RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

OPERAÇÃO MARQUÊS: MP VAI RECORRER DA DECISÃO INSTRUTÓRIA

O procurador do Ministério Público Rosário Teixeira anunciou hoje que vai recorrer da decisão instrutória da Operação Marquês, que decidiu não levar a julgamento por corrupção o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Rosário Teixeira fez este anúncio de recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa logo após o fim da leitura da decisão instrutória pelo juiz Ivo Rosa e entregou um requerimento a pedir 120 dias para avançar com o recurso.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates (entre 2005 e 2011) e o empresário Carlos Santos Silva vão a julgamento no processo Operação Marquês por branqueamento de capitais e outros crimes.

Em causa, estão verbas de 1,72 milhões de euros entregues pelo empresário e alegado testa-de-ferro a Sócrates, que, segundo a decisão instrutória hoje lida pelo juiz Ivo Rosa no Campus da Justiça, em Lisboa, não configuram o crime de corrupção, por estar prescrito, mas implicam três crimes de branqueamento de capitais.

Além do branqueamento de capitais, Sócrates e Santos Silva estão pronunciados por três crimes de falsificação de documentos.

O juíz Ivo Rosa decidiu, no entanto, não pronunciar José Sócrates por crimes de fraude fiscal.

O ex-banqueiro Ricardo Salgado vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança e o antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos e ex-ministro Armando Vara foi pronunciado por um crime de branqueamento de capitais.

A decisão instrutória iliba porém os restantes crimes de Salgado e Vara, bem como a maioria dos 189 crimes imputados aos restantes arguidos.

Seis anos após ter sido detido no aeroporto de Lisboa, o ex-primeiro-ministro José Sócrates e os outros 27 arguidos da Operação Marquês ficaram hoje a saber por que crimes serão pronunciados.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Rádio Regional

BRAGANÇA: MULHER DETIDA AO TENTAR INTRODUZIR DROGA NA PRISÃO

Rádio Regional

VILLAS-BOAS PEDE SUSPENSÃO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ARBITRAGEM

Rádio Regional

CHAVES: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMA PROIBIDA

Rádio Regional

MINHO: DESMANTELADA REDE INTERNACIONAL DE TRÁFICO DE DROGA

Rádio Regional

FURTO DE PEÇAS DE AUTOMÓVEIS SOBE 19% NO PRIMEIRO SEMESTRE

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.