REGIÕES
BRAGA: FUNCIONÁRIA DA AUTARQUIA ACUSADA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS
O Ministério Público (MP) acusou de dois crimes de tráfico de influências uma assistente operacional da Câmara de Braga que alegadamente prometia influenciar concursos a troco de dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.

O Ministério Público (MP) acusou de dois crimes de tráfico de influências uma assistente operacional da Câmara de Braga que alegadamente prometia influenciar concursos a troco de dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.
Segundo nota publicada na página da Procuradoria-Geral Regional do Porto, o processo tem uma outra arguida, mãe de uma candidata a um dos concursos.
O MP considerou indiciado que, no período entre maio e 17 de julho de 2020, a funcionária “se ofereceu à outra arguida para dar uma ajuda” à filha desta um procedimento concursal para assistente operacional promovido pelo município de Braga.
Ainda segundo o MP, a mãe da candidata, “seguindo as instruções” da funcionária, colocou 400 euros num envelope, juntou os dados da sua filha, fechou-o e entregou-o à funcionária arguida, “para que esta tratasse então do assunto”.
A funcionária ficou com o dinheiro mas a filha da outra arguida acabou por ser excluída do procedimento concursal na prova de conhecimentos.
A acusação diz ainda que, em abril de 2000, a funcionária “endereçou mensagem escrita para outra conhecida sua, cuja filha era interessada em emprego de assistente operacional no município de Braga, dizendo que estava em curso o procedimento concursal das escolas e pedindo-lhe “que se chegasse à frente” com 300 euros, alegadamente “para dar a quem tinha a lista”.
Ter-lhe-á ainda dito “que não esperasse, que depois era tarde, que mais valia dar naquela altura para que a sua filha ficasse com um emprego garantido para a vida”.
No entanto, desta vez não terá havido entrega de qualquer quantia.

REGIÕES
AÇORES: POLÍCIA DESMANTELOU LOCAL DE VENDA DE DROGA EM LAGOA (SÃO MIGUEL)
A PSP desenvolveu uma operação que permitiu ‘desmantelar’, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores, ‘um dos principais pontos de venda direta’ de drogas sintéticas, revelou esta segunda-feira aquela força policial.

A PSP desenvolveu uma operação que permitiu “desmantelar”, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores, “um dos principais pontos de venda direta” de drogas sintéticas, revelou esta segunda-feira aquela força policial.
Segundo um comunicado de imprensa do Comando Regional da PSP, a operação permitiu deter uma mulher de 42 anos “fortemente indiciada” no tráfico de droga, numa operação que tem vindo a ser desenvolvida “ao longo dos últimos meses” e que já levou à detenção de “vários arguidos ligados ao tráfico de droga no concelho da Lagoa”.
A investigação permitiu apurar prova que apontava para “um cenário de tráfico de drogas sintéticas desenvolvido em vários pontos da Vila de Água de Pau, concelho da Lagoa”, adianta a polícia.
O alegado tráfico teria como principal centro de operações uma residência, no centro da freguesia, “local onde se dirigiam um número significativo de toxicodependentes, de várias zonas, dos concelhos da Lagoa e da Vila Franca do Campo”, com “o propósito de adquirir droga sintética, circunstância que estava a gerar indignação e várias reclamações dos moradores locais”.
Além da principal suspeita de alegado tráfico de droga, foram ainda constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência três homens de 28, 46 e 50 anos, respetivamente, e uma outra mulher, de 19 anos.
Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, a principal suspeita ficou com “as medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência, proibição de contactos com toxicodependentes e proibição de frequentar locais conotados com a traficância”, informa a PSP.
REGIÕES
BARREIRO: AVÔ ACUSADO DE 780 CRIMES DE ABUSO SEXUAL CONTRA A NETA
O Ministério Público (MP) do Barreiro deduziu acusação contra um homem pela prática de 780 crimes de abuso sexual contra a neta com 9 anos, segundo uma nota publicada hoje no ‘site’ da Procuradoria-Geral da República.

O Ministério Público (MP) do Barreiro deduziu acusação contra um homem pela prática de 780 crimes de abuso sexual contra a neta com 9 anos, segundo uma nota publicada hoje no ‘site’ da Procuradoria-Geral da República.
Citando a acusação, o Ministério Público revelou que o homem se aproveitou do facto de estar sozinho em casa com a neta para a forçar a contactos de natureza sexual, que terão começado em junho de 2019, quando a criança tinha 9 anos.
“A partir de junho de 2020, passou mesmo a manter relações sexuais com a vítima”, lê-se na nota.
Segundo o MP, os abusos ocorriam com uma frequência de três vezes por semana.
Ainda segundo a acusação, o arguido visionava e exibia à vítima vídeos com conteúdos de sexo explícito.
No decurso do inquérito, a criança prestou declarações para memória futura, pelo que o Ministério Público requer que seja dispensada de depor em julgamento, adianta a informação da Procuradoria-Geral da República.
O arguido encontra-se em prisão preventiva, estatuto que o Ministério Público requer que se mantenha.
A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do Barreiro, no distrito de Setúbal, com a coadjuvação da Polícia Judiciária.
-
REGIÕES2 semanas atrás
MAIA: MULHER MORTA A TIRO PELO EX-MARIDO EM PEDROUÇOS
-
REGIÕES2 semanas atrás
FENÓMENO: BOLA DE FOGO ATRAVESSA O CÉU DE PORTUGAL E GALIZA (ESPANHA)
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
PRAZO PARA RECLAMAR DAS FATURAS DE DESPESAS GERAIS FAMILIARES COMEÇA HOJE
-
DESTAQUE2 semanas atrás
PORTO: REQUALIFICAÇÃO DA PONTE D. LUÍS I APROXIMA-SE DO FINAL
-
DESPORTO2 semanas atrás
SPORTING JOGA HOJE O SEU FUTURO NA LIGA EUROPA
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING ELIMINA ARSENAL NOS PENÁLTIS E ESTÁ NOS ‘QUARTOS’
-
INTERNACIONAL2 semanas atrás
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EMITE MANDADO DE CAPTURA A VLADIMIR PUTIN
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
DICAS PARA POUPAR ENERGIA ? DAMOS-LHE ALGUMAS