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PORTO: UMA REFERENCIA NO ENSINO SUPERIOR QUE JÁ ATRAIU 5 MIL ESTRANGEIROS

O “ensino de qualidade” das faculdades da Universidade do Porto, a escolha da “cidade como referência” e a facilidade em comunicar, foram alguns dos motivos que levaram mais de cinco mil estudantes internacionais a escolherem a instituição para estudar.

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O “ensino de qualidade” das faculdades da Universidade do Porto, a escolha da “cidade como referência” e a facilidade em comunicar, foram alguns dos motivos que levaram mais de cinco mil estudantes internacionais a escolherem a instituição para estudar.

A reitoria da Universidade do Porto abriu hoje portas para acolher os vários estudantes internacionais que, recém-chegados à cidade, se preparam para, durante os próximos seis a 12 meses, frequentar os diferentes cursos da academia.

Na sessão de boas-vindas, marcada pela presença de 400 recém-chegados, a estudante brasileira Fernanda Oliveira, de 22 anos, disse à Lusa, que foi o “ensino de qualidade e de referência” do curso de Ciências da Educação que a levou a escolher a instituição portuense.

“Tive uma bolsa de estudo de 10 mil reais (cerca de 2.200 euros), o que me impede de ficar mais do que seis meses na cidade”, lamentou.

Até ao momento, e desde o início do ano letivo, chegaram à Universidade do Porto 5.347 estudantes internacionais, a sua maioria proveniente de países como o Brasil, Espanha, Itália, Moçambique e Alemanha, sendo que neste momento representam 20% dos estudantes da academia.

Também na sessão, o estudante de arquitetura Francisco, proveniente do Equador, contou à Lusa, que já tinha tido conhecimento da universidade através de vários colegas, mas que foi a cidade que o “encantou”.

“Estou a adorar o Porto, é uma cidade de grande referência e aqui a língua não é um entrave também”, salientou o jovem de 23 anos, adiantando que aproveitou os últimos dias para conhecer os locais mais turísticos da cidade.

Segundo a Universidade do Porto, dos 5.347 estudantes internacionais, 1.547 são de mobilidade e estão, neste momento, a frequentar o primeiro semestre, sendo que os restantes são estudantes de grau, ou seja, frequentam todo o curso.

Em declarações à Lusa, a propósito da sessão de boas-vindas, o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, explicou que os estudantes de grau optam, na sua maioria, pelas áreas de engenharia e das ciências exatas, sendo que a escolha dos estudantes de mobilidade é “generalizada por todos os cursos”.

À Lusa, o reitor da Universidade do Porto lamentou o facto de o curso de medicina ser “vedado por lei” a estes estudantes, admitindo que, caso a “proibição fosse levantada” pela tutela, seria uma vantagem financeira para as instituições.

“Estamos convictos que se fosse possível abrir as áreas da saúde a estudantes estrangeiros, isso levaria a um aumento ainda maior da procura. Se fosse levantada a proibição da lei, poderíamos introduzir pessoas com outro ‘background’ e também seria importante, do ponto de vista financeiro, porque estes estudantes internacionais pagam propinas muito mais elevadas do que os estudantes nacionais”, concluiu.

Até ao final deste ano letivo, a Universidade do Porto, espera receber mais de seis mil estudantes internacionais, uma vez que aos 5.347 ainda acrescem os estudantes de mobilidade que vão frequentar a instituição durante o segundo semestre.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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MARCO DE CANAVESES: AUTARQUIA VAI CONSTRUIR 30 CASAS DE RENDA ACESSÍVEL

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

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Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

O novo complexo habitacional em Rio de Galinhas, para habitação acessível, contará com 24 apartamentos de tipologia T2 e seis T4.

Segundo informa o município do distrito do Porto, o prazo de construção é de um ano e três meses e o preço base para a empreitada está estimado em 2,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Nos próximos meses, vamos construir 130 novas habitações e reabilitar 104 já existentes, ou seja, vamos ficar com mais do dobro da habitação pública acessível”, destacou a presidente da Câmara, Cristina Vieira, indicando que serão beneficiadas cerca de 240 famílias.

Segundo a autarquia de Marco de Canaveses, a Estratégia Local de Habitação prevê no concelho um investimento próximo dos 16 milhões de euros, com financiamento garantido a 100%, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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