RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

INCÊNDIOS: GNR DETEVE 44 PESSOAS E REGISTOU 606 CONTRAORDENAÇÕES ESTE ANO

A GNR deteve este ano 44 pessoas pelo crime de incêndio florestal e registou 605 contraordenações por falta de limpeza dos terrenos e por queimas e queimadas, indicou hoje à Lusa a corporação.

As 44 detenções efetuados até junho pela Guarda Nacional Republicana aproximam-se do número realizado em todo o ano de 2021, quando foram efetuadas 52.

A GNR especifica que registou até junho 605 autos de contraordenação por violação das normas vigentes, nomeadamente proteção do edificado, aglomerados populacionais, queimas e queimadas e utilização de maquinaria.

Segundo aquela força de segurança, foram ainda registados até ao momento 2.460 crimes de incêndio florestal, sendo efetuadas 44 detenções e identificado 497 cidadãos considerados suspeitos, decorrendo atualmente os processos de investigação por este crime.

Em todo o ano de 2021, a GNR elaborou 4.740 autos de contraordenação, foram registados 4.860 crimes de incêndio florestal, sendo efetuadas 52 detenções e identificado 857 cidadãos considerados suspeitos.

Na resposta enviada à Lusa, a Guarda Nacional Republicana refere também que, no âmbito da Campanha Floresta Segura 2022, monitorizou as 1001 freguesias consideradas prioritárias devido ao risco de incêndio e sinalizou 10.967 situações em incumprimento às normas de gestão de combustível.

A GNR avança que, desde 01 de maio e até ao momento, fiscalizou cerca de 61% das situações identificadas em incumprimento, tendo-se registado uma taxa de cumprimento voluntário na ordem dos 65% relativamente às situações fiscalizadas.

A corporação indica ainda que mais de 60% das ocorrências de incêndio se devem ao uso negligente do fogo.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) dão conta que este ano deflagraram 5.075 incêndios rurais que provocaram 12.473 hectares de área ardida, 69% dos quais em matos e 25% em povoamentos florestais.

VEJA AINDA:

TORRE DE MONCORVO: DESPISTE DE TRATOR PROVOCA UM FERIDO GRAVE

Rádio Regional

OPERAÇÃO “PORTUGAL SEMPRE SEGURO” RESULTA EM 76 DETENÇÕES

Rádio Regional

DOZE CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO RURAL SEGUNDO O IPMA

Rádio Regional

GOVERNO APROVA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR MORTES NAS ESTRADAS ATÉ 2050

Rádio Regional

GNR REGISTA MAIS DE 27 MIL INFRAÇÕES AMBIENTAIS NO ÚLTIMO ANO

Rádio Regional

ALFÂNDEGA DA FÉ: GNR SENSIBILIZA ALUNOS PARA O BULLYING E CIBERBULLYING

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.