Connect with us

DESPORTO

BENFICA BRILHA COM VITÓRIA FOLGADA AO BOAVISTA NA LUZ

O Benfica goleou hoje o Boavista por 5-1, em jogo da jornada 19 da I Liga de futebol, que permitiu aos ‘encarnados’ ficarem a dois pontos do líder FC Porto.

Data:

em

As ‘aguias’ entraram bem no encontro e, aos nove minutos, já venciam, com um golo do jovem João Félix. Pizzi ampliou, aos 28, antes de Talocha ainda reduzir para a diferença mínima antes do intervalo (42).

Na etapa complementar, um ‘bis’ de Seferovic, aos 54 e 72, e um golo de Grimaldo desfizeram as dúvidas quanto ao vencedor do encontro, tendo os ‘axadrezados’ falhado ainda uma grande penalidade, por Mateus (90), que permitiu a defesa a Odysseas Vlachodimos.

Com esta vitória, o Benfica segura o segundo posto com 44 pontos, a dois do campeão e comandante FC Porto, que na quarta-feira recebe o Belenenses, e alarga provisoriamente para quatro a vantagem sobre o Sporting de Braga, terceiro, que ainda hoje recebe o Santa Clara, enquanto o Boavista vai fechar a jornada na zona de despromoção, ocupando o 16.º lugar com 16 pontos.

No último encontro antes do dérbi, o Benfica tentava manter a vantagem frente aos leões antes da deslocação a Alvalade. Com o Benfica na máxima força, Bruno Lage fez alinhar os habituais titulares. Já no Boavista, na equipa orientada de forma interina por Jorge Couto e Alfredo destaque para a estreia do reforço de inverno, Perdigão.

Saltamos imediatamente para o minuto 7 da partida. Um lance que acabou por mexer com o desenrolar da partida e que depois fez recordar uma das máximas do futebol: Quem não marca, sofre. Gabriel perdeu a bola em zona proibida e Tahar só com Vlachodimos pela frente, fez o mais difícil: Atirou ao poste.

Os axadrezados foram quase que imediatamente punidos pelo falhanço. João Félix de cabeça, após passe de Pizzi, colocou o Benfica na frente, naquele que foi o 5.º golo no campeonato do menino prodígio das águias.

Depois de um arranque de parada e resposta, o Benfica chamou para si o comando da partida. Com os homens do miolo axadrezado sem capacidade para ligar o seu jogo, o Boavista sofreu a bom sofrer até ao final da primeira parte. Só um homem entre os postes impediu a goleada ainda durante o primeiro tempo: Helton Leite.

Foi o guardião do Boavista que negou o segundo da partida, numa ‘mancha’ aos pés de Seferovic (21´) depois de um passe delicioso de João Félix. Sem poder de fogo, – Já não marcavam há três jogos, os axadrezados deixaram-se encostar às cordas.

Pouco depois foi Rúben Dias a cabecear ao ferro, depois de um cruzamento de Pizzi. Adivinhava-se novo golo que acabou por surgiu ao minuto 28´. Passe de Rafa a lançar Seferovic. Hélton Leite ainda tentou afastar, mas Pizzi com a baliza aberta fez o segundo.

O domínio encarnado era avassalador, mas não estava espelhado no marcador. E menos ficou quando o Boavista conseguiu reduzir em cima do intervalo. Depois de um pontapé de canto, Rúben Dias desviou a bola com as costas, esta sobrou para Talocha que disparou para o fundo da baliza.

No segundo tempo, apesar do bom arranque do Boavista, foi o Benfica que voltou aos golos logo a abrir e praticamente embolsou os três pontos. Novo lance de João Félix que rasgou pelo flanco direito, com o extremo a cruzar para o segundo poste onde surgiu Seferovic a finalizar.

Com o Boavista a denotar claras fragilidades e com baixo índice de confiança, dada a posição complicada na tabela (18º lugar), os encarnados chegaram mesmo à goleada. Pizzi disparou de fora da área, Helton Leite não susteve o remate e Seferovic bisou na recarga.

A cinco minutos do fim, teve lugar o momento do jogo. Gedson (entrou na segunda parte), tirou dois adversários da frente, deixou em Grimaldo que num bomba coroou uma excelente exibição no estádio da Luz.

Em cima do minuto 90, o Boavista ainda teve à sua disposição uma grande penalidade. Mateus bateu para o lado direito de Vlachodimos, mas o guardião do Benfica, com uma excelente estirada evitou o golo.

Exibição bem conseguida do Benfica, antes do dérbi com o Sporting no próximo fim de semana.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

93′ + 3 Termina a partida! Triunfo do SL Benfica por 5-1 na recepção ao Boavista FC, em jogo da 19.ª jornada da Liga NOS. João Félix (9′), Pizzi (28′) e Seferovic (54′ e 72′) marcaram do lado dos encarnados, Talocha reduziu aos 42′. Destaque ainda para Odysseas que defendeu um penálti de Mateus, quase ao cair do pano.
92′ + 2 Corte providencial de Jardel, a evitar que Mateus seguisse com perigo para a área.
90′ Dois minutos de compensação.
90′ Defende Odysseas! Mateus opta por atirar para o lado direito, o guarda-redes encarnado adivinha o lado e evita o 5-2 dos axadrezados.
88′ Samaris toca Carraça em falta na área e Rui Costa assinala penálti para o Boavista FC.
86′ SL Benfica: Golo de Grimaldo! Gedson abre para Grimaldo, este enche o pé e atira uma bomba, com a bola a entrar ao ângulo, sem hipótese de defesa para Helton Leite.
85′ Boavista FC: Entra Carraça e sai A. Tahar.
82′ Boavista FC: Neris recebe cartão amarelo.
82′ SL Benfica: Entra Gedson e sai Pizzi.
80′ Ferreyra a fazer o passe para a área, era para Pizzi, cortou Cardoso e a bola a chegar às mãos de Helton Leite.
76′ Boavista FC: Entra André Claro e sai M. Índio.
76′ Boavista FC: Entra F. Falcone e sai André Claro.
76′ SL Benfica: Entra Ferreyra e sai Seferovic.
72′ SL Benfica: Golo de Seferovic! Defesa incompleta de Helton Leite após remate de Pizzi, a bola fica à mercê do avançado suíço que só tem de encostar para o fundo das redes.
70′ Corta Talocha! Cruzamento para o segundo poste, era para João Félix, mas o jogador axadrezado a tirar para canto.
69′ Canto de Pizzi, Rúben Dias tenta o desvio, mas corta Talocha.
62′ Defende Helton Leite! João Félix para Zivkovic, remate rasteiro do sérvio, o guarda-redes axadrezado não arrisca e tira para canto.
61′ SL Benfica: Entra Zivkovic e sai Rafa.
58′ Canto já batido, Pizzi tenta fugir à marcação, mas faz falta sobre Perdigão.
58′ Mais um remate colocado, agora foi Pizzi, mas acertou na defesa adversária. Canto para o SL Benfica.
56′ Quase o bis do suíço! Cruzamento rasteiro de Gabriel, Seferovic toca em jeito de calcanhar, mas atira ao lado do poste mais afastado.
54′ SL Benfica: Golo de Seferovic! Contra-ataque liderado por João Félix, o jovem encarnado a cruzar na direita para a área onde aparece Seferovic a encostar tranquilamente.
52′ Segura Odysseas! Tiro de Perdigão de fora da área, o guarda-redes encarnado a conseguir defender.
48′ Lance entre Rúben Dias e Perdigão.
48′ Cruzamento de Pizzi já com ângulo apertado, valeu o corte de Cardoso.
47′ Livre para o Boavista FC, Matheus Índio a bater, mas Rui Costa assinala falta ofensiva na área.
46′ Recomeça a partida.
45′ Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
42′ Boavista FC: Golo de Talocha! No primeiro canto do jogo para os axadrezados, a bola sofre um primeiro desvio e sobra para Talocha atirar para o fundo da baliza encarnada.
41′ Livre favorável aos axadrezados, Odysseas a sair dos postes para afastar. A bola voltou à posse do Boavista FC, Seferovic cortou para canto.
39′ Idris a cortar um cruzamento de Pizzi.
37′ O Boavista FC tenta sair a jogar, mas muitos passes errados, a entregar a bola ao adversário.
34′ Lance entre Tahar e Gabriel.
28′ SL Benfica: Golo de Pizzi! Passe de Rafa para Seferovic, o suíço não consegue bater Helton, mas a bola sobra para Pizzi que atira à vontade para o 2-0.
26′ Ao ferro! Livre de Pizzi, a levantar para a área, Rúben Dias nas alturas a cabecear com força, mas a bola vai à trave. Seferovic ainda tenta a emenda, mas não consegue.
26′ Falta sobre André Almeida, livre para a equipa da casa.
24′ Agarra Helton! Canto de Pizzi, Jardel ainda toca de cabeça, a bola bate no relvado e acaba nas mãos de Helton Leite. Rúben Dias aparecia para o desvio.
21′ Boa iniciativa de Helton Leite, a sair aos pés de Seferovic que vê o seu remate interceptado.
20′ Falta de Gabriel sobre Tahar.
18′ Lance entre Edu Machado e Rafa.
16′ Corte de Cardoso, a tirar para canto o cruzamento de Pizzi.
14′ Seferovic aparece em boa posição, mas chega primeiro Helton Leite à bola. Ainda assim, é assinalado fora-de-jogo ao suíço.
11′ Gabriel serve Pizzi, este a fintar na área tenta o remate, mas Tahar a cortar. Compasso de espera para analisar o lance e possível mão, Rui Costa recorre ao VAR e assinala canto.
11′ Corte importante de Neris, a tirar o cruzamento de Rafa dos pés de João Félix.
9′ SL Benfica: Golo de João Félix!
8′ Falta de Cardoso sobre João Félix, livre para o SL Benfica.
7′ Que falhanço! Gabriel atrasa a bola a Odysseas e acaba por permitir a recuperação de bola de Tahar, este aparece na cara do guarda-redes encarnado com tudo para marcar, mas acerta no poste.
5′ Segura Helton Leite! Cruzamento de Grimaldo, era para João Félix, mas o guarda-redes axadrezado nas alturas a agarrar.
3′ João Félix ainda cabeceia, mas faz falta ofensiva.
3′ Cruzamento para a área, valeu o corte de Neris, a ceder canto a favor dos encarnados.
1′ Rola a bola no Estádio da Luz.
0′ Boavista FC (Suplentes): Bracali, Raphael, Carraça, André Claro, Falcone, Samu e Gabriel.
0′ Boavista FC (Onze inicial): Helton, Edu Machado, Neris, Cardoso, Talocha, Rafa, Tahar, Idris, Matheus Índio, Mateus e Perdigão.
0′ SL Benfica (Suplentes): Zlobin, Conti, Cervi, Zivkovic, Salvio, Ferreyra e Gedson.
0′ SL Benfica (Onze inicial): Odysseas, Grimaldo, Jardel, Rúben Dias, André Almeida, Rafa, Gabriel, Samaris, Pizzi, João Félix e Seferovic.
0′ Rui Costa, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre SL Benfica e Boavista FC, partida da 19.ª jornada da Liga NOS.

AS MAIS LIDAS