RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

ALQUEVA: CENTRAL SOLAR FLUTUANTE INAUGURADA HOJE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa, um investimento de seis milhões de euros, é inaugurada esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

A inauguração está marcada para as 10h30, entre os concelhos de Portel (Évora) e Moura (Beja), seguindo-se uma visita de barco à central solar flutuante, de acordo com a EDP.

A central solar flutuante é constituída por “perto de 12 mil painéis fotovoltaicos” e foi deslocada, em 5 de maio, desde a margem até à zona definitiva da albufeira, explicou à agência Lusa a EDP, em esclarecimentos prestados através de correio eletrónico.

Aí, “foi ancorada para ser posteriormente ligada à rede” e entrar em operação este mês, acrescentou a empresa, indicando que a central “levou cerca de sete meses a ser montada e a entrar em operação”.

Há cerca de cinco anos, a EDP lançou o então primeiro projeto de solar flutuante numa albufeira de barragem a nível mundial, no Alto Rabagão, no distrito de Vila Real, “cujo sucesso permite agora alavancar projetos de maior escala”.

O projeto do Alqueva é “o maior parque solar flutuante em albufeira de barragem na Europa”, realçou a empresa portuguesa, “pioneira a nível europeu no desenvolvimento da tecnologia de solar flutuante”.

VEJA AINDA:

ALTO MINHO: FALTA DE CHUVA ATÉ FINAL DE AGOSTO AMEAÇA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Lusa

VIMIOSO: AUTARQUIA INDIGNADA COM A E-REDES DEVIDO AOS CORTES DE ENERGIA

Lusa

SECRETÁRIA DE ESTADO DIZ QUE UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO DA PSP SÃO PARA MANTER

Lusa

PORTO: PSP CONFIRMA AUMENTO DA CRIMINALIDADE GRAVE EM 2021

Lusa

AVEIRO: ASAE APREENDEU 3.665 CAPACETES POR FALTA DE SEGURANÇA

Lusa

HOMEM E MULHER DETIDOS POR SUSPEITA DE FOGO EM GUIMARÃES E PÓVOA DE LANHOSO

Lusa