A majestosa Azinheira da Póvoa, um exemplar centenário com 410 anos situado no coração do Planalto Mirandês, foi submetida ao concurso “Árvore do Ano Portugal 2026”. Esta candidatura, promovida pelo Município de Miranda do Douro, visa celebrar um símbolo de resiliência e da profunda ligação entre o Homem e a Natureza neste território.
Classificada como Arvoredo de Interesse Público, esta azinheira é a mais anciã entre todas as que se encontram registadas em Portugal. Localizada no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), a árvore monumental é um testemunho vivo da história do território e sustenta um ecossistema vibrante, servindo de abrigo a inúmeras espécies de fauna e flora.
Mais do que um exemplar botânico, a Azinheira da Póvoa é um “ponto de encontro entre natureza e comunidade” e um ícone da identidade mirandesa, inspirando já eventos e ações de educação ambiental. A sua preservação é assegurada por uma monitorização cuidada da Junta de Freguesia, do Município e da Associação Palombar.
O concurso “Árvore do Ano”, promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, integra-se num movimento europeu que celebra árvores com histórias marcantes e valor cultural excecional. Com esta candidatura, o Município de Miranda do Douro pretende partilhar esta “herança viva” com o país e a Europa, mostrando que uma árvore pode ser “memória, pertença e esperança para as gerações futuras”.
Versão Rádio:
