Ligue-se a nós

NACIONAL

ASSOCIAÇÃO DEFENDE DEVOLUÇÃO DE CÃES ERRANTES À ORIGEM APÓS ESTERILIZAÇÃO

A associação Animais de Rua defende o alargamento aos cães do programa de captura, esterilização e devolução (CED) aos locais de origem, considerando que essa é uma das soluções para o problema das matilhas selvagens.

Online há

em

A associação Animais de Rua defende o alargamento aos cães do programa de captura, esterilização e devolução (CED) aos locais de origem, considerando que essa é uma das soluções para o problema das matilhas selvagens.

A portaria, que regula a lei de 2016 que aprovou medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e estabeleceu a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, apenas prevê a existência de “programas de captura, esterilização e devolução (CED) ao local de origem” para “gatos errantes”.

“A existência de animais errantes deve ser evitada mediante a promoção da sua captura, esterilização e adoção e pela implementação de programas de captura, esterilização e devolução, no caso de colónias de gatos, eliminando-se, progressivamente, no prazo de dois anos a contar da data da entrada em vigor da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, o recurso ao seu abate como forma de controlo da população de animais errantes”, estabelece o número 1 do artigo 3.º da portaria 146/17.

“É uma portaria vergonhosa, que apenas exceciona os gatos. Não podemos esterilizar, recolher e devolver os cães aos locais de origem, como se faz nas colónias de gatos”, salientou à agência Lusa Ana Duarte Pereira, da associação Animais de Rua.

HOUVE UM AUMENTO DE MATILHAS DE CÃES SELVAGENS? NINGUÉM SABE

Sem números oficiais disponíveis, Ana Duarte Pereira disse não ser possível afirmar se houve ou não um aumento de matilhas de cães selvagens nos últimos anos, embora agora se ouça falar mais desse problema. “As pessoas estão mais despertas, falam nas redes sociais, ligam para as câmaras, mas não sei se há um maior número de cães nas ruas”, referiu.

Ressalvando que o diploma que proibiu o abate de animais errantes é “uma ótima lei” e que, de forma alguma, a associação Animais de Rua quer que “se ande para trás” nesta matéria, a responsável apontou o alargamento dos programas CED como uma solução para o problema das matilhas selvagens que causam “um grande alarme social”.

Apesar de ser muito mais difícil e moroso capturar cães errantes do que gatos, explicou, isso já se faz. Depois da captura, tal como acontece com os gatos, os cães deveriam ser vacinados e esterilizados e, posteriormente, devolvidos aos locais de origem, com a designação de “um cuidador” que ficaria responsável pela sua alimentação, entre outros cuidados.

“As matilhas normalmente já têm cuidadores, têm abrigo e alimento”, afirmou Ana Duarte Pereira, explicando que, desde logo, a esterilização desses animais permitiria que muitos se tornassem mais “dóceis e sedentários”, porque perdem “o comportamento territorial”. Segundo a responsável, este método de “capturar, esterilizar e devolver” os cães errantes aos locais de origem já é utilizado em muitos países, nomeadamente na Bélgica, e tem funcionado.

HÁ MUITAS AUTARQUIAS ONDE ATUALMENTE “NÃO SE FAZ NADA”

Outra solução, que alguns municípios, como Sintra e Matosinhos, já implementaram é capturar os cães e, depois de os esterilizar, mantê-los “à solta” nos parques dos centros de recolha de animais. “É uma ótima solução, mas não chega para todos e nem todos os parques têm espaço disponível”, disse, reconhecendo que existem muitas autarquias onde atualmente “não se faz nada”.

“Os municípios estão desesperados, não há espaço nos centros de recolha oficial”, insistiu. Além disso, acrescentou, ao manter os cães selvagens que “não têm potencial de adoção” em centros de recolha está a ocupar-se uma ‘box’ que poderia ser destinada a um animal com esse potencial. “É preciso alterar a portaria, nem que seja de forma transitória”, insistiu a responsável da associação Animais de Rua.

A associação Animais de Rua atua a nível nacional, contando com cinco núcleos: Porto, Gaia, Matosinhos e Maia; Lisboa, Vila Franca de Xira e Seixal; Sintra e Amadora; Faro e Monchique; e São Miguel (Açores). Fundada em 2005, a associação já tinha esterilizado mais de 22 mil animais até 2017, segundo dados disponíveis no ‘site’ da Animais de Rua.

NACIONAL

GOVERNO VAI PUBLICITAR FUNDOS EUROPEUS NA IMPRENSA NACIONAL E REGIONAL

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

Online há

em

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

O diploma foi aprovado em Conselho de Ministros e não foi detalhado na conferência de imprensa, hoje centrada na redução do IRS.

Na semana passada, durante a apresentação do programa do Governo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado esta medida.

“Vamos reforçar a transparência na aplicação dos fundos. Publicitar os fundos nos sites dos serviços públicos, é positivo, mas não suficiente. Decidimos, por isso, tornar obrigatória a publicação na imprensa, nacional e local”, anunciou, na quinta-feira passada, dizendo que esta alteração seria já hoje aprovada.

Na mesma ocasião, Montenegro manifestou a intenção de reforçar os meios de combate à fraude e à corrupção na aplicação dos fundos europeus.

“Na primeira semana deste Governo, já está assinado o despacho conjunto que determina a abertura de concurso para reforçar em 60% o número de inspetores especializados neste combate. É preciso executar depressa, mas bem”, afirmou, então.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO APELA À LIMPEZA DE TERRENOS PARA PREVENIR INCÊNDIOS

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Online há

em

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

“Gostaria de pedir a todos os portugueses que procedessem à limpeza das matas e dos seus terrenos com ajuda das autarquias quando for necessário. É extraordinariamente importante a participação de todos os cidadãos neste ato, a limpeza das matas pode salvar vidas, podem salvar bens e é essencial que os portugueses participem”, disse aos jornalistas a ministra, no final da cerimónia comemorativa do 17.º aniversário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Margarida Blasco aproveitou a cerimónia na ANEPC para fazer o apelo numa altura em que se aproxima a época considerada mais crítica em incêndios rurais.

A ministra frisou que a limpeza das matas e dos terrenos é fundamental na prevenção dos fogos rurais.

Os proprietários de terrenos rurais, sejam florestais ou agrícolas, têm até 30 de abril para proceder à sua limpeza, passando a GNR, a partir de 1 de maio, à fase de fiscalização e a multar os proprietários que não cumprirem, e as coimas podem atingir o valor de cinco mil euros para pessoas singulares ou 25 mil euros para pessoas coletivas.

Segundo o regime excecional das redes de faixas de gestão de combustível, os trabalhos para a implementação de faixas de gestão de combustível contra incêndios devem decorrer até 30 de abril numa faixa de 50 metros à volta de habitações e outras edificações e numa faixa de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais, parques de campismo e zonas industriais, por exemplo.

Se os proprietários não cumprirem no prazo a limpeza dos terrenos, as câmaras municipais assegurarão, a partir de 1 de maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível, mas os donos terão de permitir o acesso aos seus terrenos e de pagar as despesas às autarquias.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS