Ligue-se a nós

REGIÕES

BRAGA: INVESTIMENTO DE 17 MILHÕES PARA CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA 2025

Braga vai investir cerca de 17 milhões de euros na Capital Portuguesa da Cultura 2025, numa programação cujo “esboço” deverá ser conhecido antes do verão, foi anunciado esta quarta-feira.

Online há

em

Braga vai investir cerca de 17 milhões de euros na Capital Portuguesa da Cultura 2025, numa programação cujo “esboço” deverá ser conhecido antes do verão, foi anunciado esta quarta-feira.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse que a maior fatia do bolo, na ordem dos 15 milhões de euros, sairá dos cofres municipais, estando também garantida uma verba de dois milhões de euros do Ministério da Cultura.

“A política cultural de Braga tem de ser um trilho que não tem retorno”, referiu o autarca, sublinhando que 2025 “tem de ser um grande momento de exaltação da cultura portuguesa” e deixar um legado para o futuro.

Braga foi uma das quatro cidades finalistas a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027, uma corrida que foi ganha por Évora. Na sequência desse processo, foi recuperado o título de Capital Portuguesa da Cultura, que, nos três primeiros anos e a partir de 2024, será atribuído às cidades finalistas que não conseguiram chegar a CEC, designadamente Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

Segundo Ricardo Rio, Braga vai levar a cabo muitas das atividades que estavam previstas na candidatura a CEC, de acordo com a estratégia cultural 2030, delineada pelo município.

“O nosso não-sucesso na candidatura a CEC não condicionou em nada a nossa estratégia cultural. Diminui os recursos, obviamente, não diminui em nada o nosso compromisso com a cultura”, garantiu.

Para o autarca, o objetivo é que Braga se assuma e se afirme sempre “como uma capital de cultura, seja nacional, seja internacional”.

A administradora do Theatro Circo, Cláudia Leite, afirmou que a programação do Braga 2025 tem, desde logo, a preocupação de “trabalhar” com as 150 nacionalidades que a cidade acolhe.

Paralelamente, também a guerra na Ucrânia e os 50 anos do 25 de Abril estarão espelhados em certos momentos da programação.

Para Cláudia Leite, a programação pretende abranger todos os agentes locais e todas as dimensões artísticas, fazendo “ponto de honra” dessa transversalidade. “O que se pretende é que haja uma Braga diferente depois de 2025 e que a capital deixe um legado que perdure no tempo”, afirmou.

Braga 2025 terá um cariz regional, com interações com outros municípios da região, estendendo-se ainda à Galiza, na Espanha.

Na conferência de imprensa, o presidente da câmara manifestou a “total disponibilidade” do município para colaborar com Évora na CEC 2027, mas também com Aveiro e Ponta Delgada nas “capitais portuguesas”.

REGIÕES

MAIA: INVESTIMENTO DE 50 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL PRIVADO

Um investimento de 50 milhões de euros do Grupo Trofa Saúde vai instalar até 2026 um hospital na Maia, num projeto que prevê criar 400 postos de trabalho, foi nesta quinta-feira anunciado.

Online há

em

Um investimento de 50 milhões de euros do Grupo Trofa Saúde vai instalar até 2026 um hospital na Maia, num projeto que prevê criar 400 postos de trabalho, foi nesta quinta-feira anunciado.

“Este é um projeto único e que nós há muito desejávamos. Vai ser um hospital de referência, de excelência, com tudo o que um hospital deve ter para cobrir as necessidades da população“, afirmou, citado em comunicado, o presidente da câmara, António Silva Tiago.

A unidade hospitalar terá serviço de atendimento permanente 24 horas para adultos e crianças, com suporte em ortopedia e cirurgia geral, bloco operatório com quatro salas para cirurgias convencionais e de ambulatório, internamento com 60 camas distribuídas em 50 quartos e serviço de Cuidados Intermédios com três camas, lê-se no documento.

Aquele equipamento disporá também de mais de 100 gabinetes de consulta, serviços de análises clínicas, enfermagem e imagiologia com equipamentos de última geração e serviços especializados em medicina desportiva e de alto rendimento, e endoscopia digestiva com equipamentos topo de gama, lê-se ainda.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: FACADA FATAL NO NORTESHOPPING CAUSADA POR MOTIVOS FÚTEIS

Um dos quatro menores hoje detidos pela Polícia Judiciária (PJ) foi o autor da facada que vitimou, em 28 de junho, um jovem de 18 anos no NorteShopping, em Matosinhos, revelou a inspetora-chefe da Polícia Judiciária, Carla Pinto.

Online há

em

Um dos quatro menores hoje detidos pela Polícia Judiciária (PJ) foi o autor da facada que vitimou, em 28 de junho, um jovem de 18 anos no NorteShopping, em Matosinhos, revelou a inspetora-chefe da Polícia Judiciária, Carla Pinto.

Em conferência de imprensa, que decorreu hoje ao mesmo tempo em que os quatro jovens de 15 anos estavam a ser ouvidos no Tribunal de Família e Menores, no Porto, a responsável da PJ revelou ter sido um “motivo fútil” que esteve na origem da discussão que depois evoluiu para o esfaqueamento.

“Os quatro jovens são amigos. Sendo que uma parte deles é do bairro da Pasteleira”, acrescentou Carla Pinto, revelando que “há um menor que teve uma intervenção maior nos factos”.

A inspetora-chefe explicou que “o processo está dividido em dois, sendo que um corre termos no Tribunal de Família e Menores, para os quatro jovens de 15 anos, e outro no Tribunal Criminal de Matosinhos, que abrange os outros seis envolvidos nos desacatos, todos com mais de 16 anos”.

Sobre os restantes seis, informou que na “sequência das 10 buscas domiciliárias hoje efetuadas, alguns foram constituídos arguidos e outros já o tinham sido”.

“Alguns dos acima dos 16 anos estão referenciados pela polícia por situações anteriores, mas por nada de grave”, disse.

Questionada se tinha sido encontrada a arma do crime, respondeu: “foram recolhidas algumas armas brancas, que vamos verificar se são ou não a arma do crime”.

Carla Pinto indicou que a investigação vai continuar e que “ainda há pessoas que irão ouvir” e que os “intervenientes nas agressões não se conheciam”.

Explicando que “os menores não podem ser interrogados pela polícia, apenas em tribunal, e na companhia de uma familiar e advogado”, admitiu que os quatro sejam “internados num centro de detenção juvenil durante um período de tempo”.

Segundo a administração do centro comercial na data da morte, a rixa ocorreu na praça de restauração do NorteShopping, envolvendo dois grupos de adolescentes.

A vítima sofreu ferimentos graves na zona do pescoço e morreu após ter sido transportado para o Hospital Pedro Hispano, indicou no mesmo dia o porta-voz da PSP.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS