Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA RECEBE A PRIMEIRA ESTRELA MICHELIN

Data:

em

A Pousada de Bragança acaba de ver reconhecida a sua aposta numa experiência gastronómica autêntica, com a atribuição de uma Estrela Michelin ao Restaurante G, localizado nesta unidade, o primeiro espaço na região de Trás-os-Montes a atingir o estatuto de Excelência do reconhecido “Guia Vermelho”.

Complementar a experiência de alojamento numa Pousada de Portugal com uma cozinha de exceção, foi a premissa para a abertura do Restaurante G, em 2014, pelos irmãos Óscar e António Gonçalves.

Desde então, o restaurante tem vindo a distinguir-se pela aposta em métodos de confeção tradicionais e a valorização de produtos locais, com atenção redobrada à apresentação e qualidade do serviço, tendo em vista o conforto dos clientes, o que lhe mereceu reconhecimentos como o Garfo d’Ouro, em cinco edições consecutivas, e a recomendação do Guia Michelin, um guia de bolso que reconhece os restaurantes de melhor qualidade em cada região.

Na fotografia, Óscar Gonçalves, chef do Restaurante G, premiado com a primeira estrela Michelin para a Região de Bragança.

As estrelas Michelin são atribuídas mediante visitas de inspetores do Guia que avaliam, entre outros critérios, a qualidade dos produtos, o ponto de cozedura, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço. “Não fazem apenas uma visita, fazem várias, sempre de forma anónima”, explica António Gonçalves.

“O que nos move é a dedicação a esta arte, o estudo contínuo dos produtos e dos paladares e uma constante vontade de inovar a cozinha tradicional, que tanto respeitamos e valorizamos”, afirma o chef executivo do Restaurante G, Óscar Gonçalves, acrescentando que “esta distinção é um enorme motivo de orgulho para toda a equipa e para a gastronomia transmontana”.

O chef desenvolveu desde cedo o gosto pela cozinha, herdando uma tradição familiar. À mãe, cozinheira, foi buscar alguns dos segredos do saber tradicional, que reinventou de forma inovadora. Com formação em Gestão e Produção de Cozinha, estagiou com reconhecidos nomes, como João Rodrigues (uma estrela Michelin para o Restaurante Feitoria) e Vincent Farges (na altura, na Fortaleza do Guincho, igualmente com uma estrela Michelin).

Na fotografia, António Gonçalves, Gerente do Restaurante G, premiado com a primeira estrela Michelin para a Região de Bragança.

O Presidente das Pousadas de Portugal, Luís Castanheira Lopes, congratula a equipa e revela-se “orgulhoso deste projeto que tão bem traduz o conceito da nossa marca. A pesquisa de receitas genuínas, a utilização de produtos autênticos e a sua divulgação são um compromisso das Pousadas de Portugal, que fazemos questão de preservar com o selo Authentic Flavours. Sendo a Gastronomia um ativo estratégico do turismo nacional esta é, sem dúvida, uma distinção que irá contribuir para a dinamização da economia local e a dignificação da cozinha tradicional portuguesa”.

O Pestana Hotel Group detém, desde 2003, a concessão de 35 Pousadas de Portugal que, sinónimo de cultura, história e tradição, oferecem a derradeira experiência em algumas das propriedades mais charmosas e impressionantes do país, sejam elas Fortalezas, Mosteiros, Castelos, Palácios e Conventos.

Na fotografia, a Pousada de Bragança, onde pode encontrar o Restaurante G, que acaba de receber a primeira estrela Michelin para Bragança.

AS MAIS LIDAS