NACIONAL

AVISO LARANJA PARA A COSTA PORTUGUESA

Seis distritos do continente estão hoje sob aviso laranja e outros quatro a amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja até às 09:00 de quarta-feira devido a agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo chegar aos 10 a 12 metros.

Também devido à agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo até às 18:00 de quarta-feira prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro por causa do vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora até às 06:00 de quarta-feira.

Ainda no continente, os distritos de Vila Real, Viseu e Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima de 800/1000 metros até às 12:00 de hoje.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Oito barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima:

Oito barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto e Ericeira estão hoje fechadas à navegação devido à agitação marítima forte.

A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros.

Segundo a Marinha, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Termómetros descem esta terça-feira:

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde e períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, de norte para sul, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial nas regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora a partir do meio da tarde a sul do cabo Mondego, e com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas em especial da região Sul.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 graus (na Guarda) e os 08 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre 05 (na Guarda) e os 16 (em Faro e Viana do Castelo).

LUSA

VEJA AINDA:

CRISE: SECURITAS VAI DESPEDIR 82 TRABALHADORES NOS AEROPORTOS DE LISBOA E DA MADEIRA

Lusa

BARCELOS: CASA DE SAÚDE MENTAL COM 73 INFETADOS POR COVID-19

Lusa

CADAVAL: SURTO EM LAR SOBE PARA 42 INFETADOS COM COVID-19

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: DOIS MORTOS EM SURTO COM 27 INFETADOS EM CASA DE REPOUSO

Lusa

ÉVORA: SOBE PARA QUATRO TOTAL DE MORTES NO SURTO LIGADO À MISERICÓRDIA DE VILA VIÇOSA

Lusa

FARO: LIGAÇÃO FLUVIAL LUSO-ESPANHOLA PELO GUADIANA INTERROMPIDA

Lusa