O FC Porto segurou este domingo a liderança isolada da Liga Portugal Betclic, ao vencer no Estádio do Dragão o Estoril Praia por 1-0, em jogo da 12.ª jornada. O único golo da partida surgiu cedo, aos oito minutos, numa oferta da defesa contrária que o extremo William Gomes não desperdiçou.
O técnico Francesco Farioli surpreendeu ao mexer na equipa (lançando Rodrigo Mora em vez de Gabri Veiga), mas o jogo começou com um susto para os azuis e brancos, com o Estoril a ameaçar logo aos cinco minutos. No entanto, a resposta foi letal: aos oito minutos, um mau passe de Jordan Holsgrove em zona proibida permitiu a William Gomes intercetar a bola e bater Joel Robles para o 1-0.
Apesar da vantagem madrugadora, o FC Porto não conseguiu “matar” o jogo. Borja Sainz desperdiçou duas oportunidades claras ainda na primeira parte e o Estoril, pressionante, ameaçou o empate por João Carvalho.
O intervalo ficou marcado por uma ovação de pé no Dragão, com a homenagem aos cinco jogadores portistas que se sagraram, na passada quinta-feira, campeões do mundo de sub-17 por Portugal (Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Mateus Mide e Duarte Cunha).
Na segunda parte, o FC Porto controlou melhor, mas pecou na finalização, com Samu e Kiwior a falharem o 2-0, o que arrastou o nervosismo até ao apito final.
Com este triunfo, os ‘dragões’ somam 34 pontos, mantendo a liderança isolada. A vitória ganha peso estratégico dado que, na próxima jornada, os rivais diretos defrontam-se no dérbi de Lisboa. O FC Porto tem agora mais três pontos que o Sporting e seis que o Benfica.
Versão Rádio:
