RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

BRAGA: AUTARQUIA VAI DAR DINHEIRO PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA NA CIDADE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Quem residir ou trabalhar em Braga vai poder ganhar até 28 euros por mês por circular de bicicleta, um incentivo que visa a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel, foi hoje anunciado.

Em causa está o projeto europeu “Bicification – O Futuro em Duas Rodas”, que vai premiar 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas na cidade de Braga, permitindo-lhes acumular dinheiro para gastar no comércio local.

“Quanto mais pedala, mais acumula” é a mensagem do projeto, sendo que cada utilizador pode ganhar até ao máximo de 28 euros por mês.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, este projeto pretende contribuir para a promoção de uma cultura de mobilidade na cidade, “garantindo uma coexistência de meios de transporte de diferentes tipos e para diferentes públicos.

“Este é mais um incentivo tendo em vista a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel”, disse.

Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas.

Através de um sistema GPS e da aplicação associada, será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros.

Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.

Para integrar o projeto, basta residir ou trabalhar em Braga, ter mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e de um smartphone.

As inscrições devem ser efetuadas até 31 de maio em https://bit.ly/utilizadoresbicificationbraga.

Trata-se do projeto europeu “Bicification”, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia.

Além da cidade de Braga, ao projeto aderiram também Istambul, na Turquia, e Talín, na Estónia.

Veja aqui o vídeo promocional:

video

VEJA AINDA:

LAMEGO: ESPERAM-SE DEZENAS DE MILHARES NAS FESTAS DA SENHORA DOS REMÉDIOS

Lusa

TRÁS-OS-MONTES: CIM DESAFIA GOVERNO A DESCENTRALIZAR GESTÃO DA ÁGUA

Lusa

COIMBRA: AUTARQUIAS PONDERAM CONCERTAÇÃO PARA DEFENDER INTERESSES REGIONAIS

Lusa

UTAD CRIA UM SISTEMA ‘VIGILANTE FLORESTAL’ PARA DETEÇÃO DE INCÊNDIOS

Lusa

VISEU: JUDICIÁRIA DETEVE UM HOMEM SUSPEITO DE SEQUESTRAR UMA MULHER

Lusa

VALE DE CAMBRA: 40 ALDEIAS SEM MÉDICO DE FAMÍLIA HÁ UM MÊS

Lusa
Hide picture