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AUTARCA DE MATOSINHOS DEFENDE A SUBSTITUIÇÃO DA “RESENDE”

O vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos defendeu hoje um ajuste direto com um operador público, por dois anos, como forma de garantir uma solução “segura e estável” nos transportes no concelho a partir de janeiro.

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O vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos defendeu hoje um ajuste direto com um operador público, por dois anos, como forma de garantir uma solução “segura e estável” nos transportes no concelho a partir de janeiro.

“O ajuste direto será uma opção transitória, limitada até dois anos, tratando-se do período necessário para que o operador público, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), possa reunir condições para garantir a gestão integral da operação em Matosinhos”, afirma José Pedro Rodrigues, citado num comunicado.

Em causa está a substituição do operador privado Resende, cujo contrato de concessão termina a 31 de dezembro e que já levou a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, a dizer que a autarquia não tem “condições nem vontade de voltar a prorrogar” a licença face aos incidentes/acidentes com autocarros ocorridos no último ano.

Para o vereador da Mobilidade e Transportes, eleito pela CDU, “tendo em conta a urgência associada ao pouco tempo disponível”, a solução “passa, imediatamente, por um ajuste direto com um operador de serviço público, que garanta, cumulativamente, a integração dos motoristas do atual operador, igual ou melhor rede do que a que está em operação, a melhoria de horários, a melhoria da frota e a manutenção do tarifário Andante em toda a rede”.

“A opção do Pelouro da Mobilidade e Transportes da Câmara de Matosinhos de priorizar a STCP tem em consideração a realidade atual do operador público, nomeadamente o quadro de responsabilidades acrescidas dos municípios na sua gestão, e é uma decisão que permite melhorar o seu desempenho, sua operação e resultados, correspondendo ao compromisso assumido pelos municípios, há cerca que dois anos, quando entenderam partilhar responsabilidades na gestão da empresa, que tomariam medidas para melhorar o serviço da STCP e o seu desempenho”, sublinha José Pedro Rodrigues, sustentando que “esta é a altura de olhar para esse compromisso”.

José Pedro Rodrigues entende que a STCP deve-se assumir como operador interno da Área Metropolitana do Porto (AMP), o que terá “benefícios para todos os municípios no contexto metropolitano” e permite responder “eficazmente a um problema identificado pelo Conselho Metropolitano do Porto (CmP) em julho” do ano passado.

Nessa ocasião, lembra, o CmP “considerou o problema de Matosinhos urgente e excecional”, acrescentando que as suas propostas “reúnem todas as condições para merecer apoio consensual, respondendo aos problemas identificados, melhorando o serviço público de transportes e salvaguardando os postos de trabalho”.

No final da reunião do CmP de sexta-feira, a presidente da Câmara de Matosinhos afirmou estarem a decorrer estudos que permitam demonstrar se se verificam “situações excecionais” que admitam avançar com um ajuste direto para substituir a Resende a partir de janeiro.

Luísa Salgueiro disse aos jornalistas que “está tudo em hipótese”, não existindo “decisões tomadas” quanto ao procedimento concursal que será adotado para que a 01 de janeiro uma outra empresa de transportes esteja a operar em Matosinhos.

“A abertura de concurso público, de acordo com os trâmites exigidos, é incompatível com o ‘timing’ que temos. Porém, os ajustes diretos só são possíveis em situações muito excecionais e, neste momento, estamos a tentar demonstrar que estão verificadas no caso as situações excecionais que a lei prevê para ajuste direto”, referiu Luísa Salgueiro.

A autarca socialista referiu que já poderá levar à próxima reunião do CmP uma proposta concreta sobre o procedimento concursal a adotar.

“O processo está a ser preparado. Estão a ser feitos os estudos jurídicos e técnicos que permitirão a contratação de um novo operador a partir de 01 de janeiro. Assim que estiver concluído, trarei ao Conselho a proposta”, concluiu.

LUSA

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LISBOA: MÁRIO MACHADO CONDENADO A DOIS ANOS E 10 MESES DE PRISÃO EFETIVA

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

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O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

Em causa neste julgamento estavam mensagens publicadas no antigo Twitter (atual X), atribuídas a Mário Machado e Ricardo Pais, em que estes apelavam à “prostituição forçada” das mulheres dos partidos de esquerda, e que visaram em particular a professora e dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

Além de Mário Machado, Ricardo Pais foi condenado a um ano e oito meses de prisão com pena suspensa durante dois anos.

A sentença foi lida esta terça-feira no Juízo Local Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça, depois de, em abril, nas alegações finais, o Ministério Público (MP) ter pedido uma pena de prisão efetiva para Mário Machado.

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BRAGANÇA: IDOSO MORRE EM ACIDENTE DE TRATOR NA FREGUESIA DE SAMIL

Um idoso de 77 anos morreu hoje num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

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Um idoso de 77 anos morreu hoje num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado às 11:49 para um terreno agrícola. O trator terá capotado, provocando graves ferimentos à vítima na cabeça.

Para o socorro foram mobilizados nove operacionais dos bombeiros com três veículos e a equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM. O óbito foi declarado ainda no local pelo médico da VMER. O corpo foi transportado para a morgue do hospital de Bragança, onde vai ser autopsiado.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tomou conta da ocorrência.

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