Ligue-se a nós

REGIÕES

FEIRA INTERNACIONAL JUNTA CAÇA, PESCA E CASTANHA EM BRAGANÇA

Os três produtos emblemáticos de Bragança são o chamariz, no primeiro fim de semana de novembro, da Feira Internacional do Norte, que junta em torno da Caça, Pesca e Castanha mais de 50 entidades e a comunidade local.

Online há

em

Os três produtos emblemáticos de Bragança são o chamariz, no primeiro fim de semana de novembro, da Feira Internacional do Norte, que junta em torno da Caça, Pesca e Castanha mais de 50 entidades e a comunidade local.

Há 17 anos que a Norcaça, Norpesca e Norcastanha se assumem anualmente como uma montra dos produtos locais com maior peso económico no concelho e que, este ano, entre 1 e 4 de novembro, apresenta “um novo formato”, com atividades “para todos”, segundo Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança.

A autarquia é a promotora do evento, em parceria com várias entidades locais, e está apostada em direcionar a feira para diferentes públicos, desde “especialistas nas diversas áreas temáticas, amantes de caça e da pesca, produtores e interessados na castanha, amantes de deporto, da moda, do artesanato”.

A Câmara pretende dar-lhe “dimensão ibérica”, nomeadamente com a presença dos vizinhos espanhóis, entre os expositores e visitantes, no espaço do Centro Empresarial de Bragança.

“Ao longo dos quatro dias, será possível degustar a gastronomia de excelência da região e, em particular, os três produtos emblemáticos desta época na região: a caça, a pesca e a castanha. Além disso, este ano, com a particularidade de ser palco de diversas atividades diferenciadoras de edições anteriores, desde logo um concerto na noite de dia 3, com a fadista Cuca Roseta, e uma Gincana de Tratores agrícolas, no dia 4 à tarde, tornando este evento representativo, também, do meio rural”, explicou.

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, preside à sessão de abertura da feira, que “pretende ser, igualmente, um momento de debate e reflexão sobre o futuro destes setores na região”.

No primeiro dia, realiza-se o seminário “Norcaça/Norpesca “Potenciar a caça e Pesca na Região Transmontana. Será possível?” e no dia seguinte decorre o XI Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha subordinado ao tema “Castanheiro: o futuro sustentável”.

Bragança está entre os maiores produtores de castanha, sendo a região transmontana responsável por 85% da produção portuguesa. De acordo com dados da organização, “desta produção, 70% a 80% destina-se a mercados externos” e a castanha “é um produto que representa um valor económico de 100 milhões de euros para a região e, naturalmente, com muita importância para o concelho”.

“Somos a Capital da Castanha e esta iniciativa tem como objetivo promover, a nível nacional e internacional, não só este recurso tão valioso, mas também a caça e a pesca, dois setores com dimensão considerável na nossa economia”, acrescentou Hernâni Dias.

A Feira Internacional do Norte reserva também espaço para os mais novos com animação infantil, diversos equipamentos de diversão e com vigilância, e os mais crescidos terão a Parede de Escalada, com o acompanhamento do Exército.

Para apreciadores de falcões e outras aves de rapina, será possível visitar a exposição e assistir a demonstrações de cetraria. Haverá exposições de elementos escultóricos alusivos ao evento elaborados por instituições locais, pintura, fotografia e quadras de S. Martinho.

O certame tem também um espaço de educação ambiental, onde se realizarão oficinas para ensinar a fazer a compostagem doméstica e um Teatro de Rua, que explica como deve ser feita a separação seletiva do lixo.

O desporto e contacto com a natureza são outras das atividades do programa, com a Maratona Ibérica da Castanha em BTT, que conta com 500 inscritos de Portugal e Espanha, a caminhada solidária pedestre “Por entre os Soutos”, cujas inscrições revertem integralmente para a delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e um Circuito de Trator Infantil, cujas receitas revertem a favor da Obra Kolping.

Previsto estão também um passeio micológico, sendo que os cogumelos farão parte das ementas dos 14 restaurantes de Bragança que se associaram à Semana Gastronómica – Caça, Pesca e Castanha, que arranca já no sábado.

Veja aqui o cartaz:

REGIÕES

AVEIRO: ATLETA MORREU EM MARATONA APÓS PARAGEM CARDIORRESPIRATÓRIA

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Online há

em

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Segundo a fonte, o incidente ocorreu ao quilómetro 33, a vítima foi assistida no local e transportada ainda com vida para o hospital onde acabou por morrer.

O atleta era português, residente na Grande Lisboa, acrescentou.

O vencedor da maratona foi o marroquino Mohamed Chaaboud, com o tempo de 02:09:19.290.

O atleta português melhor classificado nesta prova foi Carlos Costa que chegou à meta em quinto lugar.

A maratona levou a Aveiro mais de 20 mil pessoas, de 91 nacionalidades diferentes.

Organizada pela Global Sport, promovido pelo Município de Aveiro e Turismo do Centro de Portugal e com o apoio do Município de Ílhavo, a prova dividiu-se em quatro distâncias: a maratona, 42 quilómetros, a meia-maratona, 21 quilómetros, corrida, 10 quilómetros, e a caminhada, 5 quilómetros.

LER MAIS

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS