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VILA FLOR: AUTARQUIA LANÇA “RADAR SOCIAL” PARA DIAGNOSTICAR CARÊNCIAS

O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, tem um novo projeto para fazer um diagnóstico das carências da população.

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O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, tem um novo projeto para fazer um diagnóstico das carências da população.

Chama-se Radar Social, é a mais recente vertente da Unidade de Envelhecimento Ativo e quer identificar “pessoas, famílias e grupos em situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social”, lê-se num dos panfletos distribuídos na primeira sessão de apresentação à população, em Vale Frechoso e onde a Lusa esteve presente.

Pouco depois das 14:00, começou a concentrar-se na junta de freguesia o grupo de idosos que participa nas aulas semanais de educação física, a quem foi pedido que viesse um pouco mais cedo para ouvirem a equipa responsável, composta por uma socióloga e uma assistente social.

Juntou-se cerca de uma dezena, entre eles o presidente da junta de freguesia da localidade que ronda os 150 moradores, ele que estima que pelo menos 70% sejam idosos.

“Penso que deve ser das aldeias do concelho de Vila Flor que tem mais pessoas para sinalizar. É uma população bastante envelhecida, há muitas pessoas que vivem sozinhas ou que são viúvas. E muitas têm o Complemento Solidário para Idoso, o que significa que têm um rendimento muito baixo”, contou José António Ferreira.

Pelas contas que fez rapidamente, José conta ter, pelo menos, 10 casos a precisar de intervenção.

Foram distribuídas fichas, para que todos possam sinalizar situações que considerem que precisam de intervenção. Nos itens com motivos para dar um alerta estão se aparenta viver sozinho ou isolado, ser vítima de violência, ter dificuldades em realizar tarefas simples da vida diária, ter adições, necessidades habitacionais ou carência económica e alimentar.

A Maria Cândida Ramires, de 78 anos, a iniciativa pareceu-lhe “muito bem”.

“Estas coisas fazem muito bem às populações, que estamos isoladas praticamente. Éramos uma aldeia com muita gente. Agora, só somos os velhos”, desabafou.

É uma das participantes assíduas das aulas de atividade física e também alinha no croché, que começou a ser ensinado a 7 de outubro do ano passado.

“Até fizemos uma árvore de Natal em croché em Vila Flor, não sei se viram”, partilhou, orgulhosa, Maria Cândida.

Disse à Lusa que estes momentos de convívio são os melhores dias da semana, isso e os passeios que às vezes lhes arranjam.

Ilídia Gonçalves, 83 anos, é outra das que está presente em tudo o que acontece em Vale Frechoso. Só não vai quando a memória já não colabora a fixar datas.

Quanto ao que foi explicado sobre o Radar Social, considerou que “foram umas palavras bem ditas”. Recebe uma reforma de pouco mais de 300 euros, vive sozinha com o marido e não tem nenhum suporte.

Apesar de não se destinar somente a pessoas idosas, Pedro Lima, o presidente do município, lançou os números que apontam para que seja esta faixa etária que vá aparecer com mais frequência.

“A nossa demografia fala por si. Mais de 30% da nossa população tem acima dos 65 anos. (…) Faz sentido, como somos um concelho pequeno, temos 6300 habitantes sensivelmente, ter todos os movimentos da intervenção social de uma forma coordenada e complementar”, explicou o autarca.

Isto porque, na descrição de Pedro Lima, esta é uma unidade orgânica e a ideia é cruzar as informações recolhidas por outros projetos, instituições e pela ação social do concelho, para dar uma melhor resposta ao que encontrarem.

“Espero que consigamos identificar os que precisam, do que precisam e onde precisam, de uma forma estruturada. (…) Espero encontrar com este diagnóstico aqueles que não se revelam e que nunca pediram”, afirmou o presidente da câmara.

O Radar Social vai andar pelas 26 aldeias e pela sede de concelho. Daqui a seis meses deverá haver um estudo preliminar com os dados recolhidos.

Este projeto é financiado em perto de 300 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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BRAGA: TARIFAS DA ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS VÃO MANTER-SE EM 2025

A Agere, empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga, vai manter as tarifas e preços dos referidos serviços para todos os utilizadores, domésticos e não-domésticos, ao longo do ano de 2025, anunciou a autarquia.

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A Agere, empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga, vai manter as tarifas e preços dos referidos serviços para todos os utilizadores, domésticos e não-domésticos, ao longo do ano de 2025, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Braga antecipa a proposta que será analisada na reunião de executivo municipal agendada para terça-feira, apontando que esta decisão “reflete o esforço contínuo da Agere em consolidar a estabilidade tarifária, mesmo diante das pressões inflacionárias dos últimos anos”.

“Embora o Índice de Preços no Consumidor tenha registado variações significativas – 7,8% em 2022 e 4,3% em 2023 – os bracarenses continuam a beneficiar de um ganho real nas suas faturas, reforçando a política de congelamento tarifário adotada pela empresa”, lê-se no comunicado.

De acordo com a autarquia, “ao longo dos últimos anos, o congelamento tarifário tem sido complementado por medidas que promovem maior equidade no acesso aos serviços, como o alargamento da tarifa familiar da água, alterações na tarifa social e reduções específicas para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs), Juntas de Freguesia e associações desportivas”.

Entre essas medidas, a autarquia destaca o alargamento da tarifa familiar da água para todos os agregados familiares com cinco ou mais pessoas, o que representará uma redução de 40% na parcela referente ao consumo de água.

A tarifa social “também foi ampliada, permitindo que mais bracarenses acedam a esse benefício” e “adicionalmente, as IPSS usufruem de uma redução de 12,5%, as Juntas de Freguesia de 20%, e as associações desportivas têm, em média, uma redução de 7% no tarifário do serviço de água, após reformulação dos escalões”, continua.

“No entanto, as atualizações obrigatórias nas taxas impostas pelo Estado serão refletidas nas faturas mensais dos munícipes. A Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), que em 2024 foi de 30 euros/tonelada, aumentará para 35 euros/tonelada em 2025. Também a Taxa de Recursos Hídricos (TRH), referente aos serviços de água e saneamento, sofrerá atualizações, sendo essas alterações discriminadas na área ‘Pagamentos ao Estado’ das faturas”, conclui.

Na mesma nota à imprensa, a Câmara de Braga anuncia que votará o Contrato-Programa a celebrar entre Município de Braga e a Agere para 2025, no valor de 9.082.789,08 euros.

Este valor resulta do estimado no orçamento da Agere para o ano de 2025, correspondendo ao montante do subsídio à exploração, como contrapartida das obrigações assumidas por aquela empresa municipal no âmbito das atividade de recolha, transporte e deposição de resíduos urbanos, e de higiene e limpeza urbana no Município de Braga, bem como a gestão do canil/gatil municipal.

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PORTO: COMERCIANTES APOSTAM EM ENTREGAS POR ESTAFETAS DE BICICLETA

Pequenos comércios do Porto estão cada vez mais a apostar nas entregas por bicicleta, feitas na cidade pela empresa Ciclo Logística Porto, de forma a ter um serviço mais rápido, que foge ao trânsito sem causar problemas de estacionamento.

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Pequenos comércios do Porto estão cada vez mais a apostar nas entregas por bicicleta, feitas na cidade pela empresa Ciclo Logística Porto, de forma a ter um serviço mais rápido, que foge ao trânsito sem causar problemas de estacionamento.

“É muito mais rápido e pontual do que um carro, porque um carro é afetado pelo trânsito, e uma vez que o trânsito está parado, a carrinha está parada e a bicicleta quase nunca”, disse Lusa Stef Michielsens, empresário da Ciclo Logística Porto, em plena via do ‘metrobus’ na Avenida da Boavista, atualmente utilizada por ciclistas enquanto não chegam os autocarros do novo serviço.

Questionado sobre quais as vantagens do seu modo alternativo de fazer logística, Stef Michielsens aponta à “sustentabilidade, porque é o meio mais ecológico de fazer o transporte”, é um meio “sem emissões” e “tudo sem barulho”, ao mesmo tempo que os clientes “gostam de ter menos carrinhas estacionadas nos passeios, nas passadeiras, em segunda fila” à porta dos seus estabelecimentos.

“A ciclologística é um meio de transporte inevitável no ‘multimodal transport’ [transporte multimodal], o que quer dizer que para cada percurso há uma maneira de transportar que é mais adequada. Pode ser um barco, pode ser um camião. Mas dentro da cidade é claro que é a bicicleta, e a ciclologística está a crescer em muitos países”, disse à Lusa.

O carro de reportagem da Lusa acompanhou Stef numa tarde de trabalho pela cidade do Porto, chegando sempre mais tarde aos destinos do que o ’empresário-ciclista’.

Em concreto, Stef Michielsens, belga que começou a Ciclo Logística Porto em 2020, faz entregas tanto entre comerciantes como até ao cliente final, e todos parecem confirmar as vantagens enunciadas desta forma diferente de mobilidade e logística urbana, alternativa às tradicionais carrinhas de entregas.

Sara Assunção, da empresa de Chá e Especiarias Les Senses, no centro do Porto, usa os serviços da Ciclo Logística Porto porque Stef consegue “chegar a qualquer sítio no Porto em tempo útil sem grandes perdas de tempo”, a clientes como hotéis e restaurantes.

“Temos clientes na Ribeira, e mesmo no centro do Porto em que não é possível chegar de outra forma, ou então temos de ir mais que uma pessoa para conseguir deixar o carro e fazer uma entrega. Esse foi o motivo inicial” para a contratação da empresa, além da “ajuda ao ambiente”.

Já Morgan Von, da loja especializada em café Von & Vonnie, na Rua do Heroísmo, usa a Ciclo Logística Porto há cerca de um ano porque “é super conveniente, super rápido e mais ‘verde’”, algo que se adequa ao espírito de fazer café de forma mais ecológica, que o seu estabelecimento visa promover.

“É super rápido a entregar. Temos clientes em Matosinhos, e ele consegue entregar em 20 minutos, ao passo que com qualquer outro serviço de entregas leva um a dois dias”, refere o empresário britânico à Lusa.

Morgan Von aponta ainda que “uma empresa de entregas tem muita dificuldade em encontrar estacionamento” na zona do Heroísmo, ao passo que “e o Stef vem e estaciona à frente da porta”.

Na última ponta do ciclo de entregas está o cliente final, como é o caso de Ana Rosbach, que contou à Lusa que encomenda, todas as semanas, “um cabaz de legumes e verduras”.

“Antes nós tínhamos outro fornecedor, e a entrega era numa carrinha a gasóleo, e resolvemos trocar quando soubemos que o Stef fazia entrega com esse fornecedor, porque para nós não faz muito sentido uma entrega de um produto sustentável não ser feito de forma sustentável”, defendeu.

Segundo a cliente, “a janela de entrega dele é bem curta”, cerca de 15 minutos a meia hora, “enquanto com a carrinha era uma janela de duas horas, ou seja, é muito mais prático programar o dia com a entrega sendo feita em bicicleta”, evitando também problemas de estacionamento, inexistente na sua rua.

Face aos habituais argumentos dados para não utilização de bicicletas no Porto, como a chuva e os declives, Stef Michielsens refere que em geral as temperaturas “são temperadas, com muita luz, o que é importante para andar de bicicleta”, argumentando que, mesmo no inverno, é um meio utilizado nos países do Norte da Europa, com clima pior que o do Porto, onde “anda muito mais gente de bicicleta”, sendo “uma questão de bem vestir-se”.

“Mesmo com chuva dá jeito andar de bicicleta em vez de ficar preso no trânsito”, defende, e quanto aos declives, “foi por isso que se inventaram as bicicletas elétricas”, tal como a usada no seu negócio.

Porém, Stef deixa várias críticas à infraestrutura ciclável do Porto.

“As condições são muito más. Há bocados de ciclovias ‘por aqui e por ali’. Primeiro, estão em muito mau estado, trata-se só de um pouco de pintura e de vez em quando há ‘paus’ [mecos] para dizer ‘aqui é uma ciclovia’. Segundo, não estão interconectadas”, aponta.

Quanto à segurança rodoviária, Stef Michielsens aponta que “o que é mais perigoso é a velocidade excessiva e não se respeitar os semáforos” por parte dos automóveis, mas quanto às queixas dos automobilistas face aos ciclistas, o empresário refere que há falhas “de todos os lados, dos peões também, que também atravessam no vermelho”.

Porém, “um peão que faz uma infração vai ter sempre menos consequências que um carro que passa um vermelho, por exemplo, a 60 quilómetros por hora”.

Aproveitando a localização da entrevista, Stef Michielsens contestou a não construção de uma ciclovia aquando das obras do metrobus na Avenida da Boavista.

“A Avenida da Boavista é um dos eixos principais da cidade, que conecta o centro com muitas escolas, muitas salas de desporto, com o mar, com o Parque da Cidade, e é um dos eixos mais usados da cidade e é uma vergonha não terem feito uma ciclovia aqui”, referiu, criticando que tenha ficado “só betão e só pedras”, sem espaços verdes, especialmente numa avenida em que “não falta espaço”.

“Só é preciso vontade e coragem”, concluiu.

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