RÁDIO REGIONAL
DESPORTO

PORTO VENCE COM MÃO CHEIA DE GOLOS (vídeo)

O FC Porto deu mostras de grande vivacidade, ao golear fora o Portimonense por 5-1, em jogo da 24.ª jornada da I Liga. Os ‘dragões’ mantém os cinco pontos de vantagem na liderança sobre o Benfica, que venceu o Paços de Ferreira no sábado. Moussa Marega bisou e chegou aos 21 golos na prova, ultrapassando Bas Dost. Soares, Brahimi e Otávio fizeram os outros golos, num jogo em que Dalot, defesa de 18 anos, se estreou na Liga e logo com duas assistências. A equipa de Sérgio Conceição chegou aos 103 golos na época.

O Portimonense, que nas últimas quatro partidas para a Liga, tinha ganho três e só tinha perdido com o Benfica, queria ter uma palavra a dizer no encontro. Os algarvios queriam ser a primeira equipa a derrotar os ‘dragões’ em Portugal.

Conceição, com muitas problemas para fazer o onze, teve de mexer nas laterais da defesa, lançando Maxi no lugar de Ricardo Pereira e fazendo estrear o jovem Diogo Dalot na lateral esquerda, no posto do lesionado Alex Telles. Otávio ocupou a vaga do também lesionado Corona.

Tal como tinha acontecido no que restava do jogo com o Estoril da 18.ª ronda (interrompido ao intervalo e retomado na passada quarta-feira), os ‘dragões’ entraram muito fortes, imprimindo uma dinâmica atacante impressionante nos primeiros 20 minutos, altura em que marcaram dois golos.

Logo aos cinco minutos os azuis-e-brancos mostraram ao que vinham, com Hackman a travar o golo de Soares. Mas aos 10 minutos, houve mesmo golo: Otávio lançou Soares nas costas da defensiva contrária, o avançado brasileiro colocou de pronto na área onde apareceu Marega a encostar para o 1-0. Seis minutos depois inverteram-se os papéis, com Marega a ser desmarcado na área e a colocar em Otávio ao segundo poste para o 2-0. Era o golo 100 do FC Porto na época desportiva.

Por esta altura era a eficácia que fazia a diferença. Shoya Nakajima podia ter reduzido aos 22 mas rematou às malhas laterais, depois de isolado por Fabrício. Antes, aos 10, tinha sido Casillas a evitar o golo ao central Felipe.

Com forte apoio nas bancadas dos muitos adeptos que viajaram do Norte, mas também os do Sul que se deslocaram ao Algarve, o FC Porto ia dominando as operações, mas sempre com atenção já que o Portimonense continuava a tentar um golo que o pudesse lançar na partida. Mas a eficácia azul-e-branca ia fazendo a diferença, como mostrou Marega aos 44 minutos. Centro forte de Maxi, Marega antecipa-se a todos e encosta para o 4-0, fazendo o seu 21.º golo no campeonato.

Ao intervalo, o FC Porto tinha feito quatro remates à baliza e tinha marcado três golos. Eficácia tremenda face ao Portimonense que até tinha rematado mais. Vítor Oliveira tentou resgatar a sua equipa, lançando Wellington no lugar de Dener mas o FC Porto estava imparável. Pelas alas os laterais Maxi e Dalot davam profundidade, permitindo a Otávio e Brahimi jogarem por dentro, criando superioridade nessa zona. A pressão no homem da bola era muita, o que permitia recuperar o esférico em zona muito subida, lançando logo o contra-ataque, tirando partido da velocidade de Marega e Soares.

Diogo Dalot, titular na Liga pela primeira vez, assumiu protagonismo no segundo tempo: o jovem de 18 anos centrou de pé direito para Soares fazer o 4-0 de cabeça aos 59. Aos 66 é Brahimi que desvia para o 5-0 na área, a passe de Dalot, agora com o pé esquerdo. O jogo estava decidido.

Sérgio Conceição aproveitou para gerir o plantel, já a pensar no jogo de sexta-feira, frente ao Sporting no Dragão. Herrera, que estava à beira da exclusão em caso de amarelo, deu o lugar a Óliver. Soares, que sentiu um desconforto na coxa, saiu logo, entrando Warris para o seu lugar. Marega, que não tem tido descanso nos últimos jogos, deu o seu lugar a Hernâni.

Até ao final, a equipa azul-e-branca foi gerindo o jogo, mas sempre com os olhos na baliza contrária, na tentativa de marcar mais um golo. Houve algumas situações na área do Portimonense mas faltou decidir melhor. Mas o golo haveria de aparecer na área contrária por Lucas, a reduzir aos 92 minutos, num remate de cabeça após livre.

O FC Porto, que chegou aos 103 golos na época, fez 20 golos nos últimos cinco golos na I Liga. Apesar de todas as ausências, de jogadores nucleares como Danilo e Aboubakar, a equipa de Sérgio Conceição não abranda e vai bem lançado para o objectivo de conquistar o título. O próximo jogo é com o Sporting, na sexta-feira, no Dragão.

JOGO AO MINUTO:

92′ + 2 Termina o jogo em Portimão! Goleada portista no terreno do Portimonense, que ainda fez um golo a fechar o jogo, mas que durante os 90 minutos não foi capaz de travar a avalanche ofensiva do FC Porto.
92′ + 2 Portimonense: Golo de Lucas! Livre tenso cobrado por Tabata, Lucas nas alturas a desviar de cabeça e a fazer o golo de honra para os algarvios.
86′ Hernâni! O jogador portista tenta o chapéu a Ricardo Ferreira, mas a bola sai por cima do travessão.
84′ Portimonense: Entra Pires e sai Fabricio.
83′ Óliver a cruzar rasteiro para a área, segura Ricardo Ferreira.
76′ O FC Porto abrandou na frente e o Portimonense está agora mais atrevido.
75′ Remate cruzado de Tabata, a sair ligeiramente ao lado.
73′ Remate de Fabricio, a sair ao lado.
71′ FC Porto: Entra A. Waris e sai Soares.
69′ FC Porto: Entra Hernâni e sai Marega.
68′ Portimonense: Entra Marcel Pereira e sai Pedro Sá.
66′ FC Porto: Golo de Brahimi! Nova assistência de Dalot, que estreia! O cruzamento ainda desvia num jogador do Portimonense, a bola chega a Brahimi que atira de pé direito e faz o 5-0.
63′ Defende Ricardo Ferreira! Marega serve Soares no centro do terreno, o brasileiro tenta o bis, mas o guarda-redes dos algarvios consegue desviar.
62′ FC Porto: Entra Oliver Torres e sai Herrera.
59′ FC Porto: Golo de Soares! Assistência de Dalot no seu jogo de estreia, Soares de cabeça a desviar nas alturas, sem hipótese para Ricardo Ferreira.
56′ Ricardo Ferreira a sair aos pés de Marega, a segurar o cruzamento de Otávio.
52′ livre já marcado, cruzamento de Herrera, corta Hackman.
51′ Entrada de Tabata sobre Otávio. Livre para o FC Porto.
50′ Felipe fica queixoso depois de um corte.
48′ Portimonense: Cartão amarelo para Fabricio.
46′ Recomeçou a partida.
46′ Portimonense: Entra Wellington e sai Dener.
45′ Tempo de descanso em Portimão. As equipas recolhem aos balneários.
44′ FC Porto: Golo de Marega! Tudo fácil para os portistas! Maxi Pereira a subir pelo flanco direito, mete rasteiro para o companheiro, que totalmente à vontade na área, só tem de encostar.
42′ Nakajima seguia em velocidade, tentava meter em Fabricio no meio, mas o passe saiu mal e para Marcano.
41′ Livre de Sérgio Oliveira, afasta a defesa da casa.
39′ Pontapé de Fabricio, depois de passe de Tabata, mas Casillas encaixa.
35′ Bom trabalho de Fabricio, a progredir pelo centro do terreno, acaba por atirar contra o corpo de Marcano.
34′ Remate rasteiro de Dener, Casillas segura a dois tempos.
31′ Outra vez Brahimi para Marega, mas chega primeiro Ricardo Ferreira.
27′ Brahimi tentava servir Marega na frente, novamente Ricardo Ferreira a antecipar-se e a agarrar.
26′ Marega tentava isolar-se, mas Ricardo Ferreira a sair dos postes em antecipação e a afastar.
22′ Cruzamento perigoso de Nakajima, vale o desvio de Felipe. O Portimomense a tentar reagir à desvantagem.
21′ Grande trabalho de Nakajima, que foge a Maxi Pereira e atira cruzado. Falha o alvo por muito pouco, a bola vai às malhas laterais.
16′ FC Porto: Golo de Otávio! Marega toca para trás, Otávio aparece solto na área e só tem de encostar para o fundo das redes da formação algarvia.
14′ Não domina Soares, bola para fora.
13′ Remate fraco de Nakajima, boa recepção do japonês, mas o tiro sai fácil para Casillas.
10′ FC Porto: Golo de Marega! Contra-ataque portista, Soares muito rápido na esquerda a servir Marega em zona central, que atira rasteiro para o primeiro da noite.
9′ Que grande oportunidade! Livre cobrado por Nakajima, Casillas sai a afastar o cabeceamento de Lucas. Na recarga, Fabricio atira contra Felipe.
9′ Falta sobre Fabricio, livre para o Portimonense.
7′ Otávio falha o remate! Cruzamento de Marega, Maxi ganha o ressalto e mete no brasileiro, mas este não consegue acertar.
5′ Que perigo! Grande corte de Hackman, a impedir que o cruzamento de Maxi chegue a Soares na área!
3′ Livre de Sérgio Oliveira, agarra fácil Ricardo Ferreira.
1′ Arranca a partida, posse de bola para o FC Porto.
0′ Portimonense (Suplentes): Carlos, Ryuki, Pires, Wilson Manafá, Wellington Carvalho, Marcel e Rafa Soares.
0′ Portimonense (Onze inicial): Ricardo Ferreira, Hackman, Lucas, Felipe, Ruben Fernandes, Ewerton, Dener, Pedro Sá, Tabata, Fabrício e Nakajima.
0′ FC Porto (Suplentes): José Sá, Hernâni, Óliver, Gonçalo, Warris, André e Reyes.
0′ FC Porto (Onze inicial): Casillas, Maxi, Felipe, Marcano, Dalot, Herrera, Sérgio Oliveira, Otávio, Brahimi, Marega e Soares.
0′ Jorge Sousa, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo de hoje entre o Portimonense e o FC Porto (20h15), a contar para a 24.ª Jornada da Liga NOS.

 

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO, TÂMEGA E SOUSA REFORÇA REDE DE ENSINO PROFISSIONAL

Rádio Regional

CÉSAR PEIXOTO APRESENTADO COMO NOVO TREINADOR DO WOLVERHAMPTON

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: RÚBEN DIAS TREINA À PARTE E É DÚVIDA PARA ESTREIA

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: CABO VERDE TRAVA ESPANHA EM ESTREIA HISTÓRICA

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: ABDULRAHMAN AL JASSIM APITA ESTREIA DE PORTUGAL

Rádio Regional

FERNANDO PIMENTA CONQUISTA TRICAMPEONATO EUROPEU DE K1

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.