RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

ECONOMIA: 54% DOS PAGAMENTOS NA UE SÃO FEITOS COM CARTÃO BANCÁRIO

Os cartões foram o principal método de pagamento eletrónico na União Europeia (UE) em 2023, com 70.000 milhões de pagamentos, ou 54% de todas as transações sem dinheiro, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

Num comunicado hoje divulgado, o BCE afirmou que os sistemas de pagamento internacionais com cartão representaram 61% do total das transações com cartão na zona euro em 2023, enquanto os sistemas nacionais de cartões representaram os restantes 39%.

Esta é uma das conclusões do último relatório do BCE sobre os sistemas e processadores de cartões de pagamento.

O BCE considera que existe uma predominância dos sistemas de cartões internacionais e questiona se a UE tem efetivamente autonomia em matéria de pagamentos.

Atualmente, existem apenas nove sistemas nacionais de cartões ativos na UE e cada um deles opera apenas num país.

De acordo com o BCE, estes sistemas estão a perder quota de mercado nacional.

Na zona euro, 13 países estão totalmente dependentes dos sistemas internacionais de cartões.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Rádio Regional

RANGEL CONSIDERA AMEAÇAS HÍBRIDAS DA RÚSSIA EXTREMAMENTE INQUIETANTES

Rádio Regional

PETRÓLEO SUPERA 100 DÓLARES COM TENSÃO GEOPOLÍTICA – CRISE

Rádio Regional

MAIORIA DOS EUROPEUS DUVIDA DA EFICÁCIA DA UNIÃO EUROPEIA – ESTUDO

Rádio Regional

GOVERNO PROLONGA APOIO DE 25 EUROS À BOTIJA DE GÁS ATÉ AO FINAL DO ANO

Rádio Regional

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE “MAIS” 14 CÊNTIMOS E GASOLINA 7 CÊNTIMOS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.