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HELICÓPTERO INEM: NOVOS DADOS REVELAM 384 METROS DE ‘TERROR’

Investigação diz que foram 384 metros de terror para lá dos limites humanos.

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Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves cumpriu com o prometido, e no prazo de 72 horas tornou pública a “Nota Informativa” que revela um conjunto de novos dados no âmbito da investigação do acidente do helicóptero ao Serviço do INEM; um Agusta A109S com a matrícula I-EITC.

Deste novo documento, consegue-se apurar e esclarecer com clareza alguns dos procedimentos antes do momento do acidente, e apura-se que “ … o piloto, conforme procedimento do operador, antes de descolar, contactou o mecânico localizado na sua base de Macedo de Cavaleiros, declarando intenção de iniciar o voo dentro de alguns minutos, depois das condições meteorológicas melhorarem … esta informação foi também transmitida ao prestador de serviço de tráfego aéreo do Porto onde declarou que, caso as condições meteorológicas em Baltar não permitissem a aterragem, regressaria à cidade do Porto para o aeroporto do Porto, LPPR … depois de descolar, a tripulação seguiu uma rota praticamente direta entre Massarelos e Baltar, subindo até aos 1300 pés (396,2 metros) e atingindo 130 nós (240,7 km/h) de velocidade cruzeiro …

O relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, esclarece que a aeronave terá embatido pelas 18:40 com a antena emissora da Média Capital instalada e licenciada na Serra de Santa Justa (Valongo).

A antena em questão tem 66 metros de altura, e apesar de possuir um sistema de iluminação/sinalização instalado, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves não considera claro que no momento do acidente esse sistema de iluminação/sinalização estivesse a funcionar.

A Rádio Regional questionou ainda técnicos de radiodifusão de outras estações de rádio, que pediram anonimato, garantiram “ser muito difícil afirmar que uma determinada luz está em funcionamento, já que esse tipo de iluminação sinalizadora tem um tempo de vida útil, e mesmo assim pode avariar a qualquer momento …“; dizem ainda os especialistas que “… salvo tenham um técnico permanente em cada local, é muito difícil garantir que essa iluminação estava efectivamente a funcionar …“.

O relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes descreve ainda os momentos seguintes à colisão com a antena da Média Capital: “ … após a colisão das pás do rotor principal com o mastro da antena e nas espias superiores, a cabine do helicóptero colidiu ainda com outras duas espias de travamento da torre … devido ao impacto, iniciou-se uma desintegração continuada de carenagens e outros painéis, bem como a separação de uma das pás do rotor principal, devido ao desbalanceamento do mesmo …“.

Os momentos seguintes são a descrição de momentos de terror, segundo o relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes, o helicóptero começou a desintegrar-se no ar espalhando destroços por uma área de 24 mil metros quadrados, iniciando uma trajectória mortal colidindo com o terreno a 384 metros na antena a uma aceleração considerada acima da tolerância humana resultando um impacto sem hipótese de sobrevivência.

Esclarece ainda o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves; que o helicóptero possui um sistema de localização de emergência, que se ativou automaticamente, mas que dada a intensidade da desintegração da aeronave o referido “localizador” não funcionou correctamente; dificultando assim a localização dos destroços.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves esclarece ainda que continuará a desenvolver uma análise minuciosa a todos os aspectos envolventes à queda da aeronave, com especial atenção ao funcionamento da aeronave pré-acidente, incluindo análise de dados dos motores com o fabricante;  os procedimentos da tripulação; a envolvente meteorológica; os fatores humanos e organizacionais envolvidos na operação HEMS; o enquadramento legal/regulamentar e sua aplicação prática relativamente aos requisitos de exploração e monitorização do funcionamento do balizamento dos obstáculos à navegação aérea.

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IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

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Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

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SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

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O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

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