RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

COMBUSTÍVEIS VÃO DESCER

A avaliar pela cotação do preço da matéria-prima nos mercados internacionais a expectativa é de queda dos preços. Depois de quase mês e meio em a subir, esta é a segunda semana de baixa.

Os combustíveis vão ficar mais baratos esta semana. Ao que apurou a TVI, em média, o preço da gasolina deve cair 1 cêntimo por litro e o gasóleo ficar mais baixo 1,5 cêntimos por litro.

Esta é uma das consequências do desempenho da matéria-prima nos mercados internacionais, tendo em conta que o valor do crude pesa 26,7% na constituição do preço de referência que dita o que, em média, cada um de nós paga quando abastece o carro. Segundo os analistas, citados pela Reuters, o petróleo está a cair devido às dúvidas sobre se os cortes de produção serão suficientes para conter o excesso da oferta global. Acresce que a confiança também está a ser atingida devido às preocupações com a saúde da economia chinesa, depois que o pais revelar quedas acentuadas das exportações desde 2009.

Esta sexta-feira, o petróleo Brent – que negoceia em Londres e serve de referência às importações portuguesas – recua 1,4 dólar para 55,43 dólares por barril. A mesma descida que o crude dos Estados Unidos a cotar nos 52,46 dólares por barril.

Além da cotação internacional do crude e frete, só o peso do ISP e outros impostos contribuem mais para a constituição do preço de referência em Portugal (53,6%). Segue-se o peso do IVA, em 18,7%. O restante fica a cargo do adicional por incorporação de biocombustíveis e despesas com descarga, armazenamento e reservas.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Rádio Regional

CABAZ ALIMENTAR SOBE PARA 253 EUROS E ACUMULA ALTA DE 4,82% EM 2026

Rádio Regional

COTAÇÕES DO DIA: QUARTA-FEIRA 29 DE JULHO DE 2026

Rádio Regional

QUERCUS ACUSA GOVERNO DE ATRASAR ESCLARECIMENTOS SOBRE RENOVÁVEIS

Rádio Regional

SINDICATO DOS IMPOSTOS CRITICA GOVERNO POR RECUO NAS RENDAS ILEGAIS

Rádio Regional

DOURO: CRISE NO SETOR VITIVINÍCOLA AGRAVA-SE COM CANCELAMENTOS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.