Connect with us

DESPORTO

BENFICA GOLEIA PORTIMONENSE E ESTÁ MAIS PERTO DO TÍTULO

O Benfica venceu hoje o Portimonense 5-1, na 32.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que esteve a perder, mas acabou por dar mais um passo rumo ao objetivo de reconquistar o título nacional.

Data:

em

O Portimomense tinha sido a última equipa a vencer o Benfica no campeonato, em Portimão, e hoje voltou a assustar as ‘águias’. Bruno Tabata inaugurou o marcador, aos 53 minutos, mas o Benfica deu a volta com ‘bis’ de Rafa (62 e 66) e Seferovic (84 e 88), tendo Jonas finalizado a goleada, aos 90+2, com o 5-1 final.

Com este triunfo, o Benfica garante desde já que vai manter a liderança isolada no final da jornada , tendo aumentado para cinco pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto, que recebe, a partir das 20:30, o Desportivo de Aves.

Acusando em demasia a obrigação de ganhar para manter o FC Porto à distância, o Benfica entrou nervoso, demasiado ansioso e muitos furos abaixo do futebol de qualidade que já demonstrou esta época com Bruno Lage no comando.

Aos nove minutos, Seferovic teve oportunidade de escrever uma história diferente para a primeira parte, mas, isolado por João Félix, no limite do fora de jogo, o avançado suíço foi demasiado perdulário e a tentativa de ‘chapéu’ acabou nas mãos de Ricardo Ferreira.

Logo de seguida foi a vez de o Portimonense, pela primeira vez, pôr a defesa ‘encarnada’ em sentido. Depois de um lance de hesitação e muita cerimónia dos jogadores ‘encarnados’, Dener atirou por cima, livre de marcação na grande área.

Foi a primeira ameaça dos algarvios, que, ao minuto 22, e já com as bancadas da Luz impacientes pelo jogo aos solavancos das ‘águias’, dispuseram de nova oportunidade para inaugurar o marcador. Depois de uma perda de bola de Florentino na linha final, Paulinho assistiu Dener, mas o médio voltou a errar o alvo, atirando desajeitado ao lado da baliza benfiquista.

Despertado pelos lances de perigo junto da sua baliza, o Benfica reagiu aos 26 minutos, num remate de João Félix, e pouco depois foi Pizzi a testar os reflexos de Ricardo Ferreira, no melhor momento do Benfica até então.

Contudo, a fechar a primeira parte, voltou a ser o Portimonense a estar perto do primeiro golo, com Bruno Tabata a perder o duelo no frente a frente com Vlachodimos, que segurou o empate a zero antes do apito para o intervalo.

O segundo tempo começou como acabou o primeiro, com o Portimonense em cima do Benfica e perto de inaugurar o marcador na Luz. Num cabeceamento após a marcação de um livre, Pedro Sá deu o primeiro aviso da etapa complementar e, no minuto seguinte, aos 53, Tabata ‘vingou-se’ da defesa de Vlachodimos no final da primeira parte. Completamente solto na área ‘encarnada’, o avançado contornou o guarda-redes e atirou para o 1-0, deixando o Estádio da Luz em choque.

O Benfica parecia ainda mais atordoado, sem saber como reagir e o golo do empate que os benfiquistas ansiavam acabou por ‘cair do céu’ e muito graças a uma defesa do Portimonense ‘a dormir na forma’. O lance começou num mau alívio da defesa algarvia, Lucas deixou-se antecipar por Rafa e o avançado picou por cima de Ricardo Ferreira, fazendo o 1-1.

A Luz acordou com o golo do empate e, aos 66, Rafa deixou as bancadas em delírio com a ‘cambalhota’ no marcador. Ricardo Ferreira saiu em falso para tirar ângulo de remate a Seferovic, o suíço assistiu Grimaldo no miolo da grande área e um ressalto acabou por colocar a bola nos pés de Rafa, que atirou a contar para o seu segundo da tarde.

Se houve quem pensasse que era o fim dos calafrios na Luz, o Portimonense — e o nervosismo das ‘águias’ — depressa desfez essa ilusão. Por mais do que uma vez, os algarvios estiveram perto do golo e o descanso para a equipa de Lage só chegou ao minuto 84, com Seferovic a fazer o 3-1 para o Benfica. Assistido por Pizzi, depois de uma recuperação de bola na direita, o avançado ‘matou’ no peito e, de primeira, atirou para o 3-1, sem hipótese para Ricardo Ferreira.

Pela primeira vez no encontro, o Portimonense ‘baixou os braços’ e o Benfica aproveitou para golear: aos 88 minutos, Seferovic fez o 4-1, imitou Rafa e ‘bisou’ no encontro, reforçando o estatuto de melhor marcador da liga portuguesa, com 21 golos. A fechar as contas, Jonas, já para lá dos 90, fez o 5-1 e iniciou a festa na Luz, depois de uma tarde de muito nervosismo da equipa de Bruno Lage.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

94′ + 4 Termina a partida! Triunfo do SL Benfica por 5-1 frente ao Portimonense, em jogo da 32.ª jornada da Liga NOS. Os algarvios até estiveram na frente do marcador, graças aos golo de Tabata aos 53′, mas um bis de Rafa (62′ e 66′), outro de Seferovic (84′ e 88′) e o tento de Jonas já nos descontos (92′) garantiram os três pontos para a equipa encarnada.
92′ + 2 SL Benfica: Golo de Jonas! Cabeceamento certeiro do avançado brasileiro, a bater Ricardo Ferreira, depois de cruzamento de André Almeida.
92′ + 2 Lance entre Paulinho Boia e André Almeida.
91′ + 1 Portimonense: Entra Bruno Reis e sai Bruno Tabata.
91′ + 1 SL Benfica: Entra Fejsa e sai Pizzi.
90′ Três minutos de compensação.
88′ SL Benfica: Golo de Seferovic! Pizzi para André Almeida, passe rasteiro para a boca da baliza onde o suíço aparece a encostar e a bisar na partida.
86′ Falta de Paulinho Boia sobre Pizzi.
84′ SL Benfica: Golo de Seferovic! Passe de Pizzi para o suíço, este recebe no peito, ajeita e atira de pé esquerdo para o 3-1.
82′ Portimonense: Entra P. Boia e sai Henrique.
81′ Pizzi tentava lançar Seferovic, Jadson intercepta o passe.
79′ SL Benfica: Entra Gedson e sai João Félix.
78′ Valeu o corte de Jardel! Passe arriscado de Ferro, a obrigar Odysseas a sair dos postes e a tirar de qualquer maneira. A bola sobra para Paulinho, este tentava seguir para a baliza, mas o central encarnado intercepta no momento certo.
77′ Paulinho tentava entrar na área, mas perde a bola para Jardel.
75′ Lance em tudo igual ao anterior, agora foi Tabata a rematar de longe, Odysseas novamente a encaixar.
75′ Remate de longe de Lucas Fernandes, Odysseas encaixa.
72′ Portimonense: Entra Ruster e sai Dener.
66′ SL Benfica: Golo de Rafa! Passe atrasado de Seferovic para Grimaldo, a bola acaba por sobrar para Rafa que, perante a pressão de Lucas Fernandes, consegue encontrar espaço e rematar. Está dada a cambalhota no marcador!
64′ Defende Ricardo Ferreira! Remate de fora da área de Grimaldo, a obrigar o guarda-redes do Portimonense a uma defesa apertada.
63′ Quase o 2-1! Jogada confusa na área do Portimonense, Rafa falha o remate, a bola sobra para Seferovic que cabeceia, mas acerta na trave.
62′ SL Benfica: Golo de Rafa! Rafa intercepta um atraso de Pedro Sá, pica a bola por cima de Ricardo Ferreira e faz o empate.
61′ SL Benfica: Entra Jonas e sai Samaris.
60′ Passe de Rafa para João Félix, o jovem encarnado cai no duelo com Pedro Sá, Artur Soares Dias diz que não há nada e manda seguir.
60′ Perigoso! Paulinho mais rápido a fugir à defesa da casa, tenta passar por Odysseas já na área, mas toca com demasiada força e a bola sai pela linha de fundo.
54′ Cruzamento de Pizzi, corta a defesa do Portimonense, mas é assinalada a posição irregular.
53′ Portimonense: Golo de Bruno Tabata! Combinação entre Henrique e Tabata, este foge à defesa encarnada, tira Odysseas da frente e atira para o fundo da baliza.
52′ Segura Ricardo Ferreira! Jogada do ataque encarnado, Pizzi mete em João Félix que remata à meia-volta, mas o remate sai enrolado e fácil para o guarda-redes do Portimonense.
50′ Remate de Seferovic do meio da rua, a sair ao lado.
49′ Responde o Portimonense! Livre de Paulinho, Pedro Sá na área a cabecear, a bola saiu a rasar o poste da baliza de Odysseas.
48′ Livre já batido por Pizzi, atira diretamente à baliza, Ricardo Ferreira afasta com os punhos.
48′ Falta de Dener sobre Rafa, livre para o SL Benfica.
46′ Recomeça a partida.
46′ + 1 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
46′ + 1 Samaris! Livre batido pelo grego, a bola vai chegada ao poste, mas Ricardo Ferreira voa e afasta a soco.
45′ Falta de Pedro Sá sobre Pizzi, Livre perigoso a favor do SL Benfica.
43′ Lance entre Florentino e Dener, Artur Soares Dias manda seguir.
41′ Defende Odysseas! Tabata foge a Ferro, aparece na cara de Odysseas a rematar, valeu a intervenção do guardião encarnado.
36′ Que perigo! Passe de Pizzi a isolar Grimaldo, o espanhol remata, valeu o corte de Tormena, a tirar para canto.
34′ Jogada individual de Pizzi, a tirar dois adversários da frente e a armar o remate, Ricardo Ferreira segura.
34′ Canto batido por Pizzi, Jardel tenta o desvio, alivia a defesa do Portimonense.
33′ João Félix a armar o remate, valeu o corte de Lucas Possignolo. Canto para a equipa de Bruno Lage.
31′ Félix mete para Pizzi, mas o médio encarnado não conseguiu ver a bola e o lance perdeu-se.
30′ Falta de Paulinho no ataque.
29′ Falta de Paulinho sobre Samaris. Livre para os encarnados.
29′ A ideia era boa, mas Pizzi não percebeu a intenção de João Félix que lhe devolveu a bola. Resolve a defesa do Portimonense, Ricardo Ferreira recolhe.
28′ Jogada rápida dos encarnados, Grimaldo mete atrasado para a entrada de Pizzi que atira rasteiro, a bola sai fácil para as mãos de Ricardo Ferreira.
27′ Cruzamento de Rafa para a área, João Félix salta mais alto e desvia de cabeça, mas a bola sai ligeiramente por cima.
24′ Lance entre Rafa e Lucas Possignolo.
24′ Livre já batido, afasta Ferro da zona proibida.
23′ Corte de Samaris, desarma Rúben Fernandes, mas em falta. Livre para os algarvios.
22′ Perda de bola de Florentino, Paulinho recupera e toca atrasado para Dener que atira ao lado!
17′ Corte de Pedro Sá, novo canto para os encarnados.
16′ Seferovic vai até à linha cruzar e ganha um canto.
11′ Insistência da equipa algarvia, remate de Lucas a obrigar Odysseas a uma defesa incompleta. A bola sobra para Dener em posição frontal, mas o remate sai por cima do alvo.
11′ Paulinho tentava cruzar, mas Grimaldo afasta.
9′ Cruzamento de Grimaldo para a área, Seferovic não chega e Rúben Fernandes afasta.
9′ Desperdício de Seferovic! O suíço aparece na cara do golo, tentou picar a bola por cima de Ricardo Ferreira, mas este a segurar.
8′ Falta de Florentino sobre Pedro Sá.
8′ Rafa para Seferovic, mas o suíço não consegue dominar e a bola sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza.
5′ Passe de Seferovic, a tentar lançar Rafa, mas este não conseguiu chegar para rematar.
4′ Lance entre Jadson e João Félix.
1′ Arranca a partida no Estádio da Luz!
0′ Portimonense (Suplentes): Gonda, Hackman, Felipe Macedo, Bruno Reis, Wellington, Ruster e Paulinho Bóia.
0′ Portimonense (Onze inicial): Ricardo Ferreira, Jadson, Lucas Possignolo, Rúben Fernandes, Tormena, Pedro Sá, Lucas Fernandes, Henrique, Paulinho, Dener e Bruno Tabata.
0′ SL Benfica (Suplentes): Svilar, Fejsa, Jonas, Cervi, Salvio, Taarabt e Gedson.
0′ SL Benfica (Onze inicial): Odysseas, Grimaldo, Ferro, Jardel, André Almeida, Pizzi, Samaris, Florentino, Rafa, João Félix e Seferovic.
0′ Artur Soares Dias, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre SL Benfica e Portimonense, partida da 32.ª jornada da Liga NOS.

AS MAIS LIDAS