Foi a 10 de Julho de 2016 que Portugal se sagrou campeão da Europa em futebol sénior, na cidade francesa de Saint-Denis. Uma conquista que atribuiu à selecção o “estatuto, dimensão e qualidade para acreditar sempre”, segundo o presidente da Federação Portugal de Futebol.
“É um dia que nunca mais esqueceremos. Aquele remate do Éder já na segunda parte do prolongamento, aqueles minutos finais que nunca mais passavam, a alegria imensa quando tudo se confirmou. A festa que todos os portugueses fizeram e a forma como, a 11 de Julho, fomos recebidos… São imagens e sensações que guardaremos para sempre”, admitiu Fernando Gomes, em declarações à Lusa.
O golo da vitória, esse, foi um dos momentos altos do ano passado, um remate que ainda hoje dá arrepios aos que mais vibram com o espectáculo do futebol.
A final do Euro 2016 foi conquistada neste dia, há um ano, contra a seleção anfitriã, a França, por 1-0.
“Portugal é, hoje, uma selecção de topo, que se bate com as melhores do mundo”, admite o seleccionador, acrescentando que o importante a salientar é que “Portugal tem hoje estatuto, dimensão e qualidade para acreditar sempre, quando inicia a presença numa grande competição internacional, que a pode vencer ou, pelo menos, que tem condições de chegar à final ou às meias-finais”.
Fernando Gomes acredita que a conquista do título europeu cimentou a união dos portugueses e a ligação dos adeptos à equipa das quinas.
“Hoje, a selecção é um indiscutível factor de união dos portugueses, prova da qualidade e da dimensão internacional do futebol português. As pessoas gostam cada vez mais da selecção e sentem a nossa camisola”.
Veja aqui o vídeo com algumas das muitas emoções únicas vividas em 10-07-2016 que ficará eternamente gravado na história dos portugueses e de Portugal;