Após quase uma semana o grande e trágico incêndio de Pedrógão Grande continua a ser notícia! As investigações estão em curso e pelos vistos houve algumas coisas que falharam.
De acordo com informações recentes, o Sistema de comunicações esteve fora do ar cerca de 14 horas e meia essenciais ao salvamento de pessoas em situação de catástrofe.
A rede de comunicação de segurança e emergência não funcionou entre as 19 h de sábado e as 9h30 de domingo, no pico do incêndio, releva o Jornal i.
De acordo com as informações, as antenas do sistema arderam e às 23h foram pedidos dois carros de apoio, no entanto apenas um chegou ao local do sinistro e apenas as 8h30 de domingo. O outro carro estava em Fátima, mas, segundo as informações “estava avariado desde a visita do Papa a Portugal”.
Contas feitas, o SIRESP falhou durante 14 horas e meia não permitindo assim a comunicação entre bombeiros, GNR e Proteção Civil.
Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, referiu recentemente em entrevista à RTP que “não houve uma falha total mas sim interrupções e intermitências, mas foram colocadas, às 20 horas, redes móveis satélites para assegurar as redes SIRESP”.
Esta rede de comunicações é gerida por uma parceria público-privada em que participa o MAI, a MEO e a Motorola. Os incêndios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra mataram 63 pessoas e feriu outras 136.


