Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

301 PADRES ACUSADOS DE PEDOFILIA NOS EUA

Uma vasta investigação judicial nos Estados Unidos encontrou provas sólidas contra mais de 300 padres abusadores e identificou pelo menos mil vítimas menores de idade – mas que se crê que sejam muitas mais – que sofreram abuso sexual encoberto pela Igreja Católica na Pensilvânia durante décadas. Grande parte dos acusados, no entanto, não poderão ser levados à justiça.

Online há

em

Uma vasta investigação judicial nos Estados Unidos encontrou provas sólidas contra mais de 300 padres abusadores e identificou pelo menos mil vítimas menores de idade – mas que se crê que sejam muitas mais – que sofreram abuso sexual encoberto pela Igreja Católica na Pensilvânia durante décadas. Grande parte dos acusados, no entanto, não poderão ser levados à justiça.

“Acreditamos que o número real (de menores abusados, inclusive aqueles cujos dossiês se perderam ou que nunca denunciaram por medo) está nos milhares”, destaca o relatório de 1.400 páginas sobre o abuso sexual de menores em seis das oito as dioceses do estado da Pensilvânia, escreve a AFP.

O número atual é mais baixo do que aquele que o grande júri crê ser o real pois houve registos que se perderam e há vítimas com medo de avançar com acusações. Segundo o relatório, mais de 300 padres perpetuaram este abuso num período que se estende desde aos anos 50.

“Para muitas vítimas, esta descoberta faz justiça”, disse à imprensa o procurador geral da Pensilvânia, Josh Shapiro, ao informar sobre as suas descobertas. Shapiro confirmou também que a investigação confirmou um encobrimento sistémico dos crimes por parte de altos funcionários da Igreja Católica, tanto na Pensilvânia como no Vaticano.

“O encobrimento foi sofisticado. E durante este tempo todo, de forma chocante, a liderança da igreja manteve registos do abuso e do encobrimento”, revelou o procurador numa conferência de imprensa na cidade de Harrisburg. De acordo com Shapiro, citado pela Associated Press, “estes documentos, dos próprios ‘Serviços Secretos’ das dioceses, formaram a espinha dorsal desta investigação”.

Grande parte das vítimas são rapazes, houve também raparigas a sofrer abusos que, segundo Shapiro, os funcionários da igreja descreviam “rotineira e propositadamente” como “brincadeiras, lutas e conduta inapropriada”, mas que na realidade envolvia atos de abuso sexual, “incluindo violações”.

Como escreve a NPR, são inúmeros os casos grotescos que perpetrados por alguns padres, desde um padre na diocese de Harrisburg que abusou cinco irmãs, até outro, da diocese de Greenburg, que engravidou uma jovem de 17 anos, casou-se com ela e divorciou-se meses depois.

O grande júri concluiu que vários bispos católicos e líderes de dioceses procuraram proteger a Igreja de má publicidade e de responsabilidades financeiras ao não denunciar os casos à polícia e pressionar as vítimas a não recorrerem às autoridades.

Todo este esforço poderá, todavia, ser em vão no que toca a condenações, já que grande parte dos padres envolvidos já morreram ou podem evitar a detenção dada a prescrição dos casos de acordo com as leis estaduais da Pensilvânia. Para já, apenas dois elementos da Igreja foram formalmente acusados, incluindo um padre que forçava a sua vítima a confessar-se depois de cada sessão de abuso.

Esta investigação já chegou às mais altas instâncias do poder da Igreja Católica nos Estados Unidos. No relatório estão gizadas as conexões que ligam o Cardeal Donald Wuerl (na fotografia) ao encobrimento sistémico dos abusos. Wuerl, que durante décadas foi o bispo de Pittsburgh, lidera agora a arquidiocese de Washington e lançou hoje, 13 de agosto, uma declaração na qual defende ter “agido com diligência, com preocupação pelas vítimas e para prevenir futuros atos de abuso”.

O relatório é publicado, como recorda a AP, pouco depois do Papa Francisco ter retirado o título de cardeal a Theodore McCarrick e tê-lo condenado a uma vida de oração e penitência. Em causa estão acusações de abusos sexuais a rapazes e de conduta sexual com seminaristas adultos.

Wuerl volta a estar sob fortes críticas pois os dados do relatório causam sérias dúvidas quanto ao seu desconhecimento das ações de McCarrick, até porque substituiu-o enquanto arcebispo de Washington em 2006.

INTERNACIONAL

GUERRA: MANOBRAS COM ARMAS NUCLEARES É “PERIGOSO E IRRESPONSÁVEL” – NATO

A NATO classificou como “perigosa e irresponsável” a decisão da Rússia de anunciar que planeia realizar em breve exercícios militares envolvendo armas nucleares táticas.

Online há

em

A NATO classificou como “perigosa e irresponsável” a decisão da Rússia de anunciar que planeia realizar em breve exercícios militares envolvendo armas nucleares táticas.

“A retórica nuclear da Rússia é perigosa e irresponsável. A NATO permanece vigilante”, disse a porta-voz da Aliança Atlântica Farah Dakhlallah, salientando que a postura coletiva dos membros da sua organização é prova da “garantia de proteção de cada centímetro de território aliado”.

A porta-voz lembrou que a Ucrânia tem direito à legítima defesa, consagrado na Carta das Nações Unidas, e insistiu que os aliados “continuarão a apoiar a Ucrânia”.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje às Forças Armadas que realizem manobras com armas nucleares táticas, numa operação que deverá ocorrer “em breve”.

Estes exercícios, nos quais participarão a aviação e a Marinha, poderão realizar-se em território ucraniano, uma vez que o Distrito Militar Sul inclui as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

O Kremlin explicou que as manobras são a resposta a declarações ameaçadoras, entre outras, do Presidente francês, Emmanuel Macron, que tem repetido não descartar o envio de tropas para território ucraniano.

“Eles falaram sobre a vontade e até a intenção de enviar contingentes militares para a Ucrânia, ou seja, de colocar soldados da NATO contra os militares russos. Esta é uma nova espiral de escalada de tensão. É sem precedentes e requer uma atenção especial e medidas especiais”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, numa conferência de imprensa.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA AMEAÇA ATACAR ALVOS BRITÂNICOS SE KIEV USAR ARMAS INGLESAS

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ameaçou hoje que as forças do país podem atacar “qualquer instalação ou equipamento militar britânico em território ucraniano e além” se Kiev usar “armas britânicas” contra alvos na Rússia.

Online há

em

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ameaçou hoje que as forças do país podem atacar “qualquer instalação ou equipamento militar britânico em território ucraniano e além” se Kiev usar “armas britânicas” contra alvos na Rússia.

O ministério russo adiantou em comunicado ter convocado o embaixador britânico em Moscovo, Nigel Casey, para o alertar para esta possibilidade, depois de declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, “sobre o direito da Ucrânia de atacar território russo usando armas britânicas”.

“O embaixador [britânico] foi chamado para refletir sobre as inevitáveis consequências catastróficas de medidas hostis de Londres e refutar imediatamente as declarações beligerantes e provocativas do chefe da diplomacia, da forma mais decisiva e inequívoca”, explicou o Governo russo.

As declarações de David Cameron foram feitas durante uma visita a Kiev, na semana passada, tendo o ministro britânico afirmado que a Ucrânia tinha o direito de usar as armas fornecidas pelo Reino Unido para atacar alvos dentro da Rússia, e que a decisão de o fazer ou não cabia apenas a Kiev.

Segundo o Kremlin (presidência russa), as declarações do ministro britânico reconheceram que o país faz parte de facto do conflito, contradizendo uma garantia dada anteriormente de que armas de longo alcance dadas à Ucrânia não seriam usadas contra a Rússia.

As afirmações de David Cameron “provocaram uma escalada direta do conflito”, considerou o Kremlin.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS