Ligue-se a nós

REGIÕES

VILA REAL: VOLUNTÁRIOS FABRICAM E DISTRIBUEM MÁSCARAS

Voluntários, câmaras e juntas estão a fazer e distribuir máscaras sociais e cirúrgicas pela população, em várias iniciativas que atravessam o distrito de Vila Real e que visam prevenir e travar a covid-19.

Online há

em

Voluntários, câmaras e juntas estão a fazer e distribuir máscaras sociais e cirúrgicas pela população, em várias iniciativas que atravessam o distrito de Vila Real e que visam prevenir e travar a covid-19.

No concelho duriense de Mesão Frio, Rosa Marques, 54 anos, está a costurar máscaras sociais em sua casa.

É colaboradora do Centro Escolar de Mesão Frio, mas, devido à pandemia e ao encerramento da escola, está em regime de trabalho domiciliário e, desde há uma semana, que está a fazer máscaras sociais para a câmara.

Foi modista antes de ir trabalhar para o centro escolar e aceitou, agora, o novo desafio que lhe foi lançado. À agência Lusa afirmou hoje que está a desempenhar uma tarefa que adora e que é, também, um contributo na luta contra a covid-19.

Já fez 70 máscaras, em vários padrões, em tecido 100% algodão e duplo e com uma abertura para a colocação de um filtro.

“Adoro mexer com tecidos, fazer trabalhos com tecidos. Faço aos sábados e domingos, não está a custar nada”, salientou.

Segundo a Câmara de Mesão Frio, as primeiras máscaras destinam-se para a proteção individual de todos os seus colaboradores.

Numa segunda fase de produção, o objetivo é oferecê-las à população do concelho, com prioridade para os grupos de risco, particularmente pessoas com mais de 65 anos, com doenças crónicas e em estados de imunossupressão.

Esta medida surge no âmbito das recomendações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), relativamente ao uso generalizado de máscaras em espaços coletivos fechados, sendo uma medida complementar ao distanciamento social, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

Nove costureiras voluntárias da Cruz Vermelha Portuguesa estão também a fazer máscaras sociais para distribuir pelos idosos e mais vulneráveis do concelho de Santa Marta de Penaguião.

O objetivo é que este equipamento de proteção chegue a quem mais precise de se proteger da covid-19, por ser idoso ou doente, ou quem mais necessite de sair de casa.

A Cruz Vermelha já entregou as primeiras cerca de 550 máscaras às juntas de freguesias e o objetivo é chegar, para já, às 1.500. O trabalho irá sendo feito de acordo com as necessidades e o evoluir da pandemia.

Em Boticas, o movimento “Apoiar Boticas” mobilizou-se para fazer máscaras sociais, em tecido e de caráter reutilizável, distribuindo-as gratuitamente à população.

Este grupo foi criado através da rede social Facebook, contou com a cedência de materiais de forma gratuita e o trabalho voluntário de costureiras, e já produziu e distribuiu 250 máscaras sociais.

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Dornelas, também no concelho de Boticas, distribuiu pela sua população perto de 300 máscaras sociais reutilizáveis, que integraram um “kit” composto ainda por filtros de substituição e máscaras cirúrgicas.

Este ‘kit” estava acompanhado de uma explicação do método de lavagem e desinfeção das máscaras.

A Câmara de Sabrosa está a distribuir três mil ‘kits” de proteção individual à população, que contêm máscara cirúrgica e álcool gel desinfetante.

O objetivo, de acordo com a autarquia, é levar este equipamento a todas as famílias do concelho para prevenir o aumento de casos de Covid-19.

A distribuição começou pelas freguesias mais distantes da sede de concelho e está a ser feita com o apoio de todas as juntas de freguesia.

De acordo com o boletim da DGS sobre a pandemia, o distrito de Vila Real regista hoje 265 casos positivos de covid-19. O concelho com o maior número de infetados é Vila Real com 151, seguido do Peso da Régua com 52 doentes e Chaves com 25.

Segundo a DGS, Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção.

REGIÕES

SINTRA: JOSÉ CASTELO-BRANCO DETIDO POR SUSPEITAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Guarda Nacional Republicana deteve hoje a figura do “jet-set” José Castelo-Branco por suspeitas de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein, informou à agência Lusa fonte da corporação.

Online há

em

A Guarda Nacional Republicana deteve hoje a figura do “jet-set” José Castelo-Branco por suspeitas de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein, informou à agência Lusa fonte da corporação.

Segundo a mesma fonte, José Castelo-Branco vai ser ainda hoje presente ao juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que o Ministério Público (MP) abriu uma investigação sobre alegados crimes de violência doméstica contra a figura do “jet-set” Betty Grafstein por parte do marido, José Castelo-Branco.

“Confirma-se a receção da denúncia aludida. A mesma deu origem a inquérito que se encontra em investigação na Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa”, referiu a PGR, na altura.

De acordo com várias notícias, a denúncia deste crime público foi enviada ao MP por profissionais médicos do Hospital da Cuf de Cascais, onde norte-americana Betty Grafstein, de 95 anos, se encontra internada há cerca de duas semanas com uma fratura no fémur e ferimentos no braço esquerdo, tendo sido a própria a contar os incidentes aos profissionais de saúde, alegando que o marido a teria empurrado.

Entretanto, José Castelo-Branco já veio desmentir qualquer agressão e dizer que as denúncias de violência doméstica contra a mulher, com quem está casado há quase 30 anos, “são ridículas”.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: JUDICIÁRIA DETEVE LÍDER DE REDE CRIMINOSA DE TRÁFICO DE DROGA

A Polícia judiciária (PJ) está a realizar hoje na zona do Porto uma operação em “larga escala” de combate ao tráfico de droga, que prevê a detenção de cerca de 10 suspeitos, incluindo o líder desta rede criminosa.

Online há

em

A Polícia judiciária (PJ) está a realizar hoje na zona do Porto uma operação em “larga escala” de combate ao tráfico de droga, que prevê a detenção de cerca de 10 suspeitos, incluindo o líder desta rede criminosa.

Fonte judicial explicou à agência Lusa que o alegado líder desta rede internacional de tráfico de droga é um ex-PSP, conhecido por ‘Joca’, acrescentando que a mesma seria das mais importantes a atuar neste momento no país.

Segundo a mesma fonte, o estupefaciente seria importado “em grandes quantidades” da América Latina para venda e comercialização na região norte do país, sobretudo no Grande Porto.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS