Ligue-se a nós

REGIÕES

PORTO: MAIS DE DOIS MIL JOVENS JÁ USUFRUEM O PASSE GRATUITO

Mais de 2.300 jovens com idades entre os 13 e os 15 anos residentes no concelho do Porto já beneficiam do título de transporte gratuito “Porto.13-15”, criado pela autarquia como complemento ao passe Sub13.

Online há

em

Mais de 2.300 jovens com idades entre os 13 e os 15 anos residentes no concelho do Porto já beneficiam do título de transporte gratuito “Porto.13-15”, criado pela autarquia como complemento ao passe Sub13.

Os formulários de adesão começaram a ser distribuídos pelas escolas do concelho no final de junho, tendo, até ao momento, sido emitidos 2.382 passes, revelou hoje à Lusa a Câmara do Porto.

Questionado pela Lusa, o município salienta, contudo, que só no final do mês de outubro, “com a estabilização do número de títulos emitidos, será possível aferir de forma mais objetiva o impacto financeiro real desta medida”, cujo custo inicial apontado era de um milhão de euros.

A autarquia anunciou, em fevereiro, o alargamento do passe gratuito para os residentes e estudantes até aos 15 anos, estimando, à data, que a medida possa abranger cerca de 8.000 jovens.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, numa reunião do Conselho Metropolitano do Porto, onde explicou que esta medida estava já a ser estudada há algum tempo.

“A Câmara vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade. Esta medida que será implementada no Porto junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes publico da Área Metropolitana”, referia um comunicado que foi distribuído durante a reunião daquele órgão.

Na mesma nota, o município sublinhava que, tendo como expectável o impacto positivo da gratuitidade até 12 anos, a autarquia entendeu “ir mais longe, assumindo o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade”.

De acordo com a página oficial da Câmara na Internet, “o Porto.13-15 é um cartão Andante exclusivo do Município do Porto para jovens entre os 13 e 15 anos que permite a utilização gratuita dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, num limite de 3 zonas, mediante validação do cartão em todas as viagens”.

Já no âmbito do passe Sub13, criado no âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, foram emitidos na Área Metropolitana do Porto (AMP) 9.964 títulos, 5.516 no mês de setembro e 4.448 até sexta-feira.

Como a Lusa noticiou na segunda-feira, o município do Porto é aquele que concentra o maior número deste tipo de títulos, com um total de 1.317, no conjunto dos meses de setembro e outubro.

Contudo, e mais de um mês e meio após a entrada em vigor do passe Sub13, há ainda cinco dos 17 municípios da AMP em que não foi emitido qualquer título.

É o caso dos concelhos de Arouca, Trofa, Póvoa de Varzim, São João da Madeira e Vale de Cambra, que até sexta-feira – e de acordo com os dados fornecidos à Lusa pela AMP – não contabilizavam a emissão de nenhum passe Sub13, título de transporte gratuito para as crianças entre os 4 e os 12 anos.

Também nos municípios de Espinho (1), Santa Maria da Feira (1), Santo Tirso (7), Oliveira de Azeméis (21) e Vila do Conde (24) o número destes passes emitidos é quase residual, pese embora a medida tenha entrado em vigor em toda a região no início de setembro.

Já nos municípios de Vila Nova de Gaia foram emitidos 1.270 títulos e em Matosinhos 781.

Seguem-se os concelhos de Gondomar (356), Maia (219), Valongo (217) e Paredes (201), onde número de passes Sub13 não chega, mesmo somados, aos mil.

No início de setembro, a AMP reconhecia os “atrasos” nos pedidos de emissão deste título, garantindo, à data, estar “a colaborar de forma a agilizar todo o processo e minimizar eventuais problemas para a população”.

Na altura, aquela entidade acrescentava que, nos casos em que não fosse possível a aplicação deste procedimento, a emissão dos passes Sub13 seria efetuada da forma habitual, através dos pontos de venda Andante a partir de 15 de outubro.

REGIÕES

BARCELOS: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA 21 SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGA

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Online há

em

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página da Internet, a procuradoria acrescenta que um dos arguidos foi ainda acusado de um crime de detenção de arma proibida.

O MP considerou indiciado que os arguidos se organizaram entre si para proceder à venda de cocaína, canábis e MDMA na zona de Barcelos, no distrito de Braga.

O tráfico terá ocorrido entre o final de 2022 e o dia 18 de outubro de 2023.

Ainda segundo o MP, a liderança do grupo cabia a um dos arguidos e à sua companheira, contando ainda com a colaboração do irmão e mãe desta.

“Os outros arguidos angariavam clientes e intermediavam a liderança do grupo com os indivíduos que procediam à venda direta a consumidores, constituindo estes outro grupo de arguidos”, refere ainda a nota da procuradoria.

LER MAIS

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS