RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ATAQUE DE HACKERS FALHOU POR … ‘ENGANO’

Um ataque informático lançado por hackers palestinianos a cibernautas israelitas falhou miseravelmente. Um erro de programação dos “piratas” informáticos levou a que o vírus não tivesse o efeito pretendido.

Hackers palestinianos lançaram um ataque ransomware, um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio, cobrando um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

O ataque lançado este sábado revelou-se no entanto inútil, apesar de ter afetado inúmeros sites israelitas. O método usado passou por “contaminar” os registos de DNS da Nagich, um serviço web que fornece a vários sites um widget de acessibilidade para pessoas com deficiências de leitura.

Através desse widget, os piratas conseguiam incorporar o vírus em diversos sites. A mensagem “#OpJerusalem, Jerusalém é a capital da Palestina”, relativa à acesa discussão sobre a soberania do estado, era exibida no ecrã dos utilizadores.

Depois disso, seria feito o download automático do ficheiro “flashplayer_instal.exe”, que estaria contaminado com o ransomware. O que acabou por falhar, uma vez que o ficheiro nem se quer era descarregado. Tudo por causa de um erro de código.

De acordo com o ZDNet, a falha na programação do software nocivo falhou devido a um pequeno, mas fatal, erro. Segundo o código, o download não era feito, caso o sistema operativo do utilizador fosse diferente de “Windows”.

Tudo bem até aqui, não fosse o facto de nenhum utilizador ser apenas “Windows”. Todos têm uma variante relativa ao número da versão do sistema operativo: XP, Vista, 10, etc. O erro foi alertado nas redes sociais por vários utilizadores do Twitter.

A Nagich, responsável pelo widget, conseguiu resolver o problema até ao fim do dia e todos os sites afetados voltaram à normalidade. O tiro acabou por sair pela culatra aos hackers, mas a mensagem fez-se passar.

ZDNET | ZAP

VEJA AINDA:

MUNDIAL 2026: MÉXICO VENCE ÁFRICA DO SUL NO JOGO DE ABERTURA

Rádio Regional

DISPOSITIVOS DE VAPING UTILIZADOS PARA CONSUMO DE DROGAS SINTÉTICAS

Rádio Regional

ZERO ALERTA PARA PEGADA AMBIENTAL DO MUNDIAL DE FUTEBOL NA AMÉRICA DO NORTE

Rádio Regional

INVESTIMENTO MUNDIAL EM ARMAS NUCLEARES ATINGE RECORDE DE 103 MIL MILHÕES

Rádio Regional

OPEP+ AUMENTA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM 188 MIL BARRIS DIÁRIOS EM JULHO

Rádio Regional

PREÇOS DO PETRÓLEO SOBEM QUASE 5% APÓS ESCALADA NO MÉDIO ORIENTE

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.