RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VILA REAL: EMÍDIO GOMES TERMINA MANDATO COMO REITOR DA UTAD

Emídio Gomes terminou esta terça-feira o seu mandato como reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para assumir, na quarta-feira, a presidência da Metro do Porto, deixando a academia transmontana mergulhada num impasse institucional. Uma recente decisão judicial anulou a composição do Conselho Geral, o órgão responsável pela eleição do reitor, impedindo, para já, a escolha de um sucessor.

Num comunicado de despedida, Emídio Gomes garantiu deixar uma “casa arrumada” e que não haverá “vazios de poder nem margem para improvisos”, assegurando que os estatutos preveem a continuidade da equipa de gestão. O agora ex-reitor referiu-se aos “focos de conflitualidade latente” e “práticas insidiosas” do recente processo eleitoral, apelando à “sensatez” do Conselho Geral para resolver a situação.

A crise de governação foi despoletada na semana passada, quando o Tribunal Central Administrativo do Norte anulou a eleição dos membros externos do Conselho Geral. O tribunal considerou ilegal a votação por “braço no ar” realizada em março, impondo a sua repetição por voto secreto. Com o órgão por constituir, a eleição do novo reitor fica bloqueada. Tudo indica que a gestão interina será assumida pelo vice-reitor Jorge Ventura.

O último ano do mandato de Emídio Gomes ficou também marcado pela polémica gerada em outubro de 2024, quando o próprio admitiu realizar reuniões à “porta fechada” com alunos para recolher informações pessoais sobre os professores, declarações que na altura foram condenadas por sindicatos e partidos políticos.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

VEJA AINDA:

TRIBUNAL DA RELAÇÃO CONFIRMA ABSOLVIÇÃO NO CASO DA GRÁVIDA DA MURTOSA

Rádio Regional

AIR INVICTUS: ESPERAM-SE UM MILHÃO DE VISITANTES ENTRE 19 E 21 DE JUNHO

Rádio Regional

ALERTA: 100 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

Rádio Regional

VILA REAL PROMOVE ATIVIDADE FÍSICA COM NOVA EDIÇÃO DA NIGHT RUN

Rádio Regional

VILA REAL PROMOVE EMPREENDEDORISMO JUNTO DE ALUNOS DO SECUNDÁRIO

Rádio Regional

PORTUGAL CONTINENTAL EM ALERTA DEVIDO AO AUMENTO DAS TEMPERATURAS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.