RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: INVERNO MAIS QUENTE NO BRASIL DESDE 1952

Os termómetros continuaram a subir em grande parte do Brasil, devido a uma onda de calor invulgar em pleno inverno austral, cujos efeitos se fazem sentir especialmente no sudeste do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Brasil emitiu um alerta para esta onda de calor atípica, que resultou em temperaturas 5° graus acima no normal máximo e níveis de humidade muito baixos.

As previsões indicam que, entre hoje e quinta-feira, a cidade de São Paulo, a mais populosa do país, com 12 milhões de habitantes, poderá registar os dias mais quentes do ano em pleno inverno.

A capital paulista deverá mesmo atingir hoje uma temperatura recorde para agosto, ultrapassando os 33,1 graus registados no mesmo mês em 1952.

O Rio de Janeiro, a cidade mais turística do Brasil, também sofreu hoje com o aumento das temperaturas, situação que os moradores tentam amenizar com um banho de mar nas icónicas praias de Copacabana e Ipanema.

No Gama, no Distrito Federal de Brasília, chegou a 32 graus pela manhã, com uma taxa de humidade de apenas 15%, embora o calor seja mais comum no centro do Brasil nesta época tradicionalmente seca do ano.

É também um mês seco na região amazónica, embora alguns locais registem temperaturas acima do normal, como é o caso de Manaus, onde hoje se registou mais um dia abrasador, depois de no domingo se ter registado o dia mais quente do ano (37,4º).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meteorologia, o calor começará a diminuir entre quinta-feira e sexta-feira devido à chegada de uma frente fria.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

15 DE JUNHO: PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES EM ESPANHA APÓS A DITADURA (1977)

Rádio Regional

MAIS DE 160 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO DEVIDO AO CALOR

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: MÉXICO VENCE ÁFRICA DO SUL NO JOGO DE ABERTURA

Rádio Regional

DISPOSITIVOS DE VAPING UTILIZADOS PARA CONSUMO DE DROGAS SINTÉTICAS

Rádio Regional

SUBIDA DO NÍVEL DO MAR AUMENTA FREQUÊNCIA DE CHEIAS EXTREMAS EM PORTUGAL

Rádio Regional

ALERTA: 100 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.