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5 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A EXPANSÃO DA SUA LITERACIA FINANCEIRA

Sempre que somos abordados em relação a um qualquer assunto ou sempre que temos de resolver alguma questão no âmbito das nossas finanças pessoais, convém que adquiramos e dominemos algumas competências essenciais que expandam significativamente a nossa literacia financeira, de modo a termos toda a informação de que necessitamos para tomar decisões informadas e efetivamente gerir a nossa situação financeira.

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Imagem gerada por Inteligência Artificial

Sempre que somos abordados em relação a um qualquer assunto ou sempre que temos de resolver alguma questão no âmbito das nossas finanças pessoais, convém que adquiramos e dominemos algumas competências essenciais que expandam significativamente a nossa literacia financeira, de modo a termos toda a informação de que necessitamos para tomar decisões informadas e efetivamente gerir a nossa situação financeira.

Ora, ao longo deste artigo, delinearemos cinco dessas competências com vista ao incremento da sua literacia financeira, simultaneamente melhorando o seu bem-estar e a sua estabilidade financeira, sem esquecer, contudo, de que forma é que um crédito pessoal poderá ajudá-lo a atingir estes objetivos.

As 5 principais competências:

1. Orçamentar

A orçamentação surge como a pedra basilar da literacia financeira, estabelecendo o caminho a percorrer para a gestão eficaz dos seus rendimentos e despesas.

Um orçamento bem estruturado garante que vive dentro dos seus meios, preparando-o, inclusivamente, para começar a poupar ou até investir.

Para conseguir cumprir esta primeira etapa, deverá manter-se a par dos seus gastos, identificar potenciais despesas desnecessárias e colocar uma porção dos seus rendimentos de parte com responsabilidade, de modo a atingir os seus objetivos financeiros.

Uma orçamentação eficaz permite-lhe efetuar um planeamento financeiro a curto, médio e longo prazo, garantindo que o cumprimento dos seus objetivos não é comprometido.

2. Poupar e investir

Saber poupar é fundamental para os seus bem-estar e segurança financeiros; saber investir é, por outro lado, focar-se em incrementar a sua riqueza ao longo do tempo através de escolhas inteligentes de determinados produtos financeiros.

Compreender as várias opções de produtos financeiros disponíveis no mercado é basilar, assim como os potenciais riscos e retornos que lhes são inerentes.

Poupar regularmente e investir com prudência são aspetos fulcrais para a acumulação de riqueza, assegurando o futuro da sua família e os seus planos para a reforma.

3. Gestão de dívidas

A gestão de dívidas é uma competência igualmente primordial, devendo saber distinguir as dívidas boas (ou seja, investimentos no seu futuro, como a sua instrução) das más (despesas desnecessárias que não conferem nenhum valor adicional ao seu bem-estar financeiro a longo prazo).

Uma gestão de dívidas eficaz passa por compreender os termos e condições de um empréstimo pessoal, por exemplo, as taxas de juros aplicáveis ao mesmo e como manter um equilíbrio saudável entre rendimentos e despesas que não prejudique os seus objetivos financeiros.

Ao cortar nas dívidas más e ao gerir as boas com rigor, estará a fomentar a sua estabilidade financeira.

4. Tomar decisões financeiras informadas

A expansão da sua literacia financeira melhora a sua capacidade de tomar boas decisões de igual cariz, de gastos diários a grandes investimentos.

Trata-se de saber avaliar os termos e condições dos produtos financeiros disponíveis, compreender os termos e condições de créditos pessoais ou outro género de empréstimos e fazer escolhas que se enquadrem nos seus objetivos financeiros.

Tomar decisões informadas com base em conhecimentos financeiros sólidos poderá conduzir a maiores poupanças, retorno sobre o investimento e a uma menor probabilidade de cair num buraco negro financeiro.

5. Planear para o futuro

Por último, recomendamos que implemente um plano para eventuais necessidades financeiras futuras, como a sua reforma ou imprevistos; tal inclui a importância de ter um seguro ou investir em planos poupança reforma (PPRs).

Ser financeiramente letrado proporciona-lhe todas as ferramentas de que necessita para estar devidamente preparado para as incertezas e vicissitudes da vida, simultaneamente garantindo que a sua família se encontra protegida contra choques financeiros imprevisíveis.

Em conclusão

Ao empoderar-se com estas competências de expansão da sua literacia financeira, não só está a melhorar as suas capacidades de circunscrever as complexidades inerentes às suas finanças pessoais, como a preparar-se para o sucesso financeiro a longo prazo.

De saber orçamentar e poupar a tomar decisões informadas e fazer planos, cada uma destas competências desempenha um papel preponderante na construção de um alicerce financeiro fiável.

Adote estas práticas e terá o seu caminho traçado rumo à estabilidade e à independência financeira, podendo aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgirem de incrementar a sua riqueza e alcançar as suas aspirações financeiras.

Quer pretenda aprender a gerir as suas despesas do quotidiano, quer pretenda estar preparado para o que der e vier, estas cinco competências constituem ferramentas indispensáveis a armazenar no seu arsenal de literacia financeira.

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GERAÇÕES MAIS JOVENS MENOS “ENVOLVIDAS” COM A VIDA PROFISSIONAL – ESTUDO

Os trabalhadores das gerações mais jovens são os que sentem menos envolvimento no trabalho e os que têm entre 44 e 59 anos apresentam maior risco ao nível da saúde mental, segundo um estudo que será hoje divulgado.

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Os trabalhadores das gerações mais jovens são os que sentem menos envolvimento no trabalho e os que têm entre 44 e 59 anos apresentam maior risco ao nível da saúde mental, segundo um estudo que será hoje divulgado.

O trabalho, desenvolvido pelo Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS), concluiu que os profissionais mais novos, até aos 29 anos (geração Z), são os que têm a perceção mais positiva da ética e valores das organizações, do ambiente psicossocial e do compromisso com a liderança, caracterizando-a como assertiva.

Em declarações à Lusa, a coordenadora do estudo, a psicóloga Tânia Gaspar de Matos, explicou que as especificidades das diferentes gerações que convivem numa empresa estão relacionadas “com a idade, mas também com os momentos políticos e sociais onde se desenvolveram”.

Dá o exemplo das gerações intermédias (geração Y e X – dos 44 aos 59 anos), que são as que apresentam maior risco de saúde mental, para explicar que estes profissionais, “além de terem de desenvolver o seu trabalho, têm muitas vezes a cargo os filhos e, nalguns casos, também os pais”.

Por outro lado, “é uma geração que ainda lhe falta muito para a reforma”.

“De repente, foi-lhes tirada essa ideia de que as pessoas se reformavam aos 55 ou 60 anos e veem-se sobrecarregados com estes dois pontos [filhos e pais]”, afirmou a especialista, alertando: “estas gerações precisam efetivamente do maior cuidado”.

Como aspeto positivo, salientou o facto de “as pessoas, hoje em dia, darem muita atenção a estas questões” da saúde mental.

Vincando que Portugal é dos países em que os filhos ficam até mais tarde em casa dos pais, isto implica que esta geração mais nova, mas que já está a trabalhar, acaba por ter uma “menor sobrecarga” em termos financeiros.

Além disso, “têm uma atitude diferente face ao trabalho, mais flexível” e “o papel que o trabalho tem na sua vida é mais pequeno do que nas outras gerações mais velhas”, lembrou a investigadora, alertando que as empresas devem acompanhar de forma diferente estes jovens, para quem “o mais importante já não é o salário”.

“Eu tenho vários empregadores que me dizem: eu dou-lhes salário extra, dou-lhes férias pagas, telemóvel, carro e eles vão-se embora”, contou.

Estes trabalhadores “procuram outras coisas na sua vida (…) para se sentirem bem” e as empresas, se os quiserem manter, devem desenvolver políticas dirigidas às suas preocupações, que passam mais pela flexibilidade de horários, pela confiança no seu trabalho, pela autonomia e pela promoção da saúde mental, defendeu.

O estudo indica mesmo que são os profissionais das duas gerações mais novas (geração Z e Y – até aos 44 anos) que referem menos envolvimento na organização.

Já os profissionais das gerações mais velhas (geração X e baby boom – maiores de 40 anos) têm uma perceção mais positiva do envolvimento da comunidade, do teletrabalho e do ambiente físico de trabalho.

Todas as gerações concordam que as organizações têm recursos escassos para a saúde.

Relativamente ao modelo de trabalho desenvolvido, são os profissionais que estão em teletrabalho ou em situação mista que revelam melhores indicadores ao nível da ética e valores da organização, compromisso com a liderança e melhor perceção de desempenho.

Tendo em conta a dimensão da organização, as empresas mais pequenas são as que apresentam “indicadores mais positivos ao nível do ambiente de trabalho saudável”.

Em relação ao setor de atividade, os profissionais que apresentam um maior índice de risco são os da administração pública, os do setor dos transportes e os profissionais de saúde.

A comparação entre organizações públicas e privadas demonstra que são os profissionais das organizações privadas que revelam indicadores mais positivos ao nível do ambiente de trabalho saudável.

Quanto à localização, o estudo verificou que os profissionais das organizações localizadas na região norte revelam indicadores menos positivos ao nível do ambiente de trabalho saudável.

O LABPATS estuda a saúde e o bem-estar dos profissionais e das organizações, ajudando a definir políticas com impacto na saúde e bem-estar, desenvolvimento saudável e sustentável dos profissionais e das organizações.

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EMPRESAS: A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES É IMPORTANTE – ESTUDO

A saúde mental, a cultura das organizações, como a ética e os valores, e o compromisso com a liderança são as dimensões que revelam maior risco para um ambiente de trabalho saudável, segundo um estudo hoje divulgado.

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A saúde mental, a cultura das organizações, como a ética e os valores, e o compromisso com a liderança são as dimensões que revelam maior risco para um ambiente de trabalho saudável, segundo um estudo hoje divulgado.

Esta análise do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS), que envolveu mais de 4.300 participantes, concluiu que a cultura das organizações é a dimensão que mais condiciona o ambiente de trabalho saudável, com os especialistas a sublinharem que a preocupação com o bem-estar e a saúde dos profissionais e da organização “deve estar no ‘ADN’” das empresas.

“O que temos notado é que, muitas vezes, há uma imagem externa de bem-estar, porque hoje em dia a questão do bem-estar e da saúde mental acaba por estar na moda, e as organizações, se forem questionadas, respondem que isso é algo importante (…). Mas, depois, nos planos estratégicos e na cultura passada às novas lideranças e aos novos profissionais isso não está plasmado”, explicou a coordenadora do estudo, Tânia Gaspar de Matos.

A psicóloga, fundadora do LABPATS, sublinhou: “É fundamental que efetivamente nas várias políticas [das organizações], desde a seleção de pessoas, à integração e à escolha dos próprios líderes, tudo tem de ser transmitido de forma muito clara”.

Quanto à cultura das organizações, aponta como fundamentais para o bem-estar dos profissionais a perceção de segurança e de justiça: “É importante o trabalhador sentir que está seguro e que pode participar, que pode dar a sua opinião, que tem canais claros e transparentes para isso e que tem confiança para tal, sem achar que pode ser prejudicado”.

A investigadora reconheceu que as organizações “acabam por ter muita dificuldade em implementar estas medidas, porque a maior parte anda preocupada a responder às necessidades imediatas”.

Defendendo a necessidade de as organizações terem uma visão mais estratégica do seu funcionamento, Tânia Gaspar de Matos preconiza que “deveriam ter dois tipos de líderes”: “Um que estivesse mais ligado à parte operacional do dia a dia, que é importante (…) e outro que tivesse mais uma visão estratégica, que conseguisse ter uma visão global de toda a organização e tivesse tempo para olhar para estes detalhes e fazer um plano para que a mensagem da saúde mental e do bem-estar passasse de forma clara a todos os colaboradores, com grande foco nas lideranças”.

A especialista sublinhou igualmente que, segundo os dados recolhidos, “as organizações da administração pública têm piores resultados do que as organizações privadas”.

“Há aqui uma dinâmica na administração pública que dificulta a implementação de novas medidas. Esta visão de que nós temos que parar, olhar e alterar aquilo que tem que ser alterado, há muita dificuldade [de o fazer] na administração pública”, disse.

Segundo os dados do estudo do LABPATS, apesar de ligeiramente inferior, os dados relativos à saúde mental continuam preocupantes: três em cada quatro (76%) profissionais apresentam pelo menos um sintoma de ‘burnout’ e quase metade (48%) manifesta três sintomas (exaustão, irritabilidade e tristeza).

Mais de metade dos profissionais refere que não tem as competências necessárias para gerir as situações de ‘stress’, tais como a perceção de controlo e a confiança nas suas capacidades, e mais de um terço tem comportamentos de saúde pouco saudáveis.

Quase metade (46%) não pratica exercício físico e 35% tem maus hábitos de sono. Há ainda cerca de 25% que toma medicamentos psicotrópicos.

São as mulheres que revelam um maior risco no que se refere à saúde mental. Elas são quem manifesta maior envolvimento, mas também quem se mostra menos assertivas quanto às suas necessidades.

Num ambiente de trabalho saudável, o que os profissionais mais valorizam é a autonomia, a flexibilidade (conciliação), a transparência e a existência de “lideranças próximas e justas” que valorizem o seu trabalho e promovam o desenvolvimento de carreira.

A preocupação com a saúde mental e as atividades de promoção de bem-estar e de relações interpessoais positivas entre colegas são igualmente valorizadas.

O Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis estuda de forma aprofundada e sistemática a saúde e o bem-estar dos profissionais e das organizações, contribuindo para a intervenção e definição de políticas nestas duas áreas.

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