MAGAZINE
ENTRETENIMENTO E TECNOLOGIA: PORTUGAL MOSTRA FORÇA EM MODALIDADES ONLINE
Nos últimos anos, Portugal ganhou maior notoriedade global no mundo do futebol com grandes conquistas, como por exemplo a vitória do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 (EURO 2016). Para além dos golos, Cristiano Ronaldo, no futebol, e Ricardinho, no futsal, são considerados um dos melhores jogadores do mundo.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2022/09/entretenimento-e-tecnologia-portugal-mostra-forca-em-modalidades-online-02.png)
Nos últimos anos, Portugal ganhou maior notoriedade global no mundo do futebol com grandes conquistas, como por exemplo a vitória do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 (EURO 2016). Para além dos golos, Cristiano Ronaldo, no futebol, e Ricardinho, no futsal, são considerados um dos melhores jogadores do mundo.
A seguir o rumo do futebol, agora o país dá indícios que caminha a passos largos para tornar-se referência em duas modalidades competitivas online: os eSports (desportos eletrónicos) e o póquer online.
eSports cresce em Portugal
Os eSports estão a ganhar maior espaço em todo o mundo. De acordo a empresa Newzoo, agência global de marketing especializada nos eSports, os desportos electrónicos alcançaram 450 milhões de pessoas no cenário mundial — recorde da modalidade.
É facto que Portugal está entre as nações em ascensão do mundo dos eSports – embora ainda não chegue aos níveis dos Estados Unidos e da China. A notícia boa, todavia, é que a modalidade está a crescer no país e conta com equipas profissionais de alto nível.
Os desportos electrónicos em Portugal são geridos pela Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos (FDPE). Sem fins lucrativos, a FDPE contribui em diversas áreas para o fomento dos eSports em Portugal. Além de organizar o calendário competitivo do país e dar suporte para equipas e jogadores, um dos principais objectivos da federação portuguesa é apoiar o desenvolvimento da modalidade a nível global.
«O gaming em Portugal tem evoluído de forma francamente positiva, sobretudo nos últimos cinco anos. O crescimento do setor a nível internacional fez com que o mercado nacional também acompanhasse esse crescimento e muitas das marcas multinacionais a trabalhar em Portugal receberam indicações das suas sedes internacionais para começarem a apostar no gaming e desportos electrónicos também em Portugal », explica Pedro Honório da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos, em declarações ao Jornal Económico.
Um dos sinais do crescimento da modalidade no país é o grande envolvimento das equipas de futebol com os desportos electrónicos. As competições de futebol virtual em Portugal já englobam 250 clubes nacionais, como Benfica, Sporting, Académica de Coimbra, CD Feirense, Vitória de Guimarães, CD Feirense, CD Tondela, entre outros.
Além disso, Portugal também seguiu exemplo de outros potências dos eSports e criou sua própria liga do jogo League of Legends (LoL): a Liga Portuguesa de League of Legends. Essa criação foi um passo importante para o aumento da popularidade dos eSports no país, visto que o LoL é um dos jogos com maior alcance popular nos desportos electrónicos.
Póquer: competidores portugueses entre os melhores do mundo
Assim como nos eSports, Portugal não está entre os melhores do mundo no póquer. Porém, a evolução da tecnologia transformou o cenário da modalidade no país com o aumento da popularidade do póquer online e novos competidores de muito talento surgiram no país em anos recentes.
Nos últimos dois anos, dois competidores portugueses venceram torneios no World Series of Poker (WSOP), um dos principais circuitos em directo do póquer. A primeira conquista veio em 2018, quando Diogo Veiga superou mais de mil adversários para vencer sua bracelete (prémio de campeão para cada vencedor de um torneio no WSOP) e colocar o seu nome na história do póquer português.
O segundo título de um representante português em sequência no WSOP foi conquistado por João Vieira. Craque no póquer online, João nunca tinha conquistado um resultado de tamanha grandeza na modalidade em directo.
Mesmo com bons resultados em torneios em directo, Portugal tem maior força na modalidade online. Actualmente, o país é representado no cenário internacional por dois competidores de alto nível técnico: Luís Faria e Rui Bouquet.
Craques no Omaha e no texas hold’em, duas variantes populares de estructuras parecidas, Luis Faria e Rui Bouquet estão entre os 100 melhores no ranking mundial de póquer online — ranking do site especializado Pocket Fives (conteúdo em inglês) — e ambos estão na melhor fase de suas respectivas carreiras.
Com mais de US$ 1,3 milhão em premiações no póquer online, Bouquet conquistou um resultado importante em abril deste ano. Ele foi o campeão do Pot-Limit Omaha 6-Max do BSOP Online, torneio organizado pelo Brazilian Series of Poker — considerado o principal certame de póquer da América Latina.
Já Luís Faria, destaca-se por sua regularidade. Em maio, ele teve uma grande performance e alcançou a mesa final de um torneio do Spring Championship of Online Poker (SCOOP) 2020. É importante destacar que não é uma tarefa fácil terminar um torneio entre os primeiros no SCOOP, pois trata-se de um circuito online que é composto por jogadores muito qualificados e de alto nível internacional.
O sucesso de Luís Faria e Rui Bouquet no póquer também contribui para o desenvolvimento da modalidade em Portugal, visto novos competidores podem inspirar-se na trajectória de ambos.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/06/radioregional-logo-275-70-site.png)