Connect with us

REGIÕES

ARRANCAM OS ENCONTROS INTERNACIONAIS DE MÚSICA DA CASA DE MATEUS

Uma conferência pelo musicólogo Rui Vieira Nery abre hoje os XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, em Vila Real, seguindo-se “Um Serão com Bach”, com António Carrilho (flauta) e Helena Marinho (pianoforte).

Data:

em

Uma conferência pelo musicólogo Rui Vieira Nery abre hoje os XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, em Vila Real, seguindo-se “Um Serão com Bach”, com António Carrilho (flauta) e Helena Marinho (pianoforte).

“Os Cursos de Mateus e o Movimento de Música Antiga em Portugal” é o título da conferência de Vieira Nery, na qual irá demonstrar “o jogo de influências mútuas que tornou Mateus numa referência incontornável do desenvolvimento da Música Antiga em Portugal ao longo das últimas décadas”, segundo comunicado da organização.

À conferência, segue-se, na capela da Casa de Mateus, o primeiro concerto da programação, “Um Serão com Bach”, com António Carrilho (flauta) e Helena Marinho (pianoforte).

Os XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus têm previsto cinco concertos, uma conferência e aulas de instrumento, voz, música de câmara, ensemble instrumental e vocal.

Os encontros, que se prolongam até dia 18, “juntam mais de três dezenas de músicos em torno das ideias de transmissão e estudo intensivo de instrumento, voz e diferentes agrupamentos de câmara nos domínios da música antiga e barroca”, segundo comunicado da Fundação da Casa de Mateus (FCM).

O evento tem direção artística do musicólogo Ricardo Bernardes, consultor da FCM para a área de Música, e pedagógica do flautista António Carrilho, sendo um “tempo de azáfama em torno da música, da sua aprendizagem avançada e da sua fruição”.

Entre os participantes deste ano, a organização destaca o cravista Jacques Ogg, professor do Real Conservatório da Haia e diretor da Lyra Baroque Orchestra.

Jacques Ogg dirigirá uma classe de cravo e participa no concerto “L’Art de Toucher le Clavecin”, que se realiza no dia 16 de agosto, na capela da Casa de Mateus, edificada no século XVIII, nos arredores de Vila Real.

“Ao longo dos Encontros, professores e alunos desdobram-se em concertos e recitais que nos revelam um repertório plural. Das obras de compositores barrocos portugueses menos conhecidos do grande público, como Pedro de Araújo ou João Rodrigues Esteves, até Antonio Vivaldi, e à família Bach ou à contemporânea Ella Macens”, que são oportunidades “de sentir o virtuosismo de músicos excecionais”, segundo a fundação.

A programação prevê a apresentação do quarteto australiano de flauta de bisel The Judgement of Paris, composto por Aimee Brown, Ingrid Fittler, Isabelle Palmer e Peter Petocz, no dia 14 de agosto às 19:00, na capela, um concerto de música de câmara, pelos participantes nos encontros, no dia 17, às 19:00, na igreja paroquial de Mateus, e o concerto de encerramento, no dia 18, às 19:00, na capela da casa.

O concerto de encerramento divide-se em duas partes: a primeira dedicada à música de câmara e a segunda pelos participantes na aula de ensemble vocal, sob a direção de Ricardo Bernardes e Marcio Soares Holanda.

Nos diferentes cursos estão inscritos mais de 30 músicos, sendo as aulas de canto e flauta de bisel as que registam maior número de participantes, segundo a organização. A classe de canto barroco é orientada pela soprano argentina Maria Cristina Kiehr, e a de flauta de bisel por António Carrilho.

Os outros orientadores são Enrico Gatti, na classe de violino barroco, Jacques Ogg, na de cravo, Helena Marinho, em pianoforte (aberto a pianistas e cravistas), Raquel Cravino, em violino barroco e repertório barroco adaptado ao violino moderno, Michio Ohara, em correpetição em cravo e pianoforte, Ricardo Bernardes, em ensemble vocal, e Marcio Soares Holanda, em preparação técnica do ensemble vocal.

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 14 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 14 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 14 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 17 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 20 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 22 horas

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 1 dia

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS