REGIÕES

70 CONCELHOS EM RISCO MÁXIMO DE INCÊNDIO

Mais de 70 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em causa estão mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de oito incêndios em curso, três em resolução e 19 em fase de conclusão.

De acordo com a ANPC, às 06:30, o incêndio que mais meios mobilizava era o que deflagrou na sexta-feira à noite na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, com 663 operacionais e 200 veículos.

Por dominar continua também o fogo que deflagrou às 17:08 de domingo na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, que às 06:30 era combatido por 258 homens, apoiados por 76 viaturas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Prevê-se também uma pequena descida de temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso.

As mínimas vão oscilar entre 07 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Portalegre) e as máximas entre 23 (em Viana do Castelo) e os 34 (em Santarém).

VEJA AINDA:

ALFÂNDEGA DA FÉ: NÃO HÁ REGISTO DE NOVOS CASOS COVID-19 NAS ESCOLAS

Lusa

VILA VIÇOSA: 14 INFETADOS COM COVID-19 NOS SERVIÇOS DA MISERICÓRDIA

Lusa

AVEIRO: 13 ANOS DE PRISÃO PARA HOMEM QUE MATOU A MÃE

Lusa

AÇORES: SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PROLONGADA ATÉ 23 DE OUTUBRO

Lusa

MONTIJO: INCÊNDIO NUMA EMPRESA CAUSA DOIS FERIDOS

Lusa

ALVAIÁZERE: SETE UTENTES E DOIS FUNCIONÁRIOS DE LAR INFETADOS COM COVID-19

Vítor Fernandes