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AÇORES: APOIOS DE 500 MIL EUROS PARA AQUISIÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS

A secretária regional da Energia do Governo dos Açores avançou hoje, à margem da apresentação do Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores (PMEA), que o executivo pretende disponibilizar 500 mil euros para comparticipar a compra de veículos elétricos.

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A secretária regional da Energia do Governo dos Açores avançou hoje, à margem da apresentação do Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores (PMEA), que o executivo pretende disponibilizar 500 mil euros para comparticipar a compra de veículos elétricos.

“Temos de cumprir as várias etapas que esses processos obrigam. Os 500 mil euros são uma proposta do Governo, que naturalmente tem de ter validade na Assembleia Legislativa. Hoje fica em consulta pública o decreto regulamentar regional que nos permite já definir os valores que serão apoiados”, afirmou Marta Guerreiro, destacando que é necessária a consulta pública para depois “sair em resolução de Governo os valores concretos” dos apoios.

O PMEA prevê incentivos financeiros para pessoas individuais, organizações e empresas que adquirem veículos elétricos, incentivos esses que poderão ser acumulados com os do Governo da República.

“O nosso objetivo é muito claro: que os açorianos sejam bastante incentivados para a aquisição de uma viatura elétrica, por isso é que também se prevê que sejam cumulativos com os incentivos nacionais e, portanto, termos aqui um local nacional que maximiza os apoios possíveis”, avançou a governante, assegurando que “no próximo ano já vai ser possível ter o apoio” do Governo Regional.

Nos incentivos não financeiros, o PMEA também prevê a construção de carregamentos para viaturas elétricas em todas as ilhas dos Açores até final do ano, num processo que teve início em outubro de 2018.

“Tivemos dois concursos públicos: o primeiro para a definição dos locais e um segundo para a adjudicação às empresas dos mesmos. O segundo concurso diz respeito às localizações que ficaram definidas na primeira fase e o que nós contratualizamos na sequência desse concurso público foi a colocação de oito postos até final desse ano e os restantes oito no primeiro semestre de 2019, sendo que este ano todas as ilhas ficam com pelo menos um ponto de carregamento rápido”, afirmou.

Na apresentação do PMEA, a diretora regional da Energia, Andreia Carreiro, além dos incentivos financeiros e não financeiros, destacou a estratégia de sensibilização para a mobilidade elétrica junto da população, através da realização de incitativas nas escolas e de prémios para projetos inovadores na área.

Andreia Carreiro também assinalou que está contemplado no PMEA a implementação da mobilidade elétrica na administração pública regional, através da eletrificação da frota pública.

Estão ainda previstas majorações para quem apresentar um comprovativo de abate de uma viatura a combustão interna.

Em 2024, o Governo Regional prevê existirem 1.568 veículos elétricos na região comparticipados por esses apoios, sendo que, num “cenário otimista”, esse número poderá chegar aos três mil.

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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