Ligue-se a nós

MAGAZINE

AS MELHORES DICAS PARA PROTEGER AS SUAS FINANÇAS DA INFLAÇÃO

Apesar da taxa de inflação estar a baixar, a verdade é que continua a fazer-se de forma pesada sobre o nosso orçamento mensal, especialmente com o fim da medida IVA Zero sobre o cabaz de produtos essenciais e os fortes aumentos na fatura da eletricidade, gás, telecomunicações e rendas.

Online há

em

Photo by Karolina Grabowska | Pexels

Apesar da taxa de inflação estar a baixar, a verdade é que continua a fazer-se de forma pesada sobre o nosso orçamento mensal, especialmente com o fim da medida IVA Zero sobre o cabaz de produtos essenciais e os fortes aumentos na fatura da eletricidade, gás, telecomunicações e rendas.

Como todos nós, infelizmente, sabemos, o dinheiro não estica, mas com a gestão correta e algumas dicas de poupança, poderá proteger as suas finanças da inflação. Como? É o que lhe vamos dar a conhecer já de seguida. Venha daí!

Dicas para proteger as suas finanças da inflação

• Reduza despesas e não tome decisões precipitadas em relação aos seus investimentos

Contrariar a inflação passa, claro está, pela redução das suas despesas. Neste particular, antes de mais, faça um orçamento mensal de forma a perceber onde é que gasta o seu dinheiro. Identificadas as despesas, tente perceber quais correspondem a gastos necessários e quais dizem respeito a gastos supérfluos.

Elimine os gastos supérfluos e procure comparar preços antes de comprar aquilo de que realmente necessita.

No caso de possuir investimentos financeiros, não tome decisões precipitadas quando as taxas de juro aumentem, especialmente se é um investidor de longo prazo. Por isso, antes de decidir, pare e pense se vale a pena resgatar o investimento ou esperar por uma altura mais favorável.

• Optar por um cartão de crédito com cashback

Se, habitualmente, utiliza um cartão de crédito para pagar as suas compras e este não tem cashback, é altura de mudar de cartão ou pedir um cartão com esta funcionalidade que, em traços gerais, permite-lhe reaver, mensalmente, uma percentagem daquilo que gastou.

Por norma, a percentagem de cashback (“devolução” em português) praticada no mercado português situa-se entre os 1% e os 3%, um valor que será creditado na conta do consumidor todos os meses.

Assim, ao utilizar um cartão de crédito com cashback, quanto maior for o valor das suas compras, maior será também o valor do reembolso mensal que terá a receber.

Esse é o caso do cartão de crédito com cashback do UNIBANCO que, na prática, vai permitir-lhe receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar de forma mensal. Isto significa que se gastar entre 100 e 299 euros irá acumular 5 euros de cashback mensal, caso gaste entre 300 e 499 euros a poupança será de 10 euros e se gastar mais de 500 euros, a poupança será de 20 euros mensais.

Para além da funcionalidade cashback que o ajuda a proteger as suas finanças da inflação, o cartão de crédito com cashback sem anuidade do UNIBANCO vai ainda mais longe e oferece-lhe fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 150€, caso pague os fracionamentos na totalidade), acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros e descontos em combustíveis.

• Tente aumentar o seu rendimento mensal

Uma das melhores formas de fazer frente à inflação é, sem sombra de dúvidas, tentar aumentar o seu rendimento mensal através da rentabilização de um talento, um emprego em part-time, a venda de objetos de que já não necessita ou de um investimento com a menor taxa de risco possível, como os certificados de aforro ou de tesouro.

• Reforce o seu fundo de emergência

De modo a salvaguardar potenciais perdas de rendimentos, é importante que crie ou reforce o seu fundo de emergência para poder fazer frente a uma qualquer eventualidade, nomeadamente, uma situação de desemprego inesperado, acidente ou doença.

Sublinhe-se que, por norma, este fundo de emergência deve ter, no mínimo, o equivalente a seis salários mínimos.

• Faça uma reavaliação dos seus seguros

O aumento dos preços pode fazer com que as coberturas dos seguros de Vida, Casa e Automóvel já não serjam suficientes, por isso, o nosso conselho é para reavaliar os seus seguros de modo a ter valores atualizados.

Fale com a sua seguradora e avalie a hipótese de obter melhores coberturas por um preço adequado às suas capacidades financeiras.

11 COMENTÁRIOS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS