RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

A BURLA DOS “ECONOMIZADORES” DE ENERGIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Eco-Saver, Energy Saver Pro, Mister Plugins, Inteligent Power Saver, Eletricity Saving box ou ELECEQ são alguns dos produtos que se anunciam como economizadores de energia, à venda online. Mas são inúteis, enganosos e perigosos.

Desde 2012 que testamos estes produtos. Ainda assim, continuam a aparecer novos aparelhos no mercado e os modelos que já existiam continuam a poder ser vendidos. As conclusões mantêm-se. Denunciámos de novo esta publicidade enganosa à Direção-Geral do Consumidor e exigimos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica que retire estes produtos do mercado por não serem seguros.

Em Itália, a Energy Saver Pro foi sancionada com uma multa de 30 mil euros por publicidade enganosa e práticas comerciais desleais.

TESTES DA DECO:

Autênticas cópias uns dos outros, estes aparelhos prometem poupar 30 a 75% de electricidade e custam entre 10 euros, como o ELECEQ, e quase 80 euros, no caso do Eletricity Saving Box.

Uma caixa com um circuito eléctrico simples e um condensador que apenas servem para desperdiçar dinheiro.

As designações mudam ligeiramente, mas os equipamentos são cópias uns dos outros.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

INEFICAZES A POUPAR:

Em laboratório, medimos o consumo de um aspirador e de um micro-ondas, com e sem o recurso aos “economizadores”. Mesmo com os electrodomésticos desligados, o economizador gasta electricidade. Quando os aparelhos estão a funcionar, a energia consumida é idêntica ou superior com a “ajuda” do aparelho. Ou seja, vai pagar o mesmo na factura da electricidade. Também testámos a eficácia do equipamento a estabilizar a corrente e a armazenar energia. Simulámos flutuações de tensão na rede eléctrica. Perante um pico de tensão, o aparelho deve armazenar essa energia e fornecê-la aos electrodomésticos na sequência de uma queda de tensão. Esta compensação é inexistente, ou seja, outra promessa falhada.

Depois de desmontar os vários dispositivos, não vislumbrámos nenhuma tecnologia revolucionária: são compostos por um condensador e um circuito eléctrico básico. Uma caixa de plástico que apenas serve para desperdiçar o seu dinheiro. Se quer cortar na factura, siga as boas práticas de poupança de energia eléctrica.

nbsp| RÁDIO REGIONAL