DESPORTO
FERNANDO GOMES COMENTA CRÍTICAS AOS ÁRBITROS
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alertou hoje para os “sinais de alarme” decorrentes da “apologia do ódio” e de um “constante tom de crítica em relação à arbitragem”, instando à ação dos clubes e Estado.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alertou hoje para os “sinais de alarme” decorrentes da “apologia do ódio” e de um “constante tom de crítica em relação à arbitragem”, instando à ação dos clubes e Estado.
Num artigo publicado hoje nos três jornais desportivos, Fernando Gomes reconheceu que a sua nomeação para a Comissão Executiva da FIFA, na quarta-feira, assim como a vice-presidência da UEFA, são uma “oportunidade de Portugal participar na definição de políticas e nas decisões das instâncias do futebol internacional”.
No entanto, advertiu que “há muito para fazer no futebol português”, começando por ter “uma Liga forte”, responsabilizando os clubes para este desígnio.
“Para que tal seja possível é necessário que os clubes saibam encontrar pontes de diálogo naquilo que os une – e na minha opinião é muito! – e, de uma vez por todas, deixem de permitir que os seus símbolos, a sua história e a sua força sejam capturados para a apologia do ódio”, escreveu Fernando Gomes.
O presidente federativo reiterou que “o clima que se vive no futebol profissional português é inimigo do crescimento e da afirmação da indústria, quer no plano nacional quer internacionalmente”.
“É também um péssimo exemplo para os mais jovens e um fenómeno que contribui para afastar o adepto, dos estádios e mesmo da modalidade. E sem adeptos, ‘sem consumidores’, bem se sabe como fica comprometida qualquer evolução positiva de uma indústria, de um ‘negócio’, sublinhou.
Fernando Gomes aponta a “particular preocupação com os setores da arbitragem e dos adeptos.
“O constante tom de crítica em relação à arbitragem é inaceitável e impróprio de um país civilizado e com espírito desportivo. Estas críticas, que muitas vezes são inspiradas em dirigentes com as mais altas responsabilidades, potenciam o ódio e a violência. São, quase sempre, uma forma de tentar esconder insucessos próprios, além de constituírem actos de cobardia”, explicou.
Nesse sentido, e tendo em conta as ocorrências de ameaças e ofensas a árbitros, o presidente da FPF admitiu que os ‘juízes’ ponderem “sobre as reais condições que existem, em Portugal, para quem tem a tarefa de dirigir jogos nas competições profissionais”.
“O clima de ódio tem tido reflexo também entre os adeptos. Basta olhar semanalmente para o registo disciplinar nas competições profissionais e para as notícias que relatam incidentes – alguns infelizmente com gravidade – entre adeptos de diferentes clubes. É com profundo lamento que o escrevo: existem sinais de alarme no futebol português”, prosseguiu.
E para o presidente da FPF “sinais de alarme” como “a arbitragem sob ameaça e constante crítica; a violência entre adeptos; o ódio entre clubes, espalhado por redes sociais e órgãos de comunicação social” não podem ser ignorados pelos clubes profissionais, nem pelo Estado.
“O Estado, o Governo, a Assembleia da República, os diferentes responsáveis institucionais devem envolver-se cada vez mais neste objectivo colectivo de combater de forma efectiva as ameaças ao futebol, nas suas diversas vertentes. A FPF está disponível para colaborar com o Estado em todas estas frentes, nomeadamente na revisão das competências do Conselho Nacional do Desporto, um órgão que poderá desempenhar papel fulcral. A FPF está a fazer a sua parte e estará sempre do lado das soluções construtivas e pacificadoras. Ninguém pode ficar de fora desta responsabilidade”, concluiu.
DESPORTO
PRIMEIRA LIGA: BOAVISTA SOMA NOVA DERROTA FRENTE AO FAMALICÃO E AGRAVA CRISE (VÍDEO)
O Famalicão venceu hoje o Boavista 2-0 na abertura da 20.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que agrava ainda mais a crise dos ‘axadrezados’, destacados últimos classificados da prova.
O Famalicão venceu hoje o Boavista 2-0 na abertura da 20.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que agrava aida mais a crise dos ‘axadrezados’, destacados últimos classificados da prova.
Um golo do checo Václav Sejk, logo aos cinco minutos, adiantou a equipa famalicense, que interrompeu uma série de nove jogos sem vencer, tendo o conjunto minhoto ampliado já na segunda metade, por Gustavo Sá, aos 56, perante um Boavista cada vez mais último e que já não vence há 10 jogos.
Após este triunfo, o Famalicão sobe ao nono lugar, com 24 pontos, enquanto o Boavista ocupa destacado o último lugar, com apenas 12 pontos.
Fonte: Vídeo Sport TV
DESPORTO
PRIMEIRA LIGA: CLÁSSICO “PORTO X SPORTING” JOGA-SE A 7 DE FEVEREIRO
O clássico entre FC Porto e Sporting, o desafio grande da 21.ª jornada da Liga de futebol, foi hoje agendado para sexta-feira, 07 de fevereiro, às 20:15, no Estádio do Dragão.
O clássico entre FC Porto e Sporting, o desafio grande da 21.ª jornada da Liga de futebol, foi hoje agendado para sexta-feira, 07 de fevereiro, às 20:15, no Estádio do Dragão.
Enquanto os ‘leões’, atuais líderes isolados, com 47 pontos em 19 jornadas, visitam os ‘dragões’, que são terceiros, a seis pontos, o Benfica, atual segundo, também a seis pontos, recebe, no dia seguinte, o Moreirense, às 18:00, no Estádio da Luz.
A ronda principia na Invicta e termina na segunda-feira em Arouca, com a visita do Rio Ave, às 20:15.
Na jornada 22, o Sporting atua em casa, precisamente frente ao Arouca, às 20:30 de sábado (16 de fevereiro), conhecendo já o desfecho do Benfica no recinto do Santa Clara, às 18:00, horas de Lisboa.
O FC Porto joga somente no domingo, deslocando-se ao Algarve para defrontar o Farense, às 18:00.
-
REGIÕES3 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BOAVISTA EM ÚLTIMO APÓS DERROTA COM O AROUCA (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
-
NACIONAL2 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
-
DESPORTO DIRETO6 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X CD SANTA CLARA (18:00)