RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

MARIUPOL: AUTARQUIA TEME QUE O NÚMERO DE MORTOS CHEGUE A 35 MIL

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A autarquia de Mariupol repetiu, esta quinta-feira, que cerca de 20.000 civis já morreram nos ataques russos à cidade portuária, adiantando temer que o número de vítimas mortais possa chegar a 35.000 nos próximos dias.

“Há quatro dias demos um número otimista de 10.000 mortos. Com o aumento da intensidade dos combates, é preciso dizer que, mesmo que o cerco terminasse agora, o número de mortos seria em torno de 20.000″, disse o assessor do autarca da cidade, Petro Andryushchenko, a meios de comunicação locais.

O responsável acrescentou que, se os combates continuarem com a mesma intensidade, o número de vítimas mortais civis poderá chegar a 35.000.

“Os corpos estão a ser enterrados em todos os lugares: nos quintais e nas ruas”, afirmou Andryushchenko.

“Devido à intensidade dos bombardeamentos, as pessoas não podem sequer sair para enterrar os seus entes queridos. Os serviços municipais não funcionam, o cemitério está localizado num território controlado pelo exército russo. A morte está em toda a parte, é visível”, acrescentou o assessor.

Mariupol está cercada por tropas russas há semanas e a sua queda é considerada iminente, mas os ucranianos estão a conseguir resistir ao avanço russo.

Segundo informações provenientes da região, os ucranianos estão entrincheirados num complexo industrial, com muitos locais para se esconderem e emboscarem os invasores russos.

Abaixo do complexo industrial há uma série de túneis que também estão a ser usados pelos ucranianos.

Alguns analistas compararam a batalha por Mariupol à lendária Batalha de Estalinegrado durante a Segunda Guerra Mundial, durante a qual os soviéticos também se entrincheiraram num complexo industrial e usaram túneis.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa