RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

BARCELOS: FÁBRICA DE CALÇADO DESPEDE 222 TRABALHADORES

A multinacional alemã de calçado Gabor vai avançar com o despedimento coletivo de 222 trabalhadores na fábrica de Silveiros, em Barcelos, disse esta segunda-feira à Lusa fonte sindical.

Segundo Maria José Ferreira, delegada sindical e dirigente do Sindicato do Calçado, Malas e Afins, Componentes, Formas e Curtumes do Minho e Trás-os-Montes, a intenção de despedimento foi comunicada na sexta-feira, deixando entre os trabalhadores “um clima de funeral”.

“É gente a chorar, é gente a desmaiar, é um autêntico clima de funeral”, referiu, sublinhando que entre os visados há trabalhadores com mais de 30 anos de casa e jovens casais que, “de um momento para o outro, veem cair por terra todos os seus sonhos”.

Contacto pela Lusa, o gerente da fábrica de Barcelos, Ralf Rasemann, confirmou o despedimento, justificando-o com o contexto económico de crise e a consequente redução de encomendas.

Mercado alemão faz tremer empresa em Portugal

“Nós trabalhamos direta e exclusivamente para a casa-mãe, na Alemanha, e o problema tem a ver principalmente com o mercado alemão”, referiu.

A empresa vê-se, assim, forçada a reduzir a produção diária e, consequentemente, o número de trabalhadores, “adequando a capacidade instalada da empregadora às necessidades de trabalho atuais”.

Nesse sentido, considera o despedimento em curso “uma medida de gestão adequada, proporcional e racional”.

Segundo Rasemann, a Gabor emprega atualmente cerca de 1.000 trabalhadores em Barcelos, sendo a intenção da administração reduzir esse número para 760.

A delegada sindical disse que a empresa “tem tudo em dia” com os trabalhadores, desde salários a subsídios e prémios de produção. “Nisso são muito certos”, referiu Maria José Ferreira.

Acrescentou que a empresa, há cerca de dois meses, já tinha dispensado 67 trabalhadores, uns que estavam em fim de contrato e outros por acordo mútuo.

O JN avançou hoje que a Gabor vai proceder ao despedimento coletivo de 222 trabalhadores, dois meses depois de ter dispensado outros 67. Ainda segundo aquele jornal, o setor da produção é o mais afetado, com a dispensa de 193 funcionários, mas também encarregados de montagem, pré-montagem, acabamento e costura.

A Gabor está em Portugal desde 1986, tendo começado por se instalar na Trofa, mas entretanto mudou-se para Barcelos.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VIMIOSO: HOMEM DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MÃE

Rádio Regional

CCDR NORTE VISITA INVESTIMENTO NA DESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES

Rádio Regional

MATOSINHOS: PONTE MÓVEL DE LEIXÕES ENCERRA TRÊS MESES PARA MANUTENÇÃO

Rádio Regional

ALFÂNDEGA DA FÉ: EX-BOMBEIRO ABSOLVIDO DE 18 CRIMES DE INCÊNDIO

Rádio Regional

SABROSA: MAU TEMPO CANCELA MERCADO DE PRODUTOS DA TERRA

Rádio Regional

BRAGANÇA: IDOSO DETIDO POR INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PETISQUEIRA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.