Ligue-se a nós

DESPORTO

RÁDIO REGIONAL RESPONDE A LITO VIDIGAL: ‘A VERDADE NÃO TEM QUE SER SIMPÁTICA’

A Administração da Rádio Regional condenou os modos e/ou termos com que Lito Vidigal respondeu a uma questão formulada por um dos seus jornalistas.

Online há

em

Pelas 21:11 do dia 03-10-2020 o cidadão José Carlos Fernandes Vidigal (Lito Vidigal), treinador principal do CS Marítimo, na conferência de imprensa após o jogo frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, dirigiu-se a um jornalista da Rádio Regional com modos/termos impróprios e que merecem uma tomada de posição pública e esclarecedora

A Rádio Regional destacou dois jornalistas para a cobertura do jogo FC Porto x CS Marítimo.

O jornalista da Rádio Regional questionou Lito Vidigal nos seguintes e exatos termos:

“Boa Noite Lito Vidigal. Ouvi as questões anteriores, não fiquei esclarecido, pergunto sobre qual foi a tática, a sua estratégia, para com apenas 29% de posse de bola e um terço dos remates (interrompido por Lito Vidigal) e se esse resultado teve alguma relação com a falta de eficácia do Porto, ou seja, se houve aqui Marítimo a mais ou Porto a menos ?” Pretendia o nosso jornalista saber, no fundo, como perante o campeão nacional se vence “sem bola” (leia-se jogo jogado).

Lito Vidigal interrompe o jornalista da Rádio Regional e acusa-o de (citamos) “não percebe nada de futebol” (fim de citação) dizendo ainda que se tratava de uma pergunta com segundas intenções sem conseguir esconder a sua flagrante expressão facial.

A Administração entende tomar as seguintes posições:

A questão formulada obedece a todos os requisitos técnicos e cumpre com todos os preceituados termos éticos e deontológicos do jornalismo em conformidade com o Estatuto do Jornalista previsto na Lei 1/99 de 01 de Janeiro e sua Declaração de Retificação 117/2007.

O cidadão Lito Vidigal, na qualidade de Treinador de Futebol Profissional, é livre de não responder a questões, mas não é livre de desrespeitar terceiros sempre que confrontado com questões mais ou menos “convenientes”.

O jornalismo não tem que ser simpático mas sim verdadeiro, assente em factos que cumpram objetivamente os desígnios de interesse público que neste caso é inequívoco.

Compreendemos que fosse “conveniente”, ou simpático, dar coro à “presunção e água benta”, mas a Rádio Regional rege-se por factos concretos comprováveis e verificáveis pelos nossos jornalistas.

Factos é que Sérgio Conceição, já antes, tinha denunciado que Lito Vidigal disse aos jogadores para se deitarem no chão, e o árbitro ouviu. (notícia Record).

Factos é que apenas 45 minutos de jogo mereceram uns raros e preocupantes 10 minutos de tempo extra.

Factos é que na véspera do jogo – nada que não fosse espectável – Lito Vidigal foi objetivamente convidado a “não envergonhar o futebol português” (notícia TVI).

Até compreendemos que Lito Vidigal visse neste resultado a sua oportunidade de ser “notícia mundial” mas os factos dizem, isso sim, que foi o jogo onde provavelmente foram dados mais pontapés no relógio do que na bola.

Pelo que o jornalista da Rádio Regional, em plena pertinência e oportunidade, questionou – e pelos vistos incomodou – Lito Vidigal que cabalmente explicasse o “mérito” daquele resultado face às evidências.

A Rádio Regional nunca negará as evidências dos factos. Seja mais ou menos “conveniente”, mais ou menos simpático, a notícia será sempre o espelho da verdade.

Contra todos aqueles que escondem, branqueiam e negam a verdade, a Rádio Regional colocará sempre as questões que o direito a informar e ser informado se exigem. Acreditamos que a verdade foi e será sempre uma chave mestra que abrirá todas as portas.

O passado recente já demonstrou que o jornalismo corajoso mas “inconveniente” destes mesmos jornalistas deixou a descoberto aquilo que a “conveniência” branqueou durante anos. Não contem connosco para as conveniências porque a verdade não tem que ser necessariamente simpática.

Em conclusão, o jornalista em causa tem todo o apoio desta Administração, cumpriu exemplarmente o seu trabalho, e continuará a desempenhá-lo exatamente nos mesmos termos, independente dos estados de alma dos visados nas notícias que já publicamos há 20 anos.

A Administração;

JAF/MPG/VF

[email protected]

2020-10-03 @ 23:59

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS