve, com mais de 258 mil bilhetes vendidos desde a estreia, em 29 de fevereiro, seguindo-se “O Panda do Kung Fu 4”, de Mike Mitchell e Stephanie Stine, “Bob Marley: One Love”, de Reinaldo Marcus Green, o novo Godzilla contra King Kong, de Adam Wingard, e “Caça Fantasmas: O Império do Gelo”, de Gil Kenan.

O filme português mais visto do ano até março é “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, que foi visto por 16.827 pessoas e somou 102 mil euros de receita.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS