RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

BRAGANÇA APRESENTA PLANO PARA A MOBILIDADE

A iniciativa assinala a Semana Europeia da Mobilidade com o lema “uma nova energia para a mobilidade sustentável” e, segundo divulgou hoje a Câmara Municipal, e visa dotar a cidade de “boas condições” para os cidadãos recorrem menos ao automóvel.

A autarquia transmontana pretende incentivar “o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas”.

O plano está em linha, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, com o trabalho que tem sido desenvolvido para tornar Bragança numa ‘smart city’ (cidade inteligente).

“É importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo, possamos ser cada vez mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos”, considerou.

Na cidade, “será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções ‘smart’, como as passadeiras inteligentes”.

Esta rede “visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis”, de acordo com a autarquia.

As principais alterações previstas para concretizar são a construção de ciclovias na avenida Sá Carneiro, a principal avenida da cidade e que se somam aos 22 quilómetros já existentes, assim como a alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares com o estacionamento em espinha.

Mais espaço para peões e esplanadas é outra das medidas, em que se incluiu também a iluminação LED autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia, na avenida Abade Baçal e na Zona Industrial/Núcleo Empresarial.

A Câmara promete também uma reestruturação dos transportes públicos com a aquisição de dois novos autocarros elétricos que possibilitam o transporte de bicicletas, melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos e um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte.

Será ainda disponibilizada informação em tempo real a quem espera pelos autocarros nos abrigos inteligentes, que terão um sistema próprio de produção de energia.

O plano contempla ainda ‘workshops’ com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta.

Outras das medidas previstas é a “implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho”.

Anunciada está também a atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho, no Parque Natural de Montesinho.

O plano será apresentado, no sábado, no Dia Europeu sem Carros, no centro histórico de Bragança, e a informação ficará disponível durante todo o dia, na praça da Sé, com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”.

Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

Na fotografia; Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: CRIANÇA DE OITO ANOS MORTA PELA MADRASTA

Vítor Fernandes

PORTO: PSP DETÉM DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGA

Rádio Regional

QUATRO DISTRITOS SOB AVISO LARANJA DEVIDO A PREVISÃO DE TROVOADA

Rádio Regional

VILA REAL: AUTARQUIA INSTALA ECRÃ GIGANTE PARA JOGOS DO MUNDIAL 2026

Rádio Regional

LIPOR REGISTA LUCRO DE 8,5 MILHÕES DE EUROS EM 2025

Rádio Regional

TRÁS-OS-MONTES REIVINDICA MAIOR AFIRMAÇÃO DOS SEUS VINHOS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.