Ligue-se a nós

REGIÕES

VALONGO VENCE PRÉMIO DA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2021

Valongo venceu segunda-feira o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021, na categoria de municípios com menos de 100 mil habitantes, cujo anúncio foi feito em Bruxelas, na Bélgica.

Online há

em

Valongo venceu segunda-feira o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021, na categoria de municípios com menos de 100 mil habitantes, cujo anúncio foi feito em Bruxelas, na Bélgica.

Depois de, em setembro, o município ter vencido o prémio Folha Verde da Europa 2022, Valongo voltou a ser premiado pela Comissão Europeia, esta segunda-feira, numa eleição que distinguiu também com o mesmo prémio o município de Kassel, na Alemanha, na categoria de cidades com mais 100 mil habitantes, lê-se na comunicação da organização.

Na mesma cerimónia, acrescentam os promotores, foram também distinguidas as cidades de Tampere, na Finlândia, e Rethymno, na Grécia, com o Prémio Segurança Viária Urbana.

No comunicado de imprensa, o prémio atribuído a Valongo é justificado pelo facto de durante a Semana Europeia de Mobilidade 2021, que decorreu de 16 a 22 de setembro, ter preparado “inúmeras ações e atividades inovadoras de mobilidade sustentável que se concentraram no envolvimento das populações e organizações locais, especialmente as escolas“.

“A sua excelente taxa de participação refletiu o sucesso dos seus planos, com as pessoas a participarem em pesquisas, aulas de ginástica, bem como uma performance teatral animada de “Eco Cops” realizada num carro ecológico movido a pedal no centro da cidade. Valongo também chamou a atenção do júri pela sua infraestrutura permanente para uma ampla variedade de modos de transporte — incluindo iniciativas focadas em caminhadas, ciclismo, transporte público, segurança viária, acessibilidade e veículos mais limpos — que foram projetados com uma abordagem holística e de longo prazo”, acrescenta a organização.

Citado no comunicado da câmara municipal, o presidente José Manuel Ribeiro disse ser “um enorme orgulho vencer mais um prémio atribuído pela Comissão Europeia, com o objetivo de incentivar e promover ações em prol da mobilidade e do ambiente”.

“Vimos o esforço de Valongo ser reconhecido com esta distinção, no meio de 3.184 candidaturas, das quais 86 portuguesas. Juntamente com o European Green Leaf Award [Folha Verde da Europa 2022] este prémio motivamo-nos para continuar a trabalhar mais e melhor”, disse, em Bruxelas, o autarca.

Para José Manuel Ribeiro, “mais do que uma recompensa pelos vários anos de trabalho (…) desenvolvido para melhorar a mobilidade e o ambiente”, este reconhecimento mostra “que vale a pena continuar a apostar em iniciativas de consciencialização, não só em ações de mobilidade sustentável de forma leve e divertida, mas também em medidas permanentes para incentivar uma mudança de consciência e de comportamento dos cidadãos“.

Para além destas iniciativas, “Valongo enquanto vencedor do prémio europeu Green Leaf, tem em agenda diversas iniciativas para incrementar a mobilidade urbana sustentável, visando salientar os benefícios para o ambiente e para a saúde e qualidade de vida do cidadão”, assinala a comunicação da autarquia.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS