Ligue-se a nós

REGIÕES

UTAD: MOTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Em Vila Real a UTAD representa um importante motor de desenvolvimento local/regional. Artigo de opinião do Reitor da UTAD.

Online há

em

Historicamente, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro teve na génese da sua criação o desenvolvimento económico e social da região e do país. Num mundo em rápida mudança, é vital potenciar este capital hereditário e melhorar a qualidade e o impacto da investigação, focalizada em áreas estratégicas e abordagens transdisciplinares.

A centralidade atribuída ao conhecimento enquanto fator de desenvolvimento das regiões exige da Universidade um posicionamento bem definido. As dinâmicas de globalização reforçam a integração das Universidades em redes e a consolidação de relações sólidas de cooperação com o mundo empresarial. Esta agenda coloca uma elevada exigência no conhecimento multidisciplinar e em processos de inteligência coletiva e de inovação, valorizando a criação de redes institucionais e temáticas.

Neste contexto foi criada recentemente uma rede de cooperação científica e tecnológica para a investigação e experimentação da vinha e do vinho, denominada “Rede de Investigação e Experimentação da Vinha e do Vinho do Douro”, que integra a UTAD, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Regia-Douro Park, IVDP e o Turismo de Portugal, envolvendo a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego. Esta rede tem como objetivo facilitar a investigação da vinha e do vinho, numa perspetiva de sistema em que se assumam as interações entre as várias componentes, caso da enologia, dos mercados e consumidores, dos recursos endógenos e património, do turismo e da gastronomia.

As experiências turísticas centradas no vinho e na gastronomia produzem efeito noutras dimensões do desenvolvimento do território, casos da agricultura, da restauração, e das indústrias culturais e criativas. Por outro lado, contribuem para a promoção da imagem do território e a criação de emprego e de riqueza.

A gastronomia assume-se como uma importante fonte de diversidade cultural, económica e social, e, consequentemente, um recurso turístico decisivo, com um papel incontornável no desenvolvimento local, fornecendo as bases para negócios emergentes e inovadores. A gastronomia associada ao vinho são recursos endógenos essenciais para a diferenciação e valorização dos territórios e dos seus destinos, assumindo particular relevância no Douro.

Indubitavelmente, a UTAD continua a afirmar o seu papel no desenvolvimento da região, garantindo uma maior interação com o tecido económico e social, em articulação com a estratégia de especialização inteligente. Esta estratégia exige uma abordagem transdisciplinar e sistémica dos problemas do território, valorizando e potenciando os seus recursos materiais e imateriais.

FONTAÍNHAS FERNANDES

Reitor UTAD

REGIÕES

BARCELOS: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA 21 SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGA

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Online há

em

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página da Internet, a procuradoria acrescenta que um dos arguidos foi ainda acusado de um crime de detenção de arma proibida.

O MP considerou indiciado que os arguidos se organizaram entre si para proceder à venda de cocaína, canábis e MDMA na zona de Barcelos, no distrito de Braga.

O tráfico terá ocorrido entre o final de 2022 e o dia 18 de outubro de 2023.

Ainda segundo o MP, a liderança do grupo cabia a um dos arguidos e à sua companheira, contando ainda com a colaboração do irmão e mãe desta.

“Os outros arguidos angariavam clientes e intermediavam a liderança do grupo com os indivíduos que procediam à venda direta a consumidores, constituindo estes outro grupo de arguidos”, refere ainda a nota da procuradoria.

LER MAIS

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS