REGIÕES
DERRAME DE UM ÁCIDO TÓXICO NO MAR JUNTO AO PORTO DE LEIXÕES
A imprensa está avançar que uma carga de ácido fórmico, substância tóxica e inflamável, derramou para o mar esta segunda-feira à tarde no porto de Leixões.

Uma carga de ácido fórmico, substância tóxica e inflamável, derramou para o mar esta segunda-feira à tarde no porto de Leixões.
Tudo aconteceu perto das 13 horas, quando o ácido que estava num contentor de um navio derramou, sendo esta substância conhecida como sendo muito tóxica e solúvel em água. O ácido fórmico tem um odor irritante e tem cor levemente avermelhada.
A Administração do Porto de Leixões confirmou, entretanto, o derrame ao JN, notando que, embora não seja “contaminante”, houve libertação de gases, pelo que ativou o plano de contingência.
“Hoje, pela manhã, o Porto de Leixões recebeu o navio HSL Porto da Maersk, que transportava um contentor com um ligeiro derrame de ácido fórmico. Este ácido não é contaminante. No entanto, verificou-se libertação de gases, pelo que a APDL tomou de imediato conta da ocorrência e ativou as medidas de contingência habituais, tendo sido envolvida a Proteção Civil, de forma a acompanhar o descarregamento do contentor do navio”, explicou a APDL.
Para o local deslocaram-se os bombeiros de Matosinhos/Leça, os Sapadores do Porto, inclusive com uma viatura de controlo ambiental, e também bombeiros da Feira.
CARLA SOARES | JN
