Chegaram ao fim as aulas de dança e meditação que animaram o Bairro da Araucária, em Vila Real, durante o verão, no âmbito do projeto “Espaços pela Inclusão”. A iniciativa, que promoveu o bem-estar e o convívio, termina este ciclo, mas o projeto continua no terreno com novas atividades para os moradores.
Desde julho, dezenas de participantes juntaram-se semanalmente no espaço “Bairros da Bila – O Meu Bairro é Top” para sessões gratuitas que combinaram zumba, ritmos latinos e meditação guiada. O objetivo foi proporcionar o acesso a práticas de bem-estar físico e mental, promovendo o movimento, o relaxamento e o convívio.
Para a vereadora da Ação Social e Igualdade, Mara Minhava, o balanço é muito positivo: “Estas aulas abertas à comunidade trouxeram mais dinamismo ao bairro, contribuíram para combater o isolamento e fortaleceram o empoderamento da comunidade”. A vereadora considera que foi “uma forma saudável e inclusiva de ocupar o verão”.
Embora o ciclo de verão tenha terminado, o projeto “Espaços pela Inclusão” não pára. A iniciativa continuará a oferecer novas atividades aos moradores dos bairros da Araucária e da Telheira, como aulas de pilates, workshops de craquelado (técnica de artesanato) e outras ações temáticas, permitindo o desenvolvimento pessoal sem sair do bairro.
Promovido pelo Município de Vila Real e cofinanciado pela União Europeia (NORTE 2030), o projeto visa promover a inclusão ativa dos habitantes através de ações nas áreas da cultura, empregabilidade, bem-estar e coesão social.
Versão Rádio:

