RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

NOVO COMBOIO DO TUA JÁ TEM AUTORIZAÇÃO

O novo comboio do Tua, em Trás-os-Montes, já tem autorização provisória de circulação para testes de segurança que ainda não começaram, apesar de ter sido avançada a data de hoje para o início dos ensaios.

O presidente da Agência para o Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, Fernando Barros, tinha apontado 19 de fevereiro como a data para começar a testar o novo material circulante que faz parte do plano de mobilidade do vale do rio Tua e que inclui viagens de comboio turísticas e para a população local, entre Mirandela e a Brunheda, e de barco, entre a Brunheda e o Tua, na albufeira da nova barragem.

Segundo disse hoje à Lusa, para começar os ensaios faltava a “autorização especial de circulação” que foi emitida, na sexta-feira, depois de uma reunião entre a secretaria de Estado das Infraestruturas e a Agência, a responsável local pela execução das contrapartidas pela construção da barragem.

Com esta autorização especial destinada exclusivamente a testar o material, “depende agora do operador dar início” ao processo, que deverá prolongar-se por vários dias, de acordo com Fernando Barros.

O operador turístico a quem foi subconcessionado o plano de mobilidade é Mário Ferreira, empresário conhecido pelos passeios de barco no rio Douro, que apresentou há quase um ano o projeto que tem para o Tua.

A EDP disponibilizou dez milhões de euros para este projeto entregues ao empresário que tem pronto todo o equipamento, nomeadamente barcos e comboio, assim como infraestruturas que incluem a reparação da linha.

O regresso do comboio chegou a ser anunciado para o verão de 2017, mas ainda não há acordo sobre quem vai ficar responsável pela manutenção da linha, o que têm impedido o avanço do projeto no terreno.

O presidente da agência, Fernando Barros, disse hoje à Lusa que as entidades envolvidas estão “a trabalhar para se tentar encontrar a solução global” o mais rapidamente possível e reafirmou que espera que o acordo seja alcançado ainda durante o seu mandato à frente daquele organismo e que termina em “março/abril”.

O processo envolve várias entidades, desde a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da linha desativada, ao Governo e a agência criada também como contrapartida para dinamizar projetos de desenvolvimento e gerir as verbas que a EDP disponibilizará durante os 75 anos de concessão da barragem.

O novo plano de mobilidade do Tua prevê que o comboio circule entre Mirandela e a Brunheda, por cerca de 30 quilómetros. Da Brunheda até ao Tua, a oferta consiste em viagens de barco na nova albufeira.

Além dos testes de segurança, serão ainda, segundo o presidente da agência, necessárias outras intervenções, como a retirada de blocos que ameaçam queda nas encostas do Tua e a prevenção de futuros deslizamentos.

Estes trabalhos contemplam a instalação de equipamento informático, através de fibra ótica, “para detetar o movimento de blocos ao longo dos taludes”, além de drenagens e reabilitação dos carris entre o Cachão e Mirandela.

A EDP já disponibilizou, segundo o presidente da agência, “3,5 a 3,7 milhões de euros para estes trabalhos”, com a condição de que exista um acordo global para funcionamento de todo o plano de mobilidade.

Esta condição significa que seja “encontrado o gestor das infraestruturas (ferrovia)” e esta continua a ser a questão do impasse.

A agência já propôs assumir a tarefa, “desde que a secretaria de Estado disponibilize as verbas necessárias para suportar o plano durante (os) 25 anos”.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BARRAGENS: QUERCUS EXIGE PAGAMENTO DE IMI E DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO FISCAL

Rádio Regional

AGRAVAMENTO DE OCORRÊNCIA COM PEIXES MORTOS NO RIO CORGO EM VILA REAL

Rádio Regional

VILA FLOR: DOIS MORTOS E QUATRO FERIDOS EM COLISÃO FRONTAL NO IC5

Rádio Regional

INCÊNDIO EM MONCORVO ALASTRA A CARRAZEDA DE ANSIÃES COM DUAS FRENTES ATIVAS

Rádio Regional

GNR INVESTIGA APARECIMENTO DE PEIXES MORTOS NO RIO CORGO EM VILA REAL

Rádio Regional

INCÊNDIOS ATIVOS MOBILIZAM MAIS DE 750 BOMBEIROS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.