Ligue-se a nós

REGIÕES

PORTALEGRE: PS ‘PROMETE’ CRIAR MIL NOVOS EMPREGOS NO CONCELHO

O cabeça de lista do PS à Câmara de Portalegre, Luís Moreira Testa, assumiu esta quarta-feira o compromisso de criar “mil postos de trabalho” no concelho, num período de quatro anos, caso vença as eleições autárquicas de domingo.

Online há

em

O cabeça de lista do PS à Câmara de Portalegre, Luís Moreira Testa, assumiu esta quarta-feira o compromisso de criar “mil postos de trabalho” no concelho, num período de quatro anos, caso vença as eleições autárquicas de domingo.

“São muitos postos de trabalho, sim, são muitos postos de trabalho que Portalegre necessita para não entrar no declínio irreversível que está a conhecer neste momento e, se nada for feito, não haverá uma segunda oportunidade”, disse.

O candidato do PS, que falava à agência Lusa à saída de um debate autárquico com os restantes candidatos na Rádio Portalegre, explicou que a criação destes postos de trabalho vão surgir de uma “forma faseada” nos próximos anos.

“A nossa perspetiva é que esses postos de trabalho sejam, obviamente, faseados, mas na área industrial transformadora temos a ambição no final de 2022, princípio de 2023, conseguir alcançar um número de 350 a 400 postos de trabalho”, explicou.

Questionado sobre a forma como depois pretende atingir a criação dos restantes postos de trabalho para alcançar a fasquia a que se propõe, o candidato explicou que esse processo passa por uma estratégia que envolve “dedicação” e “promoção” de Portalegre junto das empresas.

“Aquilo que nós pretendemos é que as outras áreas como precisam de um investimento maior e de uma carga de investimento maior do município, investimento em termos de dedicação, de levantamento das necessidades e de promoção de Portalegre como destino para esses empresários, isso seja feito de uma forma mais faseada”, disse.

O candidato considera que é possível atingir os mil postos de trabalho em quatro anos através da “constituição de fileiras”, procurando, “em primeiro lugar”, os fornecedores e clientes das empresas industriais que já se encontra na região.

“Nós já começámos a fazer essa prospeção e os dados que já temos indicam que teremos sucesso nessa operação, porque existem empresas que estão disponíveis para investir ou perto do seu cliente ou perto do seu fornecedor, de forma a diminuir os custos logísticos e isso é uma área muito importante porque permite um desenvolvimento de criação do número de postos de trabalho de forma muito significativa”, explicou.

Além desta vertente, o candidato considera que existem outras áreas para captar emprego, nomeadamente a partir do projeto que “se foi constituindo” através da [empresa] IBM no Instituto Politécnico de Portalegre.

“As indústrias tecnológicas são muito importantes, trazem muita mão de obra e é uma fileira que nós temos de aproveitar porque temos um politécnico que precisa também de ser colocado ao serviço da economia da região e o município de Portalegre tem de ser parceiro desse movimento”, disse.

O município de Portalegre é liderado por Adelaide Teixeira, eleita pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), que também está nesta corrida eleitoral em busca de um terceiro mandato.

Além do candidato do PS e da CLIP, a corrida eleitoral em Portalegre conta com as candidaturas de António Ricardo (BE), Hugo Capote (CDU), Fermelinda Carvalho (PSD/CDS-PP) e Luís Lupi (Chega).

REGIÕES

AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Online há

em

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

LER MAIS

REGIÕES

AUTOESTRADAS: PARLAMENTO APROVA O FIM DAS PORTAGENS NAS EX-SCUT

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Online há

em

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS